Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2015

Ofício Parvo de Nossa Senhora

O OFÍCIO PARVO DE NOSSA SENHORA


“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos a vós não recorrem, de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja e por aqueles que a vós estão recomendados”. São Maximiliano Maria Kolbe.

clique para baixar o PDF
Os ofícios religiosos são orações e súplicas dirigidas a Deus, diretamente ou pela intercessão dos Santos. Foram inúmeras, ao longo da história da salvação humana, as orações feitas pelos cristãos em busca dos favores divinos, tão necessários para o bem das almas e para se manterem livres e seguros dos perigos deste mundo e das ciladas do mal. Nosso Senhor Jesus Cristo e os apóstolos praticaram a vida de oração (Cf. Mc 14,34-38) e a recomendaram para nos mantermos unidos a Deus e aos Seus propósitos sempiternos. “Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo” (Lc 18,1). “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos” (Ef 6,18). “Orai sem cessar” (1Tess 5,17). E entre as práticas mais comuns estão os Ofícios Divinos, que são praticados pelos religiosos consagrados, nos coros, e pelos leigos, nas ordens terceiras e nas associações piedosas ou populares, como os Apostolados da Oração ou as Confrarias e Arquiconfrarias.


A palavra “ofício” vem de “opus” que em latim significa “obra”. Devemos reservar um momento para parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus. Trata-se da oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de rezar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por Si e por todos os homens.

São chamadas de “parvas” as versões simples ou simplificadas das orações e liturgias, uma vez que vem de “parvus”, que em latim significa justamente “pequeno”. Portanto, o “Ofício Parvo de Nossa Senhora”, também conhecido como o “Pequeno Ofício de Nossa Senhora”, é uma forma mais breve do “Ofício Comum de Nossa Senhora”. 


Aviso: há inúmeros ofícios dedicados a Nossa Senhora, e é preciso ter cuidado porque alguns deles foram parar no Index. Nem tudo que reluz é ouro! 


Dentre todos os santos, a Virgem Maria sempre foi e sempre será o modelo perfeito de dedicação, confiança, entrega e união com Deus, por meio da encarnação do Verbo divino, Jesus Cristo, que se fez Carne em seu ventre santo e habitou entre nós para nos dar a salvação eterna, pela Redenção. Por isso, os cristãos sempre recorrem à Sua intercessão na certeza de que Àquela por quem nos veio o Salvador se encontra em Sua glória e pedirá a Deus, Uno e Trino, que sejamos atendidos em todas as nossas necessidades. Para isto, se reza com frequência o Ofício que lhe é dedicado.

Segundo a tradição, as orações que viriam a ser o Oficio Parvo de Nossa Senhora foram prescritas pelo Papa São Zacarias ao mosteiro beneditino de Montecassino, em 752, provavelmente para ser rezado em conexão com as Missas votivas de Nossa Senhora no sábado.

São Pedro Damião, Doutor da Igreja, voltou a rezar o ofício 300 anos mais tarde, e por achá-lo útil e proveitoso o revisou e recomendou. A princípio, foi adotado também por outras duas comunidades religiosas: os cistercienses e os camaldulenses, e posteriormente pelo clero secular também. As congregações femininas e as ordens terceiras por diversas vezes fizeram obrigatória para seus membros a recitação do Ofício Parvo.

Com o tempo o Ofício apresentou versões diversas nas diferentes comunidades e regiões em que era utilizado. Coube a Papa São Pio V unificá-lo e padronizá-lo para uso de todos, encarregando, para tanto, o Cardeal de Milão, São Carlos Borromeu, de dar-lhe a forma atual. O Ofício, então, se tornou popular também entre os leigos.

São elementos do Ofício Parvo de Nossa Senhora: textos bíblicos com maior ou menor referência ao mistério de Maria, com salmos e antífonas apropriadas, responsórios, intercessões e oração, toda de um caráter mariano, pois é em Maria que está toda a ênfase do Ofício, sempre ligada, porém, ao mistério de Cristo e ao plano de Deus para a salvação e santificação da Humanidade. Maria é sempre retratada com parte da História da Salvação, como o fruto admirável do Poder Divino, como a Mãe do Redentor, ou como a Imagem da Igreja.

A quem recita o Ofício Parvo a Igreja concedeu várias indulgências, e a Santíssima Virgem tem mostrado muitas vezes quanto lhe é agradável essa devoção. A concessão de indulgências é uma forma de incentivar os fiéis a prestar um especial culto à Bem-aventurada e Sempre Virgem Maria. 


Para se lucrar as indulgencias do Privilégio Sabatino do Escapulário Marrom de Nossa Senhora do Carmo, entre outras coisas, é necessário “rezar todos os dias o Ofício Parvo de Nossa Senhora do Carmo” (Catecismo de Nossa Senhora, n. 93).  

Giulia d'Amore

Fontes:

  1. Wikipédia.
  2. Novas Horas Marianas ou Officio Menor da SS. Virgem Maria Nossa Senhora.
  3. Frei Fernando.
  4. Domestica Ecclesia.
  5. Santo Afonso Maria de Ligório, Glórias de Maria, tradução do padre Geraldo Pires, CSSR, 17ª edição, Editora Santuário, Aparecida, SP; págs. 448-450.
  6. Pale Ideas. 

  • Para baixar o PDF, clique aqui. Este PDF me foi gentilmente enviado pelo sr. Ricardo Pio Maria, por quem peço uma Ave Maria a quem baixar o PDF. 


Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!

35 comentários:

  1. Giulia, quais são os oficios de Nossa Senhora que foram parar no index?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado sr. José Antônio, como vai? Precisaria ter a última edição válida do Index para afirmar com toda certeza quais são. Eu havia visto dois em um Index há alguns anos e não lembro quais eram. Agora acabo de encontrar um Index e já baixei o PDF para guardar. À página 318 do PDF (259 do Index) constam cinco ofícios relativos à Virgem:

      Office (Г) de l'Église et de la Vierge en Latin et en François, avec les hymnes traduites en vers. Decr. 18 Junii 1631.)
      Office (Г) de la Conception de la Sainte Vierge composé de pas sages de l'Écriture Sainte avec des prières. Paris, 1678. (Decr. 50 Julii 1678Ó
      Offiee -(Petit) de l'Immaculée Conception de la très-glorieuse Vierge Marie, Mère de Dieu. (Decr. 26 Octobris 1701,) ,. ,,
      Officio delPImmacolata Concettione délia Santissima Vergine nostra Signora approvato dal Sommo Pontefice Paolo v, il quale chi devotamente lo reciterà, concede Indulgenza di cento giorni. Quod Officium incipit Ad Matutinum. Ave Maria, v. Eja mea labia nunc annunciate. Et desinit cum oratione Deus qui per Immaculataro. Virginie Conceptionem, etc. (Decr. 17 Februarii 1678, Officio di Maria Vergine. fide Bonini.
      Officio (de) pii, etpublicae tranquillitatis vere amantis viri in hoc religionisdissidio. Opus Georgii Cassandri. (App. Ind. Trid.)
      Officium parvum Beatae Mariae semper Virginis, quolidie recitandum in honorem ejus Immaculata« Conceptionis. fenetiis, 1739. (Decr. Maii 1742.)


      Mas este Index é de 1835. Pode ter havido mais inclusões depois.

      Excluir
    2. Deus te abençoe Giulia. Deixa ver se eu entendi. Esses 5 oficios que você citou são condenados pela Igreja já que estão no index?

      Excluir
    3. Sim, todos os livros que estão no Index foram condenados pela Igreja, sr. José Antônio. :)

      Deus o guarde.

      Excluir
    4. Só para esclarecer minha dúvida..
      O Ofício da Imaculada Conceição, que a maioria das pessoas estão acostumadas a rezar, entra nessa lista?

      Excluir
    5. Não, o Ofício da Imaculada Conceição, não está no Index.

      Excluir
    6. Não sei. O que sei é que estão no Index. O motivo deve estar na Bula ou Breve papal que colocou os Ofícios no Index. Independente do motivo, se estão no Index não devemos ler nem rezar.

      Excluir
    7. Esse último por exemplo não tem nada haver com oficio parvo do link que voces disponibilizaram né? São oficios diferentes ne?
      Officium parvum Beatae Mariae semper Virginis, quolidie recitandum in honorem ejus Immaculata« Conceptionis. fenetiis, 1739. (Decr. Maii 1742.)

      Excluir
    8. Officium parvum Beatae Mariae semper Virginis, quolidie recitandum in honorem ejus Immaculata« Conceptionis. fenetiis, 1739. (Decr. Maii 1742.)

      Excluir
  2. Por favor, corrija o título do artigo para Parvo ao invés de Pardo. SM

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como rezar este ofício. Desculpe a ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado sr. Paulo Renato, baixe o PDF e acompanhe as orações segundo as indicações do documento. Não se desculpe, nem todos sabem como se reza. Esteja à vontade para perguntar qdo quiser.

      Giulia d'Amore

      Excluir
  4. Boa noite, não consigo baixar o pdf, quando clico aparece uma mensagem "Este arquivo não está mais disponível por pedido de 4shared Support Team." :( gostaria de saber se a outra maneira de consegui-lo? será que vocês poderiam enviar o pdf para o meu email? thaissallespereira@live.com
    Gostaria muito, na graça de Deus, de começar essa bela devoção. Fico no aguardo, e agradeço desde já.
    Fiquem com Deus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por avisar. Vou corrigir o problema e lhe enviar por email o arquivo. Feliz Ano Novo.

      Excluir
  5. Poderia incluir alguma informação sobre a necessidade de estampa e se o cordão também deve ser de lã?

    Grato.

    ResponderExcluir
  6. O domingo é bem grande, posso rezar ele todo de uma vez?

    ResponderExcluir
  7. O ofício só terá validade depois da imposição do escapulário pelo padre? Só há imposição na missa no dia de NS do Carmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ofício não precisa da imposição do escapulário para ter validade. A imposição do escapulário não precisa ser na Missa de NS do Carmo, mas tem que ser um padre.

      Sobre a pergunta anterior, se pode rezar o Domingo de uma vez só, me informei e a resposta é não. O Ofício tem horários próprios. Não é obrigatório para leigos, mas quando se assume o propósito de rezá-lo deve se seguir o que foi determinado, cada oração em seu horário próprio.

      Atenciosamente,

      Excluir
    2. Vi um vídeo que falaram que precisa ser um escapulário de pano, não pode ser de corda(aquele mais simples)? Mas o Ofício da Imaculada Conceição pode rezar de uma só vez..

      Excluir
    3. Os sacramentais devem ser feitos com o material original. Geralmente,os escapulários são feitos de lã. O Ofício não deve ser rezado de uma vez só.

      Excluir
  8. E como um leigo que trabalha fora o dia todo poderá rezar o oficio certinho nos horários determinados? Pergunto porque sou devota de Nossa Senhora do Carmo, uso o escapulario a muitos anos e é a primeira vez que leio sobre este ofício e sua obrigatoriedade. Não estou me negando a cumprir, a cada leitura vejo acrescentar mais e mais condições e procuro cumprir todas(orações , abstinência ,etc), mas trabalho fora o dia todo e estou pensando como farei agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Meire, o Ofício deve ser rezado conforme a sua possibilidade. Os deveres de estado (casa, filhos, e eventualmente o trabalho qdo necessário) vêm antes dos deveres de devoção. Se for possível rezar tudo, reze; se não for possível, não reze. Deus é onisciente (tudo Ele sabe) e leva em conta mais a nossa boa vontade e disposição para a oração do que o número de Ave-Marias que rezamos. As condições não mudaram no tempo, são sempre as mesmas; pode ser que um blog/site o outro não tenha publicado o texto na íntegra. Um bom Padre me disse certa vez que é melhor rezar uma única Ave Maria bem rezada do que multiplicar as devoções e depois não dar contas delas. Nossa Senhora em Fátima nos pediu a reza do Rosário diário e em família. Isto basta. Fique com Deus e Nossa Senhora.

      Excluir
  9. Boa noite!

    Desculpem minha ignorância, também...

    De que se trata o Index?
    Fico preocupada em orar textos de orações que não são verdadeiros...
    O index seriam orações falsas?

    Já ouvi falar do Ofício Parvo e me interessei para rezar. Amo Nossa Senhora, sou devota de N Senhora de Fátima mas sabemos que Nossa Senhora do Carmo é a mesma. Gostaria de rezar esse ofício. Tem problema?

    Já baixei o pdf desse ofício que colocaram aqui. Ele está certo?

    Desde já, os agradeço a atenção.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Como o comentário é anônimo, não sei se é um homem ou uma mulher quem nos escrever, portanto vou pelo geral e o considerarei um homem.

      O "Index Librorum Prohibitorum" (Índice dos Livros Proibidos) é uma lista de livros, preces, poemas, escritos de todo tipo, que a Igreja criou para proteger as almas dos cristãos, principalmente das heresias.

      Não se trata bem de orações "falsas", mas que contêm heresias ou que não sejam lícitas aos católicos de alguma forma pq de alguma forma podem fazer mal à alma. A Igreja coloca no Índice os textos após uma rigorosa análise dos peritos teólogos. Então é confiável, sobretudo pq a Igreja é Mãe e Mestra e tudo faz para nosso bem.

      Nenhuma oração (salvo as que estão no Índex) tem problema de ser rezada. Cada um escolhe segundo a sua devoção particular. Lembrando que o excesso de orações nem sempre é um bem porque pode acabar sobrecarregando o fiel e fazendo-o desistir das orações. Tudo sempre na justa medida.

      Pode ficar tranquilo, que o PDF está certo, senão não o publicaríamos, porque temos preocupação com as almas, que custaram o sangue de um Deus bom e amável.

      Estamos à disposição caso tenha mais dúvidas.

      Cordialmente,

      Giulia d'Amore

      Excluir
  10. Comprei na livraria Caritatim uma versão do ofício parvo, fiquei preocupada porque a capa e as orações não são da mesma estrutura dessa aqui publicada, será que esse meu é falso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, se identifique em privado (judamore@gmail.com) e eu lhe responderei em privado. Grata.

      Excluir
    2. Eu também comprei nesta editora, mas já o devolvi. Esta edição não é o mesmo daqueles disponíveis na Internet, eu conferi, pude ler que vários salmos têm outra tradução.
      Eles não agiram de má fé, tiveram todo o trabalho e boa vontade de publicar o Ofício.
      Eu penso que o Inimigo de Deus nao nos quer rezando este Ofício, portanto o trabalho desta Editora sofreu sérios erros que eles não há perceberam talvez eles nem percebam a magnitude que é a reedição deste Ofício e o combate espiritual que terão pela frente.
      Me disseram que hão de corrigir na próxima edição.

      Excluir
  11. Também comprei e não indico a compra até nova revisão. Devolvi e me deram o dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq não indica a compra. Por gentileza, explique para que todos compreendam e não comprem. Grata.

      Excluir
  12. Olá, este arquivo disponível só tem um tempo litúrgico. Tem versões com todos os tempos! Porque esta versão está assim? Ela é oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei esta versão é a oficial.

      O senhor tem a versão completa e oficial?

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores