Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Atualizações no blog: download de obras católicas


Para melhor o serviço de downloads de livros católicos, estamos mudando nossa base de dados da seção Downloads do Pale Ideas, que atualmente ainda se encontra no blog Documenta Catholicæ Fidei. Já adiantamos bem os trabalhos, pois faltam poucas obras já postadas para transferir. Contudo, ainda se pode baixar os documentos da antiga base, que é do Google. Inserimos novas seções, como a Leitura para moças e senhoras (que está hospedada em outro blog nosso, Virtudes Femininas, a Leitura para moços, e sobre e de Santo Afonso Maria de Gregório. Visitem e aproveitem à vontade, clique na imagem abaixo:




+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Milagre Ecuarístico em Moraleja de Enmedio: 16 Hóstias consagradas intactas depois de 77 anos

É uma bela história e deve ser conhecida de todos, para a glória de Deus e o bem das almas. 



Milagre eucarístico na Espanha



o pequeno cibório que continha as Hóstias
Dezesseis  Hóstias escondidas durante a guerra civil são encontradas íntegras 77 anos depois. Ainda assim, o homem duvida. Mesmo o homem que a comunga durante a Missa que ele mesmo celebra prefere usar o termo “evento extraordinário” no lugar do perigosíssimo termo “milagre eucarístico”.

Estamos em Moraleja de Enmedio, uma cidadela de 5000 almas ao sul de Madrid. É o dia 24 de novembro de 2013, um domingo. O bispo Joaquín María López de Andújar consome uma Hóstia consagrada no dia 16 de julho de 1936, dois dias antes de a Guerra Civil espanhola começar, e festa da Virgem do Carmelo, e diz: “o sabor parece de uma hóstia recém-preparada”. Mas, em uma entrevista a um blog chamado “Religión em Liberdad” afirma: “Deve-se advertir às pessoas que a expressão 'milagre eucarístico' é uma tradição entre os moradores de Moraleja de Enmedio. Não quero dizer que não seja certo, mas por enquanto é melhor falar de “feito extraordinário”. Trata-se de 16  Hóstias consagradas que estão intactas, “como novas”, depois de 77 anos! E isso depois de terem sido escondidas da fúria dessacralizante das milícias republicanas, primeiro debaixo da terra, na umidade de uma adega, depois nas fendas de um assoalho, em um cibório certamente não fecha hermeticamente, portanto ficou por anos em contato com os agentes atmosféricos mais variados e sofrendo grandes oscilações de temperatura. E o mais surpreendente é que tanto o cibório quanto o pano que o cobria se deterioraram, mas as  Hóstias, não. Sobraram 16 de um total de 100 – o artigo não explica mais detalhadamente os fatos – e agora estão na segurança de um Tabernáculo na igreja de Moraleja de Enmedio. Segurança? Com tantas profanações ao Santíssimo Sacramento que temos presenciado, não dá para garantir. De qualquer forma, ao redor desse fenômeno floresceu a devoção pelas  Hóstias, como também os testemunhos de graças recebidas, outros prodígios ou “anomalias”, como diz o artigo. Uma das mais impressionantes foi reconhecida até pelos historiadores: durante a guerra civil, nenhum morador de Moraleja morreu, e a cidadela certamente não escapou aos bombardeios, contudo, as bombas que caíram não explodiram.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA E DOCUMENTOS DA IGREJA: OS CONCÍLIOS

Estão tentando destruir a Igreja de Cristo. Nosso dever é estudar a Doutrina para não sermos enganados. Por exemplo, saber o Credo a memória é muito bom, mas não basta, é preciso conhecer sua história e compreender o que se professa.  


Os Concílios da Igreja

Paulo III inspirado pela Fé a convocar o Concílio de Trento
Sebastiano Ricci - 1687


Ano
Concílio
Assunto Principal
Concílios da Igreja Pré-Cisma
50
C. de Jerusalém
As leis judaicas e os cristãos}
325
1º C. de Niceia
Contra o arianismo. Credo
381
1º Constantinopla
Finalização do Credo
432
C. de Éfeso
Contra o nestorianismo
451
C. de Calcedónia
Contra o monofisitismo princípio da união hipostática
553
2º Constantinopla
Contra os nestorianos
681
3º Constantinopla
Contra o monotelitismo
767
2º C. de Niceia
Legaliza veneração de imagens




867 e 1064:Cismas entre as Igrejas Romana e Ortodoxas

Histórias de conversão XI: a Fé sobre o gelo - Stella Kim Yu-na

Stella Kim Yu-na
Mais um HISTÓRIAS DE CONVERSÃO: a de Stella Kim Yu-na, a patinadora no gelo sul-coreana que ganhou a medalha de ouro de patinação artística em Sochi, na Rússia, este ano. 

“No momento do Batismo, senti uma enorme consolação em meu coração. Compreendi imediatamente que era o amor de Deus, e Lhe prometi que continuaria sempre a rezar-Lhe”.

Antes de vencer um ouro olímpico nas Olimpíadas de inverno de Vancouver, em 2010, o primeiro de seu país, ela fez em silêncio o sinal da cruz. E desde então, aquele sinal da cruz a acompanha sempre. A patinadora sobre o gelo Stella Kim Yu-na se tornou, sem querer, um símbolo da Igreja Católica da Coreia do Sul.

Yu-na nasceu em 5 de setembro de 1990, em Bucheon, na província sul-coreana de Gyeonggi, e se mudou para Gunpo quando tinha seis anos de idade. Em um primeiro momento, treinava em seu país natal, mas depois se transferiu para Toronto, no Canada, em maio de 2007. Viveu quatro anos em Ontario, e atualmente treina em Seoul e em Los Angeles. Em 2009, se inscreveu na faculdade de Educação Física da Korea University.



A APRESENTAÇÃO EM VANCOUVER 2010:



A correta transliteração de seu nome do coreano seria Kim Yeona. Mas, quando a patinadora requereu seu passaporte o funcionário errou e escreveu Yu-na. Em seu perfil ISU, consta Yuna Kim. 


Vancouver 2010: ouro olímpico

 Stella começou a patinar com a mãe, aos cinco anos, quase que de brincadeira. Aos 12 anos, vence os campeonatos sul-coreanos de patinação artística. Dois anos depois, debuta internacionalmente e se classifica em segundo lugar em diversas competições a nível mundial. A mídia sul-coreana começa a se interessar por ela. Mas neste ponto, segundo conta seu médico pessoal, Cho Seong-yeon, “começa também um tipo de isolamento de seus coetâneos. Tantos treinos, tanta tentação e tanta atenção podem ser um problema sério para uma adolescente” (entrevista à revista “A Sua Immagine”, 8 fevereiro 2014). 


o Batismo, em 24 de maio de 2008: nasce Stella para a Fé

Por meio do dr. Cho, um católico devoto que dirige uma clínica privada em Seoul, Yu-na entra em contato com as irmãs que prestam serviço voluntário aos doentes. Junto com a mãe, que a acompanhará não apenas nas pistas, mas também no catecumenato, ficam impressionadas com o trabalho das religiosas. 




o primeiro anel

O caminho de conversão começa em 2005, quando um sério problema no joelho e no pé a obrigam a parar por um período de cuidados. Na estação seguinte, por causa de uma dor nas costas se retira dos Campeonatos nacionais: em janeiro de 2007, o dr. Cho lhe diagnostica uma hérnia de disco que, potencialmente, poderia por uma pá de cal à sua carreira esportiva.


O choro emocionado em Sochi revela o novo anel-terço dela

Continua, assim, a frequentar a clínica, sem saber se iria se operar ou não; faz amizade com as freiras que lhe dão uma medalhinha abençoada da Virgem. Os cuidados médicos parecem funcionar e volta sobre o gelo: chega em terceiro lugar nacional. Presa ao uniforme está a medalha abençoada.  


A jovem escolheu como nome de batismo justamente Stella, para honrar a Stella Matutina, a Virgem, e no dedo leva, desde o começo da conversão, um anel com as contas do Rosário. À mídia, Stella explicou que a Fé Católica lhe deu uma nova paz: “No momento do Batismo, senti uma enorme consolação em meu coração. Compreendi imediatamente que era o amor de Deus, e Lhe prometi que continuaria sempre a rezar-Lhe”.


O OURO EM SOCHI 2014:



Fontes: 

http://www.aleteia.org/it/stile-di-vita/articolo/stella-kim-pattino-pregando-la-vergine-5209009149706240
http://stlouiscatholic.blogspot.com.br/2010/03/olympic-gold-medalist-kim-yu-na.html 
http://www.catholicnewsagency.com/news/olympic-figure-skating-star-hailed-as-example-for-catholics/ 
http://www.heraldmalaysia.com/news/Korean-Olympics-star-endorses-the-rosary-6852-10-1.html 
http://yunaforum.com/forum/index.php?showtopic=406 - Este é um fórum de fãs dela.

Tradução: Giulia d'Amore
 
+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Formação Catequética - "A Suma Teológica na forma de catecismo" - DE DEUS



Pax




Caros leitores, 


O seguinte texto continua a sequência de publicações catequéticas para a melhor formação das almas cristãs que estão em busca de aperfeiçoamento.

Santíssima Virgem, Sede da Sabedoria, rogai por nós!


Viva Cristo Rei!


Carla 






"A Suma Teológica na forma de catecismo"

Por Pe Tomás Pègues OP (1942)


PRIMEIRA PARTE

DEUS

Criador e Soberano Senhor de todas as coisas

II
NATUREZA E ATRIBUTOS DE DEUS


Quem é Deus?
Um Espírito em três Pessoas; Criador e Soberano Senhor de todas as coisas.

LUTERANOS: O SAQUE DE ROMA

Tendo em vista as previstas e blasfemas comemorações dos 500 anos da herética Reforma Luterana, publicamos a história do Saque de Roma, para que tenhamos bem em mente de quem são esses hereges aos quais os papas conciliares tem tratando como irmãos, pedido desculpas e - Deus nos livre! - pretendendo agora louvá-los e glorificá-los ao comemorar com eles, plantando arvorezinhas e pedindo mais desculpas, o fim da Contrarreforma e a vitória de Lutero. 

A Pérola de York, Santa Margarida Clitherow, vítima dos algozes anglicanos, no momento do suplício, foi convidada a rezar pela Rainha, e ela o fez desejando a conversão do monarca à verdadeira Fé. Alguns anglicanos presentes lhe pediram que rezasse com eles, mas ela se negou, afirmando: “Eu não rezarei convosco, nem vós rezareis comigo. Nem direi Amém a vossas orações, nem vós às minhas”. Estas palavras são meu lema, em se tratando de hereges, de todos os tipos.

E não disse o Apóstolo (1Cor 5,11) que não devemos nos juntar a quem se diz "irmão", mas é devasso, avarento, idólatra, caluniador, beberrão ou ladrão? E que não devemos nem mesmo nos sentar à mesa com um tipo assim? Que dizer, então, dos luteranos que tanto sangue CATÓLICOS têm nas mãos e se orgulham disso (vide texto em vermelho abaixo)! E no versículo 13, ensina: "Afastai do meio de vós o homem mau".


___________________________


O saque de Roma pelos luteranos em 1527

 

Leão X com Carlos V (à direita) e Henrique VIII - outro excomungado
Até mesmo muitos católicos não sabem que tal fato aconteceu. O que foi o Saque de Roma?

O Saque de Roma foi um dos episódios mais sangrentos do Renascimento. Foi no dia 6 de maio de 1527 que cerca de quarenta mil homens espalharam terror, violência e morte em Roma. Eram seis mil espanhóis, catorze mil italianos e vinte mil alemães, quase todos fanáticos luteranos. Gritavam: ”Lutherus pontifex”, diante de Castelo de Santo Anjo, para zombar do papa! Ávidos, incansáveis na busca das riquezas, os invasores saquearam e massacraram a população local. Num precioso afresco representando o Santíssimo Sacramento, escreveram à ponta de espada o nome do miserável apóstata Lutero.


Cerca de 18.000 lansquenetes foram lançadas durante semanas contra a pior das repressões, ocasionando um rio de sangue costumeiramente "esquecido" pelos historiadores, que não lhe prestam a devida atenção. Um texto veneziano (contemporâneo) afirma sobre este saque que: "o inferno não é nada quando comparado com a visão da Roma atual".

Bartolomeu Scappi, cozinheiro dos Papas

Bartolomeo Scappi (1500 – 1577) foi um cozinheiro de intensa capacidade, mas, sobretudo, visionário e predecessor de muitas técnicas modernas de cozinha. É curioso notar como alguns particulares da sua vida permanecem ainda misteriosos, e as poucas informações que temos a respeito dele partiram exatamente das páginas de sua obra: “L’Opera dell’arte del cucinare”, um dos mais completos livros de Gastronomia do Século XVI.

Relativamente ao seu nascimento, não é possível precisar a data de seus natais com exatidão. Tampouco a sua origem geográfica: alguns estudiosos supõem que ele tenha nascido na cidade de Bolonha, outros em Veneza e outros, ainda, na cidade de Varese, norte da Itália. Calcula-se que deva ter nascido no início do século XVI, e que tenha falecido por volta do ano 1570.

Scappi prestou serviços a personagens importantes de seu tempo, destacando-se entre eles o Cardeal Lorenzo Campeggi (1474 – 1538), Papa Paulo III (1468 – 1549) e Papa Pio V (1504 – 1572). Desse último personagem, ele nos fornece na “Opera”, a descrição do rico banquete de Entronização, afirmando, mais tarde, e no próprio frontispício do livro, ter sido “cuoco segreto” (cozinheiro particular) de Sua Santidade.
.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Agenda Pedofilia abriu suas atividades no Brasil - CUIDADO!

Publico esta notícia para marcar a data. Começou no Brasil a Agenda Pedofilia, que, como sua coirmã Agenda Gay, tem o escopo de sensibilizar os brasileiros para a causa de suas depravações e o reconhecimento de mais um direito inalienável do homem contra os direitos de Deus. Começam aos poucos, gota a gota, espalhando uma notícia aqui e outra ali, derrubando os obstáculos um a um, até começarem a aparecer as solicitações de discussões públicas sobre o tema e depois as ONGs, as celebridades-chamariz e os slogans de luta. E, então, virão as manifestações na rua. E as leis de proteção aos direitos dos pedófilos. Não digam que não avisei.

Mundo afora, a coisa está adiantada, como se sabe. Na Holanda, há um partido filo-pedófilo que já elegeu um membro do Parlamento deles. Na Europa, já se fala do direito ao sexo inter-idades, como um direito das crianças. Se fala de uma cartilha da OMS com instruções de como fazer sexo manual em bebês. Se fala que a ONU garante o direito ao sexo às crianças a partir dos oito anos de idade. 

Apesar das inúmeras e clamorosas prisões de pedófilos em todo o mundo, trazendo à luz um submundo asqueroso e assustador pelo tamanho e extensão das ramificações, a coisa avança a passos largos. Banalizando as notícias, acaba se influenciando as pessoas para pensar como eles querem que pensem. Basta ver a última novela da Globo que acabou a pouco tempo e, além de trazer todo tipo de perversão moral em seu conteúdo, encerra a história com um beijo entre dois homens alçado a uma bela conclusão de uma história de amor aceitável e... normal. Eu apenas li a notícia, não sei da audiência, mas segundo comentários nos dias seguintes, era o assunto mais comentado nas redes sociais brasileiras. Se todos viram a cena (ou acompanhavam a novela) não sei, mas todos comentaram. É isso que os defensores da Agenda pedofilia querem: que se fale disso. Porque, quanto mais se fala, mais banal fica, e quanto mais banal fica, mais aceitável se torna. No fim, eles ganham No fim, as crianças perdem. A sociedade perde. E Deus mais uma vez é crucificado. 


DEPUTADA LUTA CONTRA MUDANÇA EM LEGISLAÇÃO DE ESTUPRO DE MENOR

A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Claise Maria Zito (PSD), esteve, nesta segunda-feira (24/09), na Praça Roberto da Silveira, Centro de Duque de Caxias, para divulgar sua luta contra a proposta que reduz a idade-limite de estupros de vulneráveis. Atualmente, o crime recebe esta qualificação, que gera aumento na pena, quando é cometido contra adolescentes de até 14 anos. O Novo Código Penal (Projeto de Lei do Senado – PLS – 236/12), propõe a diminuição da idade para 12 anos de idade. “Essa proposta do Senado faz com que as crianças de 13, 14 anos fiquem descobertas. Se a lei passar e uma criança dessa idade sofrer um abuso, o violentador não responderá por estupro de vulnerável. Isso é um passo para a pedofilia. Por isso, me vi na responsabilidade de fazer esse manifesto e conscientizar a população”, declarou Claise.

CARNAVAL - imagens e reflexões.

As imagens são sempre instrutivas, porque às vezes temos dificuldade em compreender plenamente as coisas. 

Hoje encontrei esta imagem do Carnaval em Roma, no ano de 1858 e me lembrei de ter lido algo do Santo Cura d'Ars sobre o Carnaval e as danças. Bom, sabemos que São João Vianney nasceu em Dardilly, Ródano, na França, aos 8 de maio de 1786 e repousou em Deus na cidade de Ars-sur-Formans, aos 4 de agosto de 1859, portanto, essa reprodução é contemporânea ao santo francês. 


CLIQUE PARA AMPLIAR

Podemos observar que as roupas da época eram modestíssimas, sobretudo se comparadas às da atualidade, mesmo no dia a dia, que dirá então as que se usam (ou não usam) no Carnaval, na "balada", nas formaturas e em quase todos os eventos mundanos, como nos casamentos nas igrejas católicas!

Não vou postar aqui fotos com exemplos atuais de imodéstia e indecência, porque é totalmente desnecessário. E aqui fica uma dica caridosa e gratuita aos blogueiros católicos que querem publicar textos sobre o mal que é o Carnaval para as almas e acabam por ilustrá-los com imagens que deveriam passar longe dos olhos cristãos. 

Sê puro, nos exortam os Santos, inclusive no olhar!!! 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Advertências para uma jovem que está em dúvida do estado que tem que escolher

Irmã minha em Jesus Cristo: Disse-me que anda a pensar qual será o gênero de vida que deve abraçar. Vejo que vacila porque, por um lado o mundo convida-a escolher o matrimônio, e por outro Jesus Cristo convida-a a tomar o véu de religiosa num convento de observância.

Pense bem, pois da escolha que fizer deponde da sua eterna salvação. Por isso lhe recomendo muito encarecidamente que todos os dias peça a Deus a Sua santa graça e comece a fazê-lo hoje mesmo, ao começar a ler estas páginas, a fim de que o Senhor lhe conceda a luz e a fortaleza de que necessita para encolher aquele estado em que melhor seja assegurada sua salvação, e não tenha de se arrepender da escolha feita, durante toda a sua vida e por toda a eternidade, quando já não for tempo de emendar o seu erro.

Pense bem qual será para si o partido mais vantajoso e que a fará mais feliz e ditosa, se é ter por esposo um homem do mundo ou a Jesus Cristo, Filho de Deus e Rei do Céu; veja qual dos dois lhe parece melhor e eleja um deles. Treze anos tinha a virgem St. Inês quando, por sua grande beleza, se viu pretendida por muitos jovens, entre os quais estava o filho do Prefeito de Roma. Porém, ela, pensando em Jesus Cristo, que a queria para Si, respondeu: “Encontrei um Esposo melhor do que tu e do que todos os reis da terra, é justo que O não troque por outro”. E realmente preferiu gostosamente perder a vida em tão tenra idade a consentir em troca tão desigual, morrendo mártir por amor de Jesus Cristo. A mesma resposta foi dada pela Virgem St. Domitila ao Conde Aurélio, grande senhor de Roma, preferindo ser martirizada e queimada viva a abandonar Jesus Cristo. Como estão alegres e cheias de gozo no Céu, e assim viverão por toda a eternidade, estas virgens, por terem feito tão acertada escolha! Sorte assim tão feliz e ditosa tem o Senhor oferecida a todas as donzelas que para se consagrarem a Jesus Cristo abandonaram o mundo.

Domingo da Sexagésima: leituras e sermões

Para auxiliar os que estão longe da Missa por motivos alheios à sua vontade. Não supre a Missa, mas consola e instrui. Se quiser ampliar as imagens, clique nelas. 

Sexagésima, assim se chama a segunda das três [domingas] que precedem a Quadragésima ou Quaresma.  Desde hoje até a Páscoa, suprime a Igreja as Aleluias, o Gloria e outros cânticos de alegria, que pouco diriam com o tempo da penitência e do luto.   

Septuagésima. Liturgia. Sermão.
Sexagésima. Liturgia e Sermão.
Quinquagésima. Liturgia e Sermão


DOMINGO DA SEXAGÉSIMA 2014 





EPÍSTOLA: 2ª Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios 11, 19-33 – 12, 1-9.

Irmãos: Vós porque sois sensatos, de boa vontade aturais os insensatos. Na verdade, suportais quem vos põe em escravidão, quem vos devora, quem vos rouba, quem se exalta, quem vos dá na cara. Digo-o para minha vergonha, como se tivesse sido fraco neste ponto. Mas naquilo de que qualquer se ufana, (falo como louco), também eu ufano: Se são hebreus, também eu; se são Israelitas, também eu; se são descendentes de Abraão, também eu; se são ministros de Cristo, (falo como menos modesto), mais o sou eu; mais nos trabalhos, mais nos cárceres, em açoites sem medida, freqüentemente em perigos de morte. Dos Judeus recebi, por cinco vezes, quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes naufraguei, uma noite e um dia estive no alto mar; muitas vezes em viagens entre perigos de rios, perigos de ladrões, perigos dos da minha raça, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos dos falsos irmãos; no trabalho e na fadiga em muitas vigílias, na fome e na sede, em muitos jejuns, no frio e na nudez. Além destas coisas, que são exteriores, a minha obsessão permanente: a preocupação por todas as igrejas. Quem está doente sem que eu também o não esteja?! Quem tropeça, sem que eu não abrase? Se alguém se pode gloriar, sou eu que me gloriarei na minha fraqueza. O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo – bendito seja Ele por todos os séculos, – sabe que não minto. Em Damasco, aquele que governava a nação em nome do rei Aretas, fazia guardar a cidade para me prender; mas desceram-me numa alcofa por uma janela, ao longo da muralha, e assim escapei das suas mãos. Se alguém se pode gloriar, o que em boa verdade não convém, farei agora menção das visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo, o qual há catorze anos foi arrebatado, – não sei se foi em corpo e alma, se só em espírito; Deus o sabe, – até o terceiro céu. E sei que este homem, – se foi em corpo e alma, se só em espírito, não sei; Deus o sabe, – foi arrebatado ao empíreo, e aí ouviu palavras inefáveis, que ao homem não lícito repetir. Por isto gloriar-me-ei; por mim, porém, de nada me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Verdade é que, se me quiser gloriar, não serei insensato, porque direi a verdade; contudo abstenho-me disso, para que ninguém julgue de mim mais do que vê em mim, ou ouve de mim. E, para que a grandeza das revelações me não envaidecesse, foi-me dado um aguilhão na minha carne, que é como um enviado de Satanás, que me esbofeteia. Por causa disto, pedi três vezes a Deus que o afastasse de mim. Ele, todavia, respondeu-me: Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que o meu poder triunfa. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.

Os Mistérios do Rosário em imagens - 1º Mistério Gozoso

Às vezes, para rezarmos, é necessário estimular a meditação. Para esse bom propósito, resolvemos fazer um gif com imagens piedosas de cada mistério. Hoje, publicaremos o primeiro Mistério Gozoso: a "Anunciação e a Encarnação do Verbo". São 99 imagens escolhidas entre mais de 300, dos mais variados autores, estilos e aspectos deste mistério que compõe a reza do Santo Rosário. Como é sabido, a recitação do Rosário nos faz compreender melhor estes mistérios de nossa Fé e nos alcança graças. 



“Quem reza se salva, quem não reza se condena.”
Santo Afonso Maria de Ligório      



A Anunciação e a Encarnação do Verbo


Esperamos publicar todo domingos os outros 14 Mistérios de nossa Fé.
Críticas, sugestões e comentários, logo abaixo ou pelo formulário na barra de menu lateral.

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Apostolado de oração no lar

clique para ampliar


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Cátedra de São Pedro

22 de fevereiro
 

CÁTEDRA  DE SÃO PEDRO


"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela." 
(Mt 16,18)

"Em Antioquía, a Cadeira [Cátedra] de São Pedro Apóstolo, onde os Discípulos se começarão a chamar Christãos" (Martirológio Romano, 1748, pág. 109).



Como já foi comemorado no dia 18 de janeiro, festejar a Cadeira de São Pedro é festejar a Primazia do Príncipe dos Apóstolos como cabeça da Igreja Universal.  

Temos atualmente duas festas da Cadeira de São Pedro, ambas com o mesmo objetivo. A de hoje, que é anterior, como geralmente cai durante a Quaresma, começou-se muito cedo a ser celebrada também aos 18 de janeiro, daí a conservação de duas festas da Cátedra de Pedro no calendário, a primeira (22 de Fevereiro) aplicada a Antioquia, e a segunda, a Roma (18 de Janeiro). Veremos melhor logo adiante.

A festa da Cátedra de São Pedro é uma celebração antiga na História da Igreja, que data de 354 d.C., quando os festejos foram elencados na Chronographia Romana, um calendário antigo de observâncias cívicas e religiosas. Enquanto inicialmente a festa celebrava o início do Episcopado de São Pedro, com foco no Primado do Papa, ao longo dos séculos a festa passou a enfocar o serviço do Papa como chefe da Igreja unificada.  


In Cathedra S. Petri...

In Cathedra S. Petri...

In Cathedra S. Petri Ap. ~ 

Deus, qui beáto Petro Apóstolo tuo, collátis clávibus regni coeléstis, ligándi atque solvéndi pontifícium tradidísti: concéde; ut, intercessiónis eius auxílio, a peccatórum nostrórum néxibus liberémur: Commemoratio S. Pauli Deus, qui multitúdinem géntium beáti Pauli Apóstoli prædicatióne docuísti: da nobis, quaesumus; ut, cuius commemoratiónem cólimus, eius apud te patrocínia sentiámus. Per Dominum nostrum Iesum Christum, Filium tuum: qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti Deus, per omnia saecula saeculorum.

R. Amen.


Fonte: http://nullapossiamocontrolaverita.blogspot.com.br/2014/02/in-cathedra-s-petri.html.

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

“Combater a serpente, eis a missão da mulher!”

Imaculada Conceição com Jesus e Deus Pai
de Francesco Vanni - 1588
O elevadíssimo conceito, que da mulher nos inculca o Cristianismo, podemos entrever desde os primeiros capítulos da Bíblia, nesse estupendo Livro do Gênesis, assim chamado, como sabeis, porque nele se contém a gênese ou origem do mundo e de todos os seres.

Pasmosa é a superficialidade satisfeita, com que olham para esse e outros livros santos, alguns espíritos contagiados pela escola de Voltaire, onde o cânone fundamental da exegese consistia em lançar, sobre tão sagradas cartas, o descrédito e o ridículo. Não leem, não estudam, não meditam, e por isso desprezam e blasfemam. Os maiores sábios, ao contrário, aí se lhes depararam as mais supremas e castas delícias. Nesses estudos consumiram o viço da juventude e neles se lhes cobriram de cãs as frontes venerandas. Já não podiam viver sem essas lucubrações profundas, por onde sentiam reverberarem clarões de eternidade e do infinito. E, deveras, se depois de folhear alguns dos primores das letras profanas, abrimos essas páginas veneráveis, experimentamos a mesma impressão que nos empolga, quando, depois de contemplar um monumento da arte humana, por grandioso que seja, repousamos a vista e o pensamento na majestade dos montes ou na imensidade dos mares.

Pois nesse livro divino, e com a simplicidade adorável dum Deus falando a linguagem dos homens, é que se nos revela a história da criação do primeiro homem e da primeira mulher, com a tremenda catástrofe da queda original e do paraíso perdido. Bem conheceis tudo isso, e quero apenas pedir a vossa atenção para algumas circunstâncias que, em geral, por minúsculas e rápidas, passam despercebidas, e nas quais, entretanto, vejo prefigurada, de alguma forma, a grandeza primitiva da mulher e dos seus destinos.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Atualizações no blog: Leia antes o LEIA ANTES!



Atualizamos a seção LEIA ANTES, que trata de quem somos, dos fins do blog, do público alvo, da política de comentários e dos direitos autorais, entre outras coisas. Embora haja um aviso aos comentaristas para que, antes, deem uma lida nesse tópico, infelizmente nem todos se dão a este trabalho e, por isso, não publicamos suas opiniões. 

Giulia d'Amore
+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Salve, de Teodoro Studita

São Teodoro Studita
 
Salve, Escala de la tierra al cielo, por la cual descendió el Señor hasta nosotros y volvió al cielo, como vio el patriarca Jacob.

Salve, Zarza maravillosa, desde la cual se apareció el Señor en la llama de fuego, que aun ardiendo no se consumía, como se le mostró a Moisés, que vio a Dios cara a cara.

Salve, Ciudad del gran rey, ensalzada por los soberanos llenos de estupor, como lo describe el salmista David.

Salve, mística Belén, Casa de Éfrata, de la que salió el rey de la gloria para convertirse en jefe de Israel, cuya generación se remonta al principio, a la eternidad, como dice Miqueas.

A História de um Adolescente

Uma leitura importante para quem já é pai e mãe, ou pretende ser. Mesmo na Tradição, sobram problemas. Qual a causa? Aqui as pistas. Reconhece algum padrão aqui? Já viu isso em sua casa, mesmo enchendo seu(s) filho(s) de manhã até tarde da noite de rezas e programinhas bacanas? Se a fumaça de Satanás entrou na Igreja porque desarmaram as defesas dEla, porque não entraria em sua casa? Orai e vigiai! É preciso ser honesto consigo mesmo para ser um bom pai e uma boa mãe. Enganar a si próprio, neste caso, pode ser até pecado mortal, porque diz respeito à alma de seu(s) filho(s), de que terá que prestar contas um dia diante de Deus Onipotente, que nunca foi um hippie paz e amor. Pense nisso!

Boa leitura!!!


A História de um Adolescente



Caros Amigos e Benfeitores,

Nunca é demais repetir, o primeiro dos Dez Mandamentos é também o primeiro em importância: Deverás amar a Deus com todo teu coração, com toda tua alma, como toda tua força e com todo o teu entendimento, e não deverás ter outros deuses diante Dele. Se muitos católicos têm seus filhos perdidos para a Fé, perdem-nos até mesmo de casa; isso pode acontecer porque, apesar das aparências, eles não obedeceram o Primeiro Mandamento. Pode até ser que eles tenham colocado seu filho numa escola católica, mas se em seus próprios corações e almas eles não colocam Deus em primeiro lugar, as crianças seguem o exemplo, e sob a pressão feroz do mundo de hoje, eles caem para longe de Deus.

Vamos, no início de outro ano letivo, ver crianças, dentro ou fora de escolas católicas, com o mesmo problema, clamando pela mesma solução: os pais devem viver pela sua Fé Católica. Em primeiro lugar, o caso de um adolescente norte-americano de 13 anos de idade, como me foi descrito recentemente por um bom amigo que teve que cuidar dele por duas semanas. Nós o chamaremos de Nick. Citarei meu amigo quase palavra por palavra:

“Esse tempo que eu passei em casa cuidando do Nick foi uma das maiores experiências de aprendizado de minha vida: eu entrei no espantoso mundo de um adolescente moderno. Resumindo em uma sentença: para ele não há realidade externa. Nada existe fora de sua cabeça, a não ser que apareça na tela onde ele tenha escolhido ver imagens dançantes.

“Quando Nick chegou de avião, sua bagagem foi perdida. Nós tivemos que comprar roupas novas para ele, mas ele não iria usar qualquer coisa. Para definir a si mesmo, ele dependia de sua camiseta, então para comprar suas substitutas, Nick levou-me para visitar a indústria da camiseta. Eu não fazia ideia! Cabides e mais cabides e mais cabides de camisetas, e nove entre dez estampadas com sangue, esqueletos, cadáveres, membros arrancados, tudo de acordo com vários grupos de rock Heavy Metal, combinando com CDs. Há uma extraordinária dependência dos jovens quanto a esses grupos. Sobre escolha? Não existe! As camisas, os discos, os grupos são tudo a mesma coisa: uma indústria multimilionária! Assim como os adultos definem a si mesmos por suas placas de carro personalizadas, os jovens fazem o mesmo com suas camisetas!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sermão do Pe. Cardozo na Festa de Nossa Senhora de Lourdes: 500 anos da "reforma" protestante.

Publicamos o sermão do Rev. Pe. Ernesto Cardozo, da Missa Votiva de Nossa Senhora de Lourdes, em Betim/MG, que recebemos por e-mail e foi publicado, primeiro, no blog de nossos cristeros da Missão Sagrada Família de Betim. Fizemos umas pequenas correções e anexamos alguns links. Grifos nossos.

Giulia d'Amore



Prezados amigos,

Salve Maria!

Abaixo, o vídeo e a transcrição do sermão do Pe. Cardozo na Missa Votiva de Nossa Senhora de Lourdes, em Betim/MG, dia 19/02/2.014, onde ele tratará da "comemoração" dos 500 anos da revolução protestante.

 
Ontem havíamos comentado que íamos dizer algumas palavrinhas sobre o tema de “Martin Lutero”. E vamos falar um pouco de Martin Lutero, em razão de que, faz pouco mais de uma semana, saiu em um site do Vaticano a notícia de que vão celebrar-se os 500 anos do reformador Martin Lutero, do herege Martin Lutero.  Vocês sabem que, no ano de 1517, o monge Martin Lutero, que era um monge agostiniano, que se rebelou contra Roma e pregou na porta de uma igreja suas 95 teses heréticas [vide aqui, mas cuidado, é um blog protestante!], e nestas 95 teses, dentre outras coisas, negava a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia, negava que a Missa fosse um Sacrifício, negava que a Missa fosse propiciatória, que fosse em reparação dos nossos pecados, dava a livre interpretação das Sagradas Escrituras, e é por isso que Lutero abre a porta da livre interpretação da Bíblia, com a qual se origina a multidão de seitas protestantes que existe. Porque se você lê a Bíblia e interpreta em tal passagem tal coisa, diferente do que interpreta a Igreja Católica e o que interpreta qualquer outro grupo, você já pode fundar a sua própria igreja

Leitores