Bênção e imposição das Cinzas
Sermão da Quarta-feira de Cinzas
Pe. Antonio Viera
Em Roma, na Igreja de S. Antônio dos Portugueses
Ano de 1670
Pe. Antonio Viera
Em Roma, na Igreja de S. Antônio dos Portugueses
Ano de 1670
Com a imposição das cinzas começa a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Republico um texto sobre a preparação da Páscoa que escrevi para 2014. Em seguida, alguns links, como leituras úteis.
PÁSCOA
São cinco os Mandamentos ou Preceitos da Igreja:
- Assistir a missa inteira aos domingos e dias Santos de Guarda
- Confessar-se uma vez por ano pelo menos
- Comungar por ocasião da Páscoa
- Fazer jejum e abstinência nos dias prescritos
- Dar o dízimo segundo o costume
Nesses tempos de guerra em que nós cristãos vivemos, nos quais ter o alento da Missa diária é uma graça incomparável, é preciso ser forte e guardar a Fé com a oração. A tentação de comungar é tanta que muitos arriscam sua alma ao comungar onde sabem que não devem, não porque não há certeza da Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por que é um risco à Fé. Comungar a qualquer custo, pondo em risco a Fé não é virtude alguma, pelo contrário é uma imprudência!!! Mas não creia em mim, leia a Pascendi.
Mas o assunto aqui é outro.
Tendo em vista os preceitos da Igreja, e juntando o segundo e terceiro, por quê não se organizar com antecedência para assistir à Missa da Páscoa onde há um centro de Missa onde nossa Fé não corre risco?
Este ano (2023), o Domingo da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo será no dia 09 de abril. Por quê não começar a se organizar para juntar dinheiro, conseguir acomodações e uma licença ou até mesmo as férias, para essa data? Que bem maior para nossas almas?
Lembro a todos também o preceito da Missa da Comunhão Pascal: Em toda a América Latina, em virtude de especial indulto, concedido pelo Papa Pio XI (“Litteris Apostolicis”, de 30 de abril de 1929, n. 11), todos os fiéis podem cumprir o preceito da Santa Comunhão Pascal desde o “Domingo da Septuagésima até a festa dos SS. Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho).
Fica a sugestão.
Sugiro também que falem com seu diretor espiritual para preparar a Páscoa através de uma Quaresma vivida por um calendário piedoso (ou este), com jejum, penitência e esmolas.
Se ainda não têm um diretor espiritual, sugiro que providenciem um, com urgência. É imprudente tentar se santificar sozinhos nessa tempestade em que vivemos. E, de preferência, deve ser um Padre, porque, infelizmente, para a grande maioria dos católicos, nossos superiores naturais estão longe de serem bons diretores espirituais, pois precisam de direção tanto quanto nós!
Uma Boa Páscoa a todos!
Giulia d'Amore
Leituras úteis: AQUI.
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:
+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.