Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

14 de agosto: 800 Mártires de Otranto vítimas do Islã

14 DE AGOSTO 

800 Mártires de Otranto 


Mártires de minha terra, rogai por nós!

Nossa Senhora na capela dos mártires, igreja de Santa Caterina a Formiello, Otranto
Nossa Senhora na Capela dos Mártires,
Igreja de Santa Caterina a Formiello,
Otranto
Os Mártires do Islã em Otranto foram beatificados em 14 de dezembro de 1771, pelo Papa Clemente XIV, e canonizados em 12 de maio de 2013, pelo Bispo de Roma, Francisco I. NOTA DO BLOG: Tendo em vista que as canonizações na Igreja Conciliar são suspeitas, por não respeitarem procedimentos necessários nas averiguações para a beatificação, primeiro, e a canonização depois, levando aos altares "santos" sobre os quais pairam sérias denúncias de heresia e, principalmente, por não possuírem sequer um milagre que testifique a seu favor, os Santos Mártires de Otranto continuam Beatos para a Igreja Católica, à espera que um Papa católico nos seja dado e que irá ordenar todas as coisas, inclusive os processos de beatificação e canonização. Não creio que os benditos Mártires se ofendam em esperar.  



* * *


Em 1480, a Itália se preparava para celebrar a Festa da Assunção com liturgias espetaculares, procissões e, claro, banquetes. Com a exceção de Otranto, uma pequena cidade da Puglia, na costa do Adriático, onde 800 homens ofereceram suas vidas a Cristo. Eles foram os Mártires de Otranto. Poucas semanas antes, a frota turca atracara em Otranto. Sua chegada era temida há muitos anos. Desde a queda de Constantinopla, em 1454, era apenas uma questão de tempo até que os turcos otomanos invadissem a Europa. Otranto está mais próxima do lado leste do Adriático controlado pelos Otomanos. São Francisco de Paula reconheceu o perigo iminente para a cidade e seus cidadãos cristãos e pediu reforços para proteger Otranto. Ele predisse: “Ó, cidadãos infelizes, quantos cadáveres vejo cobrindo as ruas? Quanto sangue cristão vejo entre vocês?” A 28 de julho de 1480, 18.000 soldados turcos invadiram o porto de Otranto. Eles ofereceram condições de rendição aos cidadãos, na esperança de ganhar sem resistência este primeiro ponto de apoio na Itália e completar a conquista da costa adriática.

O sultão Mehmed II havia dito ao Papa Sisto IV que levaria seu cavalo para comer sobre o túmulo de São Pedro.

Monumento aos heróis e muralhas de Otranto
Monumento aos heróis e muralhas de Otranto
O Papa Sisto, reconhecendo a gravidade da ameaça, exclamou: “pessoas da Itália, se quiserem continuar se chamando de cristãos, defendam-se!”. Apesar de suas advertências terem-se esquecido nos ouvidos da maioria das cabeças coroadas da península – estavam muito ocupadas brigando entre si – o povo de Otranto escutou. Pescadores, não soldados; eles não tinham artilharia. Eram menos de 15 mil, incluindo mulheres, crianças e idosos. Mas, por comum acordo, eles decidiram guardar a cidade, lançando-se ao combate das forças turcas. A sofisticada artilharia turca danificava as muralhas de defesa, mas os cidadãos consertavam rapidamente os estragos. Detrás dos muros, os turcos encontraram cidadãos impávidos, determinados a defender as muralhas com óleo fervendo, sem armas, e às vezes usando as próprias mãos. Os cidadãos de Otranto frustraram o plano do Sultão de um ataque surpresa e deram à Itália duas semanas de tempo precioso para organizar e preparar suas defesas para repelir os invasores. Mas, a 11 de agosto, os turcos venceram os muros e açoitaram a cidade. O exército turco foi de casa em casa, promovendo saques, pilhagens e, em seguida, ateando fogo. Os poucos sobreviventes refugiaram-se na Catedral. O Arcebispo Stefano, heroicamente calmo, ministrou a Eucaristia e sentou-se entre as mulheres e crianças de Otranto, enquanto um frade dominicano conduzia os fiéis em oração.

O exército de invasores arrombou a porta da Catedral e com a posterior violência contra mulheres, crianças e o Arcebispo – que foi decapitado no altar – chocou a península italiana. Os turcos tinham tomado a cidade, destruído casas, escravizado o povo e transformado a Catedral em mesquita. Cerca de 14.000 pessoas morreram na tomada de Otranto, na maior parte seus próprios cidadãos, mas um pequeno grupo de 800 sobrevivera, então os turcos tentaram o domínio completo, forçando a conversão. A opção era o Islã ou a morte.   



Capela com as relíquias dos 813 mártires na igreja de Santa Caterina a Formiello, Otranto
Capela com as relíquias dos 813 mártires
na igreja de Santa Caterina a Formiello, Otranto

clique para ampliar

Oito centenas de homens, acorrentados, sem casa e família, pareciam totalmente subjugados aos turcos vitoriosos. Um dos 800, um trabalhador têxtil chamado Antonio Primaldo Pezzula, passou de artesão humilde a líder heroico nesse dia. Antonio voltou-se para seus companheiros de Otranto e declarou: “Vocês ouviram o que vai custar salvar o que resta de nossas vidas! Meus irmãos, lutamos para salvar nossa cidade, agora é tempo de lutar por nossas almas!”.  


Os 800 homens com idades acima dos 15, de forma unânime, decidiram seguir o exemplo de Antonio e ofereceram suas vidas a Cristo. Os turcos, que esperavam por um momento de propaganda triunfante, tentaram evitar o massacre. Eles ofereceram o retorno das mulheres e crianças que estavam prestes a ser vendidas como escravas, em troca da conversão dos homens, e eles ameaçaram com a decapitação em massa se isso não fosse aceito. Antonio recusou, seguido pelo resto dos homens.

Na vigília da Assunção, os 800 foram levados para fora da cidade e decapitados. A tradição conta que Antonio Pezzula foi decapitado em primeiro lugar, mas seu corpo sem cabeça permaneceu de pé até que o último otrantino estivesse morto. Um dos carrascos, um turco chamado Barlabei, ficou tão impressionado com esse prodígio que se converteu ao Cristianismo, e também foi martirizado. Os restos foram cuidadosamente recolhidos, e são mantidos até hoje na Catedral de Otranto.  


(...) Esta “hora dos leigos” em Otranto, separados de nós por meio milênio, ainda ressoa como exemplo de testemunho do amor a Cristo. Poucos de nós serão chamados ao mesmo sacrifício de Antonio Pezzuli e seus companheiros, mas como poderíamos responder a sua exortação: “Permanecei fortes e constantes na Fé: com esta morte temporal nós ganharemos a vida eterna”? 


Altar representando o martírio e o milagre, Santa Caterina a Formiello
Altar representando o martírio e o milagre,
Santa Caterina a Formiello








(Autor: Dra. Elizabeth Lev, professora de Arte e Arquitetura Cristã no campus italiano da Universidade de Duquesne, de Pittsburgh, EUA e da Universidade São Tomás, de Saint Paul, Minnesota, EUA. Apud ZENIT). 

Visto em: http://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com.br/2013/03/os-800-martires-de-otranto.html.
 



* * *  

O Islã, inimigo de Cristo e da Igreja, novamente lança seu olhar sobre o Ocidente, desta vez pela tática do "refugiado político ou religioso"; adquirindo cidadania europeia e proliferando, planejam tornar-se maioria, uma maioria que vota, elege e se elege... e muda as leis. E não só na Europa que eles avançam a passos largos! A América Latina está na mira do Islã e já surgem mesquitas pelo Brasil todo. Os muçulmanos batem de porta em porta, no interior paulista, convidando as pessoas, à moda dos protestantes, para conhecer a "religião da paz". Muitos são os que são atraídos para essa seita satânica. Alerta, Cristãos!  



+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores