Retiro

clique na imagem abaixo

Siga este blog, receba as novidades por e-mail!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quando começa a Quaresma? E quando acaba?



A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (dia 10 de fevereiro 2016) e termina no Sábado Santo, após o meio-dia (26 de março 2016)

Editado para explicar, resumidamente, aos preguiçosos que se recusam a clicar nos links abaixo para ler, mais detalhadamente, os textos que falam sobre a Quaresma:

O Ciclo Pascal — o segundo ciclo do Ano Eclesiástico, o qual se inicia com o Ciclo do Natal começa com o Tempo da Septuagésima, e trata da Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (p. 117). Após o Tempo da Septuagésima, começa o Tempo da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, e termina no Sábado Santo (p. 137), à meia-noite. Na mesma página, explica que aos Domingos não se jejua, por isso, na ponta do lápis, dá 46 dias, e não 40. Os últimos quinze dias deste longo período constituem o Tempo da Paixão, que começa no Primeiro Domingo da Paixão (p. 294) e termina na Quarta-feira Santa, pois na Quinta-feira Santa começa o Sagrado Tríduo da Paixão, ou Tríduo Pascal (p. 378), que vai até o Sábado Santo. Na noite do Sábado Santo, começa a Vigília Pascal (ou Velada Pascal) e a Santa Noite de Páscoa (p. 436). Com a Missa da Vigília começa o Tempo Pascal, que vai até o Sábado das Quatro Têmporas de Pentecostes (p. 463)São cinquenta dias. Especificando: o Tempo Pascal propriamente dito vai até à Vigília da Ascensão, quando começa o Tempo da Ascensão (p. 530), que vai até à Vigília de Pentecostes, quando começa o Tempo de Pentecostes (p. 543), que vai até o mencionado Sábado das Quatro Têmporas de Pentecostes (p. 564). No Domingo começa o Tempo depois de Pentecostes (p. 573), que abrange quase a metade do ano: de 23 a 38 semanas, dependendo da data da Páscoa. O Tempo depois de Pentecostes termina na última semana de Novembro, quando, no Domingo próximo à Festa de Santo André, começa o Tempo do Advento, que faz parte do Ciclo do Natal (p. 5). (Cf. Missal Romano Quotidiano, Dom Gaspar Lefebvre, Ed. Bíblica, Bruges (Bélgica), 1963.)

Portanto, o "jejum quaresmal" vai de Quarta-feira de Cinzas até o Sábado Santo, como dito acima. 
 

Leia:  



As Têmporas da Quaresma serão nos dias 17, 19 e 20 de fevereiro 2016.  




Sobre jejum & abstinência, em particular, leia aqui





Para saber mais sobre a Quaresma, jejum & abstinência, calendário quaresmal, têmporas etc. videQuaresma  




Vide, ainda, Sobre Quaresma, Jejum, Abstinência e Têmporas





Atualizado em 18/01/2016

*
*
*

6 comentários:

  • Cristiano Dartora says:
    segunda-feira, março 14, 2016 9:31:00 AM

    Até onde sei são 40 dias e não 46.

  • Resistência Católica says:
    terça-feira, março 15, 2016 1:45:00 PM

    É são. Quem disse o contrário? Contudo, matemática não é tudo no cálculo dos dias de Quaresma, é preciso tb conhecer um pouco de Religião... tendo em vista que aos domingos NUNCA se faz penitência, PORTANTO, os domingos são EXCLUÍDOS da contagem, sr. Cristiano.

  • Elison Godoi says:
    domingo, março 20, 2016 9:14:00 PM

    Amigo surgiu uma dúvida aqui!
    Por qual motivo não se contaria os domingos? Sendo que quando iniciamos a Quaresma a mesma se trata de 40 dias de penitência jejum e oração segundo as leis da igreja e são 40 dias corridos... Pois espelhamos ou melhor tentamos copiar o mesmo feito que o próprio Jesus fez!

  • Gueibs says:
    sábado, março 26, 2016 8:54:00 PM

    Sim, disse 40 mas são 46 dias, mas vc citou que nos domingos não há a penitência, por exemplo eu me propus a não comer uma coisa que gosto durante a Quaresma, mas quer dizer que aos domingos eu podia comer ou teria que ficar os 46 dias sem???

  • Católica Apostólica Romana says:
    sábado, março 26, 2016 10:32:00 PM

    Exatamente, no total são 46 dias, pq inclui o Domingos. Mas de penitência são 40 dias.

    E, sim, aos Domingos poderia ter comido o que se absteve de comer durante o resto da semana, pq aos Domingos nunca se faz penitência, pq é o Dia do Senhor, dia de Festa, ainda que seja durante a Quaresma.

    Uma observação: apenas em alguns casos muito específicos, reservados geralmente a religiosos(as), e com autorização do diretor espiritual pode se fazer penitência aos Domingos tb, mas para nós que vivemos não mundo... não.

    Uma Santa Páscoa.

  • Católica Apostólica Romana says:
    quarta-feira, março 30, 2016 11:15:00 AM

    Sr. Elison, obrigada pelo contato.

    Me permita começar pelo começo: somente os protestantes levam a Bíblia ao pé da letra, ou seja, "Sola Scriptura". Nós, católicos, lemos a Bíblia junto com a Tradição e o Magistério da Igreja.

    Por exemplo, nas Escrituras está escrito que o Dia Santo do Senhor é o Sábado. Pois bem, o senhor segue ao pé da letra esta disposição? Claro que não! Nosso Dia Santo do Senhor é o Domingo, porque foi em um Domingo que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou para nosso bem. E a Igreja, celebrando do Domingo como Dia Santo do Senhor está desvirtuando a Verdade? Ou desrespeitando as Escrituras?

    Domingo é o “Dia Santo do Senhor”, em que se celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante todo o ano, e não apenas no Domingo de Páscoa. O Domingo é tb a Festa perpétua da Santíssima Trindade (em que pese haver tb um Domingo especialmente para isto). E por ser um dia festivo, não há lugar para tristezas, nem para penitências, nem para mortificações. Ninguém vai a uma festa de casamento para chorar de tristeza, para se cobrir de cinzas...

    De fato, na Escritura não fala que aos Domingos não se faz penitência, mas é parte da Doutrina da Igreja.

    No Catecismo de São Pio X poderá encontrar maiores informações a respeito.

    Para “copiar” ou “se espelhar” em Nosso Senhor Jesus Cristo, o senhor deve obedecer à Igreja que Ele fundou, pq foi à Santa Igreja, Mãe e Mestra, que Ele deu poder para ensinar a Verdade.

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Postagens Populares

Missões Cristo Rei no Brasil

Tradição Católica

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

Eventualmente leio...

Você é...

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA