Pesquisar este blog

QUARESMA

O post mais lido do Pale Ideas é Quando começa a Quaresma? E quando acaba?, com mais de 194.000 visualizações. Este, sobre a Quaresma em geral, já teve mais de 192.000 visualizações. Como há também outros posts esparsos, publicados todos os anos e que também são do interesse de muitos, resolvi, para utilidade de todos, abrir essa página com o índice dos posts relativos, não só à Quaresma, mas aos assuntos correlatos, como jejum e abstinência de carne, Têmporas etc. Espero que seja útil.

A QUARESMA é um tempo propício para a leitura, meditações e para preparamos a Páscoa com dedicação, devoção, empenho e esmero. Sugiro dedicar-se a estudar e meditar a Paixão de Cristo, particularmente com a Via Sacra. Em nosso blog de orações, o Thesaurus Precum, ou Precantur, há diversas orações. 


QUARESMA 


Quando começa e quando termina a Quaresma?

O Tempo da Quaresma começa na “Quarta-Feira de Cinzas” e termina no “Sábado Santo”. A contagem dos quarenta dias não inclui os domingos porque aos domingos não se faz penitência

A Semana Santa começa no “Domingo de Ramos”. 

Com a “Missa in Cœna Domini”, na “Quinta-feira Santa”, começa o Sacro Tríduo Pascal, que liga o Tempo da Quaresma ao Tempo da Páscoa. 

Os últimos quinze dias da Quaresma constituem o Tempo da Paixão.  

O Tempo Pascal vai da Missa da “Vigília Pascal” até o “Sábado das Quatro Têmporas de Pentecostes”. Divide-se em três partes: Tempo Pascal propriamente dito, Tempo depois da Ascensão e Tempo de Pentecostes. 


Particularidades

I — Na Festa de São José (19/03) e na Festa da Anunciação (25/03) não se faz penitência, por serem festas de 1ª classe, mesmo que caiam na Quaresma. Contudo, se a Festa de São José cair na Semana Santa ou no Domingo de Páscoa, não se comemora. Já a Festa da Anunciação será transferida para a segunda-feira que segue ao “Domingo in Albis”. 

II — O preceito da Comunhão Pascal: Em toda a América Latina, em virtude de especial indulto, concedido pelo Papa Pio XI (“Litteris Apostolicis”, de 30 de abril de 1929, n. 11), todos os fiéis podem cumprir o preceito da Santa Comunhão Pascal desde o “Domingo da Septuagésima até a festa dos SS. Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho). 

III — Dias de jejum e abstinência no Brasil: Segundo as normas gerais da Igreja todos estão obrigados a fazer jejum ou jejum e abstinência de carne durante toda a Quaresma, mas nas Américas, por causa de vários indultos pontifícios — o primeiro dos quais do Papa São Pio V — em virtude do Descobrimento, as regras são diferentes, conforme veremos a seguir. Isso vale para os leigos e para o Clero em geral, sobretudo os missionários. APENAS os religiosos pertencentes a ORDENS (beneditinos, franciscanos, carmelitas etc.) estão OBRIGADOS — ou seja, se não fizerem é pecado mortal — a guardar jejum e abstinência segundo a NORMA GERAL da Igreja.  

Do Missal Quotidiano “Beda”, 1947, p. 43: Em virtude do Indulto Apostólico de Papa Pio XI, de 2 de dezembro de 1929, são os seguintes: 

1. Dias de jejum com abstinência de carne:
- Quarta-feira de Cinzas.
- Todas as sextas-feiras da Quaresma. Sobretudo a Sexta-feira Santa!!!

2. Dias de jejum sem abstinência:
- As quartas-feiras da Quaresma. 
- Quinta-feira da Semana Santa.

3. Dias de abstinência de carne sem jejum:
As Vigílias do Espírito Santo, da Assunção de Nossa Senhora, de Todos os Santos e a Sexta-feira de Têmporas do Advento (em substituição à Vigília de Natal). 


Quaresma 2023 - Datas móveis


Quarta-feira de Cinzas: 22/02.
Têmporas: 01, 03 e 04/03
Domingo de Ramos: 02/04.
Sexta-feira Santa: 07/04
Páscoa: 09/04.


SOBRE A QUARESMA


Calendário Permanente de Penitências para a Quaresma: http://farfalline.blogspot.com.br/2012/02/quaresma-2012-calendario-permanente-de.html
Quaresma, tempo de preparação: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/02/tempo-de-preparacao.html. (incompleto)


SOBRE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Quarta-feira de Cinzas — a liturgia: http://farfalline.blogspot.com/2014/03/cinzas.html


SOBRE JEJUM & ABSTINÊNCIA


Jejum e Abstinência, em O Brilho das Quatro Têmporas: http://farfalline.blogspot.com/2014/02/o-brilho-das-quatro-temporas.html.
Jejum e Abstinência, em Têmporas de Setembro: http://farfalline.blogspot.com.br/2013/09/temporas-de-setembro.html


SOBRE PENITÊNCIA & PENITÊNCIAS




Clique na imagem



SOBRE AS TÊMPORAS 




LEITURAS & MEDITAÇÕES


Meditações para a Sexta-feira: Grandes penas de Jesus sobre a Cruz: http://farfalline.blogspot.com/2013/08/meditacoes-para-sexta-feira-grandes.html.
(Os) Novíssimos (Catecismo de São Pio X): http://farfalline.blogspot.com/2013/04/catecismo-os-novissimos.html

Por gentileza, se houver algum link quebrado ou alguma dúvida, fale conosco através dos comentários ou do formulário no menu lateral. 

Atualizado em 18/02/2023. 
       

14 comentários:

  1. Uai se contarmos os dias os 40 dias dá dia 8 e não dia 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada sra. Jaine, deve ler toda a informação, não apenas a primeira linha ou basear-se só nas informações erradas que recebeu.

      A Quaresma é um período de 40 dias de penitências e reflexões para todos os católicos. Pois bem, sobre isso não tem dúvida, certo?

      Contudo, aos domingos É PROIBIDO fazer penitência (LEIA AQUI: http://farfalline.blogspot.com.br/2017/01/aos-domingos-nao-se-faz-penitencia.html - copie e cole), porque são Dias do Senhor, dias de alegria é júbilo, e são chamados Páscoas semanais.

      Portanto, tem que excluir os domingos dessa conta. Simples assim.

      Refaça as contas, levando em conta o que a Igreja ensina e ordena.

      Atenciosamente,

      Giulia d'Amore

      Excluir
  2. Ao "anônimo" pseudo-padre (não há nada de muito anônimo na internet) que veio "argumentar" com a Pachalis solemnitatis, de dizer - e preste bem atenção nisto - que este blog é CATÓLICO, não somos da herética igreja modernista. Para os católicos servem APENAS os documentos católicos.

    Para a "comentarista" que não gostou do "tom" que utilizo em MEU blog, a porta da rua é serventia da casa. Se tivesse lido o "LEIA ANTES" antes de comentar, teria poupado o seu tempo. E o meu. Este blog, repito, é católico, aqui se fala "sim, sim, não, não".

    Meu blog, minhas regras.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, mas está dizendo que o dia de São José é domingo. Está errado ou eu entendi e/ou interpretei errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está coberto de razão. Obrigada por corrigir. Acontece que, todo ano, atualizo conforme o calendário atual, mas eu não percebi que estava escrito "e domingo" e não apaguei. Muito obrigada. Deus lhe recompense.

      Excluir
  4. Amém! Obrigado você pelo belo site! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Por que muitos dizem que a quaresma vai até Quinta-feira Santa, exclusivamente? Estou confuso! Me explique, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina 39 dias depois, no Sábado Santo. Os Domingos não são contados pq aos Domingos não se faz penitência, nunca. Salve Maria.

      Excluir
  6. A quaresma acaba no sábado ou se estende até sábado?

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela riqueza das informações... Deus a abençoe e proteja sempre seu apostolado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sra. Cristina por sua gentileza e suas orações. Vou atualizar as datas para 2021. Grata por me deixar perceber. Fique com Deus.

      Giulia d'Amore

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores