Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SÃO TITO, BISPO E CONFESSOR

06 de fevereiro 

São Tito

Bispo e Confessor  




Tito era um pagão (Atos 18.7) provavelmente de Gortyna, Creta. Convertido por São Paulo, foi um dos destinatários de suas cartas. 


Era o preferido de Paulo, que refere-se a Tito como “meu  verdadeiro filho em nossa fé comum”. Não mencionado nos “Atos dos Apóstolos”, por outro lado, foi muito mencionado no Gálatas (2,1), onde São Paulo  descreve  sua jornada a Jerusalém com Barrabás e acompanhado de Tito.

Ele era uma espécie de secretário de Paulo e viajou com ele  ao Concílio de Jerusalém, onde São Paulo recusou a permitir que Tito fosse circuncidado.

Mais tarde foi enviado por São Paulo para Corintho, Grécia (2Cor 8,6-16 - 19,23), onde Tito, com sucesso,  reconciliou os cristãos com Paulo, seu fundador. Tito foi mais tarde deixado na ilha de Creta para organizar a Igreja por lá, mas pouco tempo depois foi para a Croácia (2Tim 4,10).  


De acordo com o historiador Euzébio da Caesarea, na “Historia Eclesiástica”, Tito foi ordenado por São Paulo como o primeiro Bispo de Creta. Lá serviu por vários anos e faleceu já velho, de causas naturais, em 96 d.C., e foi enterrado em Cortyna. Sua cabeça foi, mas tarde, trasladada para Veneza, durante a invasão de Creta pelos Sarracenos, em 832, e colocada no santuário de São Marcos em Veneza, Itália.

Os gregos e os sírios continuam celebrando a sua  festa no dia 25 de Agosto. A Igreja latina a celebra no dia 06 de fevereiro. De acordo com a Martirologia Romana, a sua festa era inicialmente celebrada no dia 4 de janeiro, e passou para o dia 6 de fevereiro no tempo de Papa Pio  IX.

Na arte litúrgica da Igreja, Tito é mostrado: 1) com a cabeça descoberta com o cajado  pastoral; ou 2) com um brilhante e sedutor sorriso. Ainda é mostrado: 3) como  um bispo com uma palma, com o leão de São Marcos e com as palavras “Província Candiae” acima de sua cabeça e 4) com raios emanando de sua cabeça.

É invocado como padroeiro dos canhotos.
   

 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores