Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Domingo da Septuagésima

Para auxiliar os que estão longe da Missa por motivos alheios à sua vontade. isto não supre a Missa, mas consola e instrui. Lembrem-se que devemos santificar os Domingos e Dias Santos.


DOMINGA DE SEPTUAGÉSIMA



  

Assim se chama a primeira das três [domingas] que precedem a Quadragésima ou Quaresma.  Desde hoje até a Páscoa, suprime a Igreja as Aleluias, o Gloria e outros cânticos de alegria, que pouco diriam com o tempo da penitência e do luto.  

Septuagésima. Liturgia. Sermão.
Sexagésima. Liturgia e Sermão.
Quinquagésima. Liturgia e Sermão
  



LEITURAS E COMENTÁRIOS





Intróito — Cercaram-me gemidos de morte: cingiram-me dores de inferno: e na minha angústia invoquei o Senhor, e de seu santo templo ouviu a minha prece (S. 17). Eu vos amo, Senhor, minha fortaleza, Senhor, que sois meu refúgio e meu libertador. V. Glória etc.

Coleta — Senhor, nos vos suplicamos que ouçais clemente as preces do vosso povo, afim de que, justamente afligidos por nossos pecados, deles fiquemos livres, por vossa misericórdia, para a glória de vosso santo nome. Por N.S.J.C...  

Epístola (I Cor. 9,24-27 e 10,1-5) — Irmãos: Não sabeis que os que correm no circo, todos correm em verdade, mas só um leva o prêmio? Correi, pois, de tal maneira que o alcanceis. Todo o que luta por prêmio de tudo se abstém. E eles, em verdade, o fazem só para receber uma coroa corruptível, e nós, uma incorruptível. Eu, pois, assim corro, não como ao acaso; assim combato, não como ferindo o ar: antes castigo meu corpo, e o reduzo à servidão, para que não suceda que, pregando aos outros, eu mesmo fique reprovado. Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais todos estiveram debaixo da nuvem, e todos passaram o mar, e todos, em Moisés, na nuvem e no mar, foram batizados, e todos comeram o mesmo manjar espiritual, e beberam a mesma bebida espiritual (porque bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo), mas da maior parte deles não se agradou Deus. Deo gratias.

Evangelho (Mat. 20,1-16) — Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: O reino dos céus é semelhante a um pai de família que, ao romper da manhã, saiu a contratar trabalhadores para sua vinha. E, feito com os operários o ajuste de um dinheiro [danário] por dia, mandou-os para a sua vinha. Saindo de novo, quase à hora terceira, viu alguns outros que estavam na praça desocupados, e lhes disse: Ide, vós também, para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Outra vez saiu, à hora sexta e nona, e fez o mesmo. Enfim, à undécima hora, tornou a sair e achou outros que estavam por ali e lhes disse: Por que estais aqui todo o dia ociosos? Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes: Ide vós também para a minha vinha. Porém, chegando a tarde, o senhor da vinha disse a seu mordomo: chama os trabalhadores e paga-lhes o jornal [diária], começando dos últimos até os primeiros. Aproximando-se, pois, os que tinham vindo à undécima hora, recebeu cada qual o seu dinheiro. E, vindos também os primeiros, julgaram que haviam de receber mais. Receberam, porém, igualmente um dinheiro, e, ao recebê-lo, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Estes últimos trabalharam só uma hora, e os igualastes a nós que suportamos o peso do dia e do calor. Mas ele, respondendo a um deles, disse: Amigo, não te faço injúria; por ventura não combinaste comigo um dinheiro? Toma o que é teu e vai-te em paz, pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Acaso não me é permitido fazer o que quero? Ou tu me olhas com maus olhos porque sou bom? Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos, os escolhidos. Laus tibe Christe.

Ofertório — É bom louvar o Senhor, e cantar a glória de vosso nome, ó Altíssimo.

Secreta — Aceitais, Senhor, nos vo-lo pedimos, nossas ofertas e orações, purificai-nos por esses mistérios celestes, e atendei benignamente às nossas súplicas. Por N.S.J.C...

Comunhão — Senhor, fazei resplandecer vossa face sobre vosso servo, e salvai-me em vossa misericórdia. Senhor, não permitais que me envergonhe por ter invocado o vosso nome.

Postcomunhão — Fazei, Senhor, que vossos dons fortaleçam vossos fiéis e lhes inspirem o desejo de recebê-los de novo e sejam seus desejos sempre satisfeitos.Por N.S.J.C...

Retirado de: Goffiné. Manual do Cristão. Rio de Janeiro. 1944. Sacristia do Colégio da Imaculada, pp. 326-330.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores