A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Sábado Santo, após o meio-dia (datas atualizadas aqui).
Editado para explicar, resumidamente, aos preguiçosos que se recusam a clicar nos links abaixo para ler, mais detalhadamente, os textos que falam sobre a Quaresma:
Leia:
*Como aos domingo é proibido fazer penitência (clique na imagem abaixo e se informe a respeito), não entram na conta dos 40 dias.
clique e leia |
Editado para explicar, resumidamente, aos preguiçosos que se recusam a clicar nos links abaixo para ler, mais detalhadamente, os textos que falam sobre a Quaresma:
O Ciclo Pascal — o segundo ciclo do Ano Eclesiástico, o qual se inicia com o Ciclo do Natal — começa com o Tempo da Septuagésima, e trata da Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (p. 117). Após o Tempo da Septuagésima, começa o Tempo da Quaresma: da Quarta-feira de Cinzas ao Sábado Santo, à meia-noite (p. 137). Na mesma página, explica que aos Domingos não se jejua (clique na imagem acima para saber mais a respeito), por isso, na ponta do lápis, dá 46 dias, e não 40. Os últimos quinze dias deste longo período constituem o Tempo da Paixão, que começa no Primeiro Domingo da Paixão (p. 294) e termina na Quarta-feira Santa, pois na Quinta-feira Santa começa o Sagrado Tríduo da Paixão, ou Tríduo Pascal (p. 378), que vai até o Sábado Santo. Na noite do Sábado Santo, começa a Vigília Pascal (ou Velada Pascal) e a Santa Noite de Páscoa (p. 436). Com a Missa da Vigília começa o Tempo Pascal, que vai até o Sábado das Quatro Têmporas de Pentecostes (p. 463). São cinquenta dias. Especificando: o Tempo Pascal propriamente dito vai até à Vigília da Ascensão, quando começa o Tempo da Ascensão (p. 530), que vai até à Vigília de Pentecostes, quando começa o Tempo de Pentecostes (p. 543), que vai até o mencionado Sábado das Quatro Têmporas de Pentecostes (p. 564). No Domingo começa o Tempo depois de Pentecostes (p. 573), que abrange quase a metade do ano: de 23 a 38 semanas, dependendo da data da Páscoa. O Tempo depois de Pentecostes termina na última semana de Novembro, quando, no Domingo próximo à Festa de Santo André, começa o Tempo do Advento, que faz parte do Ciclo do Natal (p. 5). (Cf. Missal Romano Quotidiano, Dom Gaspar Lefebvre, Ed. Bíblica, Bruges (Bélgica), 1963.)
Leia:
Para saber mais sobre a Quaresma, jejum & abstinência, calendário quaresmal, têmporas etc. vide: Quaresma.
*
Até onde sei são 40 dias e não 46.
ResponderExcluirÉ são. Quem disse o contrário? Contudo, matemática não é tudo no cálculo dos dias de Quaresma, é preciso tb conhecer um pouco de Religião... tendo em vista que aos domingos NUNCA se faz penitência, PORTANTO, os domingos são EXCLUÍDOS da contagem, sr. Cristiano.
ExcluirSim, disse 40 mas são 46 dias, mas vc citou que nos domingos não há a penitência, por exemplo eu me propus a não comer uma coisa que gosto durante a Quaresma, mas quer dizer que aos domingos eu podia comer ou teria que ficar os 46 dias sem???
ExcluirExatamente, no total são 46 dias, pq inclui o Domingos. Mas de penitência são 40 dias.
ExcluirE, sim, aos Domingos poderia ter comido o que se absteve de comer durante o resto da semana, pq aos Domingos nunca se faz penitência, pq é o Dia do Senhor, dia de Festa, ainda que seja durante a Quaresma.
Uma observação: apenas em alguns casos muito específicos, reservados geralmente a religiosos(as), e com autorização do diretor espiritual pode se fazer penitência aos Domingos tb, mas para nós que vivemos não mundo... não.
Uma Santa Páscoa.
Aprendi que a contagem para a quaresma e de tras pra frente pois se conta que na sexta feira santa tem que cair em um dia de lua cheia .
ExcluirPrezada sra. Marli, quem fixa as datas é a Igreja. A primeira a ser fixada é a da Páscoa. E, com base nela, se calculam todas as demais datas móveis do ano. Superstições não são católicas.
ExcluirAmigo surgiu uma dúvida aqui!
ResponderExcluirPor qual motivo não se contaria os domingos? Sendo que quando iniciamos a Quaresma a mesma se trata de 40 dias de penitência jejum e oração segundo as leis da igreja e são 40 dias corridos... Pois espelhamos ou melhor tentamos copiar o mesmo feito que o próprio Jesus fez!
Sr. Elison, obrigada pelo contato.
ExcluirMe permita começar pelo começo: somente os protestantes levam a Bíblia ao pé da letra, ou seja, "Sola Scriptura". Nós, católicos, lemos a Bíblia junto com a Tradição e o Magistério da Igreja.
Por exemplo, nas Escrituras está escrito que o Dia Santo do Senhor é o Sábado. Pois bem, o senhor segue ao pé da letra esta disposição? Claro que não! Nosso Dia Santo do Senhor é o Domingo, porque foi em um Domingo que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou para nosso bem. E a Igreja, celebrando do Domingo como Dia Santo do Senhor está desvirtuando a Verdade? Ou desrespeitando as Escrituras?
Domingo é o “Dia Santo do Senhor”, em que se celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante todo o ano, e não apenas no Domingo de Páscoa. O Domingo é tb a Festa perpétua da Santíssima Trindade (em que pese haver tb um Domingo especialmente para isto). E por ser um dia festivo, não há lugar para tristezas, nem para penitências, nem para mortificações. Ninguém vai a uma festa de casamento para chorar de tristeza, para se cobrir de cinzas...
De fato, na Escritura não fala que aos Domingos não se faz penitência, mas é parte da Doutrina da Igreja.
No Catecismo de São Pio X poderá encontrar maiores informações a respeito.
Para “copiar” ou “se espelhar” em Nosso Senhor Jesus Cristo, o senhor deve obedecer à Igreja que Ele fundou, pq foi à Santa Igreja, Mãe e Mestra, que Ele deu poder para ensinar a Verdade.
Vivendo e aprendendo! ! !
ResponderExcluir