Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

São Brás, Bispo e Mártir

03 de fevereiro  

São Brás

Bispo e Mártir


Escassos são os conhecimentos que temos acerca de São Brás, Bispo de Sebaste, na Armênia, que sofreu o martírio em 316, por ordem do governador Agricoláo, no império de Licínio ou Diocleciano.  


Depois de ter sido flagelado, foi pendurado num andaime e com pentes de ferro descarnaram-lhe os ossos. Os verdugos tentaram ainda afogá-lo e, por fim, degolaram-no com mais dois jovens companheiros.  

Nas atas do martírio de Santo Eustáquio, se lê que São Brás, juntou com muita reverência os ossos deste Santo, bem como os de Santo Orestes, vítimas da cruel perseguição de Diocleciano.  

Antes de sua elevação ao episcopado, exercera a medicina e dela se servia para o bem das almas. Muitas curas maravilhosas são atribuídas à sua fé e santidade. Entre os muitos milagres por ele operados, figura este: pelo sinal e sua oração salvou da morte um menino que engoliu uma espinha de peixe. Donde surgiu o costume de recorrer a São Brás nestas ocasiões. Infelizmente, pela incultura do povo, "São Brás" tornou-se "sombrais"... É preciso corrigir os ignorantes, é um dever de caridade e uma obra de misericórdia!

A devoção a São Brás tomou incremento pela transladação das relíquias do Santo para o Ocidente, no tempo das Cruzadas.

São Brás, como grande taumaturgo, pertence ao grupo dos 14 Santos Auxiliares



Referência bibliográfica: Na luz Perpétua,  5ª.  ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas  Gerais,  1959. Visto em: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/fev/braz0302.htm.   


Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores