Pesquisar este blog

JEJUM E ABSTINÊNCIA NO BRASIL




JEJUM E ABSTINÊNCIA NO BRASIL


O mundo detesta a penitência e a mortificação, apregoando a necessidade de ser feliz a qualquer custo e de ser livre para “aproveitar” a vida. Mas Nosso Senhor Jesus Cristo começou sua vida pública com um convite à penitência: “Fazei penitência” (Mt. 3,2); e nos fez uma advertência que é uma verdadeira sentença condenatória: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc. 13,5). O estado em que nos deixou o pecado original exige de nós a mortificação para conter as paixões e para que possamos nos submeter à vontade de Deus. Impondo-nos o jejum e à abstinência, a Igreja não cria nenhuma obrigação nova, apenas obriga ao cumprimento de um dever que está na doutrina de Cristo e nas nossas próprias necessidades, regulamentando-o apenas.  
 
A lei que disciplina o jejum e a abstinência de carne na Igreja Católica é, de maneira geral, o Código de Direito Canônico (1917), cujas disposições podem ser lidas aqui, mas o Brasil, assim como todo o Continente Americano, foi agraciado com diversos indultos, desde São Pio V até Pio XII, mitigando as normas sobre o jejum e a abstinência para os leigos de maneira geral e os Padres e Religiosos em missão. Assim, os Padre e Religiosos que não são missionários devem seguir o CDC, e os leigos e os Padres e Religiosos missionários devem seguir as normas dos indultos pontifícios.  

Atenção: Isto não significa que é proibido fazer jejum ou abstinência nos dias indultados! Significa, apenas, que, nesses dias que a Igreja mitigou, para o Brasil, os rigores da lei geral, se alguém comer carne ou não fizer jejum não é pecado. Se alguém quiser fazer penitência, pode, CONTANTO que não seja DOMINGO ou FESTA DE PRECEITO

E onde estão estas normas? O que é um indulto? Tem "prazo de validade"? Apenas um Papa dá indultos? Um indulto pode invalidar outro? Vamos por parte. 


DOS INDULTOS PARA O BRASIL 


O QUE É UM INDULTO
 
No sentido eclesiástico do termo, o indulto é um privilégio concedido por carta do Papa, que derroga  (altera a lei apenas em uma de suas partes ou em certas disposições) regra estabelecida pelo Direito Canônico comum para determinado caso. Portanto, um indulto é hierarquicamente superior ao Código de Direito Canônico, que trata de forma geral das leis da Igreja.  

PRAZO DE VALIDADE DO INDULTO 
 
Pode ter validade ad perpetuam, se assim o decidir o Papa que o promulga; se nada foi estabelecido, pode ser ab-rogado por outro indulto pontifício de mesma hierarquia normativa. Um Papa, contudo, não pode alterar um indulto concedido por um Papa anterior se este tiver estabelecido uma cláusula ad perpetuam.  

O AUTOR DO INDULTO 
 
Só o Papa pode ser o autor de um indulto de "larga escala", como para um determinado País ou Continente.  

ONDE ENCONTRAR AS NORMAS PARA O BRASIL  
 
As normas relativas aos indultos concedidos ao Brasil podem ser encontradas no Missal do fiel, de preferência no de 1958, que é a última edição inquestionavelmente católica que temos, pois, com o fim do reinado do Papa Pio XII, surgiram dúvidas justas a respeito das reformas litúrgicas. 


DO JEJUM E DA ABSTINÊNCIA


O QUE É JEJUM

O jejum é uma penitência praticada em determinadas ocasiões pelo cristão por amor a Deus. A Igreja obriga ao jejum em determinados dias do ano, como em todas as quartas-feiras da Quaresma, a começar pela Quarta-feira de Cinzas; na Sexta-feira Santa e na Sexta-feira de Têmporas do Advento.  

A Igreja "obriga" significa que quem não fizer o jejum naquele dia, observadas as idades de obrigação e o estado de saúde, faz pecado mortal.  

Consiste o jejum simples em uma refeição completa, chamada de consoada, e duas refeições menores, que, juntas, são menos que uma refeição inteira. Nos dias de jejum sem abstinência é permitido comer um pouco carne.  

Entre as refeições, se pode tomar líquidos como água e chá, mas quaisquer outras bebidas mais encorpadas ou prazerosas, como bebidas alcoólicas, café, sucos, vitaminas de frutas, devem ser evitadas, pois, embora não sejam expressamente proibidas, vão contra o espírito penitencial.  

Todos são vinculados à lei do jejum a partir dos 21 até os 60 anos. É dispensado desta prática penitencial quem tiver algum problema de saúde grave, assim como as grávidas e as nutrizes (as que amamentam uma criança, sendo ou não a mãe). Se alguém quiser fazer um jejum mais severo, deve consultar o Diretor Espiritual

São dias de jejum simples no Brasil:

- Quartas-feiras da Quaresma. 
- Quinta-feira da Semana Santa. 

CDC, 1917, Cânon 1252 e Indulto de Pio XI (vide Missal Dom Bêda, 1947). 
 

O QUE É ABSTINÊNCIA

A abstinência também é uma penitência feita por amor a Deus e consiste em abster-se de comer carne de animais de sangue quente, molhos ou sopa de carne nos dias determinados pela Igreja. Incluem-se nisso os caldos de carne e de galinha, e qualquer caldo, tempero ou alimento que contenha carne. Peixes, gorduras animais e ovos são permitidos

A lei da abstinência vincula a todos que tenham completado 7 anos de idade. Excluem-se, como no jejum, os gravemente enfermos, as grávidas e as nutrizes. 

São dias de abstinência de carne sem jejum no Brasil: 
 
- Vigília de Pentecostes.
- Vigília da Assunção.
- Vigília de Todos os Santos.
- Sexta-feira das Têmporas do Advento, em substituição à Vigília de Natal.

CDC, 1917, Cânon 1252 e Indulto de Pio XI (vide Missal Dom Bêda, 1947). 
 
- Os dias tradicionais de abstinência de carne, com ou sem jejum, para os que usam o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo são: as quartas e os sábados. 
 

DOS DIAS DE JEJUM E ABSTINÊNCIA 
 
Nos dias de jejum e abstinência se faz uma refeição completa (a consoada) e duas refeições menores que juntas são menos que uma refeição inteira. Não é permitido comer carne de animais de sangue quente, molhos e sopas de carne, assim como não é permitido comer entre as refeições, embora bebidas possam ser tomadas, conforme a instrução sobre o jejum simples. Peixe, gorduras animais e ovo são permitidos.  

São dias de jejum com abstinência de carne no Brasil: 
 
- Quarta-feira de Cinzas
- Todas as sextas-feiras da Quaresma, sobretudo a Sexta-feira Santa. 

CDC, 1917, Cânon 1252, Indulto de Pio XI (vide Missal Dom Bêda, 1947). 
 
Observação: Durante a Quaresma, nos dia de festa de 1ª classe também se faz penitência. É o caso da festa de São José (19/03) e da Anunciação (25/03), SE caírem em um dos dias de jejum e/ou abstinência obrigatórios. 

Saiba mais sobre jejum e abstinência aqui.


10 comentários:

  1. Talvez eu esteja exagerando, mas nem peixe eu como na sexta. Apenas arroz e ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei, apesar de "anônimo" pq é um argumento que interessa a todos.

      Não é exagero. Não há uma obrigatoriedade nas demais sextas-feiras do ano, apenas na Sexta-feira Santa (Pio XII), mas nada impede que se faça abstinência e que se exclua todo tipo de "carne", incluindo aí a carne dos peixes. É o amor a Deus, a intenção de fazer a abstinência por amor a Ele e para honrá-lO com essas mortificações. Se quiser fazer jejum, tb não há óbice.

      Excluir
  2. Pelo que eu sei, nos dias de jejum simples pode-se comer carne apenas na refeição principal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada sra. Andriele, o que publiquei está no Código de Direito Canônico e em Encíclicas e outros documentos da Igreja. Nunca li que a carne pudesse ser comida APENAS na refeição principal.

      Por gentileza, me informe em que documento leu isto, que atualizarei imediatamente o post, e lhe serei eternamente grata.

      Se não leu em algum documento, mas apenas ouviu dizer ou leu em algum blog, sem referência da fonte de informação... não queira corrigir quem faz este trabalho há mais de uma década. Obrigada.

      Excluir
    2. Deixei pra responder depois e esqueci, lembrei-me por ocasião da quaresma.

      No manual de teologia moral do Del Greco se diz: "nos dias de jejum simples, não é licito comer carne mais vezes, quando é permitida na única refeição(PCC 19 de outubro de 1919); aqueles, no entento, que não jejuam, podem fazê-lo."

      Excluir
    3. Prezada sra. Andriele, em primeiro lugar, os manuais de teologia moral não são "documentos" da Igreja. Em segundo lugar, eu tenho esse manual, e ele não fala nada disso. Minha edição é de 1959.

      Excluir
  3. POr acaso , estava vendo sobre estampas católicas e já havia visto no Youtube alguns vídeos ( audio livros da Sra. Maria Valtorta ) sobre a grandeza humana de São José . Li o Post no Pinterest e " caí " aqui.Quando li " somos contra a reforma " pensei : cheguei no local certo ! já encomendei livros e calendário. e ja coloquei no " fpicebook " apesar de que nunca vou lá . Parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada sra. Maria do Socorro, salve Maria! É muito bom receber um feedback sobre nosso humilde trabalho em defesa da Fé Católica. Muito obrigada!

      Agradeço também pela compra. Deus lhe recompense! Como disse no email, estou convalescendo de uma cirurgia delicada no olho e conto com sua compreensão e suas preces.

      Estamos também no Inatsgaram: @missoescristorei. E no YouTube pode assistir aos sermões e conferências do Rev. Pe. Ernesto Cardozo: https://www.youtube.com/channel/UCBNRUxa_hSgo5g2fGOlpYzg (para seguir nesses canais, encontrará os links na lateral esquerda).

      Conte com nossas preces e nos recomendamos às suas.

      Giulia d'Amore

      Excluir
  4. Nas festas de São José e Anunciação do Senhor , que são celebradas no período da quaresma, mantém o jejum e a abstinência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se elas caírem em um dia obrigatório de penitência, sim, se mantém a penitência.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores