Pesquisar este blog

Novidades!!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SAN FELIPE DE JESÚS. CARTA ANTES DEL MARTIRIO

5 DE FEVEREIRO

SÃO FELIPE DE JESUS

CARTA ANTES DO MARTÍRIO

 

sanfelipede


Mártir no Japão, clérigo da Primeira Ordem (1574-1597). Urbano VIII, demonstrado o martírio, concedeu a Missa e o Ofício à sua ordem, em 1627. Bento XIV o inscreveu no Martirológio que publicou em 1748, enquanto Pio IX o canonizou com os outros mártires, no dia 8 de junho de 1862, com uma magnífica cerimônia, na presença de inúmeros bispos (cf. La Civiltà Cattolica, serie V, II [1862], pp. 737-46).

Atribuições: lança; palma do martírio; cruz.



Felipe de Jesus nasceu no México, filho de Afonso Las Casas e Maria Martinez. De caráter vivaz, indisciplinado, indócil e brigão. Um bom dia disse à sua mãe: “Decidi fazer-me franciscano”. A mãe não acreditou. O filho lhe disse: “Tu te ris, porém, convence-te, tão logo, me verás vestido com o hábito franciscano.” Nesse mesmo ano realizou seu sonho, porém, durou pouco seu noviciado, e regressou à casa. Seus pais o enviaram à Manila, nas Filipinas, para se dedicar ao comércio. Porém, ali seguiu seu estilo de vida de diversões e esbanjamentos com seus amigos até ficar sem nada de dinheiro. Então, os amigos o abandonaram. Arrependido, pediu perdão a Deus e suplicou aos irmãos menores que o admitissem novamente na Ordem. Atendido em seu pedido, dedicou-se à oração e à penitência, vivendo na íntima união com Deus, com uma vontade edificante.

Seus pais, quem haviam obtido boas notícias sobre o filho, pediram aos superiores que permitissem a Felipe regressar ao México, para terminar seus estudos e ordenar-se sacerdote. Aceita a petição, ele embarcou de Manila para o México. Na viagem, viu-se perfilar no lado do Japão, uma grande cruz branca, rodeada de viva luz, que logo se transformou em uma cruz roxa, até que uma nuvem a ocultou. Então Felipe disse: “Esta é a cruz que o Senhor me reserva no Japão”. Pouco mais tarde se desencadeou uma furiosa tempestade, que obrigou o capitão a parar perto do Japão. Então, a nave foi capturada e os passageiros feitos prisioneiros pelos japoneses. Felipe foi enviado ao convento de Osaka. Dali, foi transferido por São Pedro Batista a Meaco, para preparar-se para o sacerdócio. Porém, o Senhor lhe preparava a cruz e a palma do martírio. Junto com seus coirmãos e os outros franciscanos da Ordem Terceira foi preso e condenado à morte de cruz, na colina de Nagasaki. Tinha 23 anos. O México o escolheu como seu patrono.


Fontes:

Visto em: http://martyrologioromano.blogspot.com/2014/02/san-felipe-de-jesus-carta-antes-del.html


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA