Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CATECISMO: DA ORAÇÃO

clique nas imagens para ampliá-las

Segunda Parte: Da Oração


Capítulo 1 

Da oração em geral


Jesus contou também a seguinte parábola para alguns que confiavam em si mesmos, tendo-se por justos, e desprezavam os outros: "Dois homens subiram ao Templo para rezar; um era fariseu, o outro, um cobrador de impostos. O fariseu rezava, de pé, desta maneira: 'Ó meu Deus, eu te agradeço por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo que possuo'. Mas o cobrador de impostos, parado à distância, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu. Batia no peito, dizendo: 'Ó meu Deus, tem piedade de mim, pecador!'. Eu vos digo: Este voltou justificado para casa e não aquele. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado". (Luc. 18,9-14) "E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas das praças para serem vistos pelos outros. Eu vos garanto: eles já receberam a recompensa. Mas quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está no oculto. E o Pai, que vê no oculto, te dará a recompensa. E nas orações não faleis muitas palavras, como os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa das muitas palavras. Não os imiteis, pois o Pai já sabe de vossas necessidades antes mesmo de pedirdes". (Mt. 6,2-9).

252) De que trata a segunda parte da Doutrina Cristã? A segunda parte da Doutrina Cristã trata da oração em geral, e do Padre-Nosso em particular.

253) Que é a oração? A oração é uma elevação da alma a Deus, para adorá-lO, para Lhe dar graças e para Lhe pedir aquilo de que precisamos.

254) Como se divide a oração? A oração divide-se em mental e vocal. Oração mental é a que se faz só com a alma; oração vocal, a que se faz com as palavras acompanhadas da atenção do espírito e da devoção do coração.

255) Pode dividir-se de outra maneira a oração? A oração pode também dividir-se em particular e pública.

256) Que é a oração particular? A oração particular é a que faz cada um em particular, por si ou pelos outros.

257) Que é a oração pública? A oração pública é a que fazem os ministros sagrados, em nome da Igreja, e pela salvação do povo fiel. Pode-se chamar pública também a oração feita em comum e publicamente pelos fiéis, como nas procissões, nas peregrinações e na Igreja.


258) Temos nós esperança fundamentada de obter por meio da oração os auxílios e graças de que necessitamos? A esperança de obter de Deus as graças de que necessitamos é fundamentada nas promessas de Deus Onipotente, muito misericordioso e fidelíssimo, e nos merecimentos de Jesus Cristo.
.

259) Em nome de quem devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos? Devemos pedir a Deus as graças de que necessitamos, em nome de Jesus Cristo, como Ele mesmo nos ensinou e como pratica a Igreja, a qual termina sempre as suas orações com estas palavras: per Dorninum nostrum Jesurn Christurn, que quer dizer: por Nosso Senhor Jesus Cristo.

260) Por que devemos pedir a Deus as graças em nome de Jesus Cristo? Devemos pedir as graças em nome de Jesus Cristo porque, sendo Ele o nosso Mediador, só por meio dEle podemos aproximar-nos do trono de Deus.

261) Se a oração tem tanta eficácia, como é que tantas vezes não são atendidas as nossas orações? Muitas vezes as nossas orações não são atendidas, ou porque pedimos coisas que não convêm à nossa eterna salvação, ou porque não pedimos como deveríamos.

262) Quais são as coisas que principalmente devemos pedir a Deus? Devemos principalmente pedir a Deus a Sua glória, a nossa salvação e os meios para consegui-la.

263) Não é também lícito pedir bens temporais? Sim, é também lícito pedir a Deus os bens temporais, sempre com a condição de que sejam conformes à Sua Santíssima Vontade, e não sejam obstáculo à nossa eterna salvação.
.

264) Se Deus sabe tudo aquilo de que necessitamos, por que devemos rezar? Embora Deus saiba tudo aquilo de que necessitamos, quer todavia que nós Lho peçamos, para reconhecermos que é Ele que dá todos os bens, para Lhe testemunharmos a nossa humilde submissão, e para merecermos os seus favores.

265) Qual é a primeira e a melhor disposição para tornar eficazes as nossas orações? A primeira e a melhor disposição, para tornar eficazes as nossas orações, é estar em estado de graça, ou, não o estando, ao menos desejar recuperar esse estado.

266) Que mais disposições se requerem para bem rezar? Para bem rezar, requerem-se especialmente o recolhimento, a humildade, a confiança, a perseverança e a resignação.

267) Que quer dizer orar com recolhimento? Quer dizer: pensar que estamos a falar com Deus; e por isso, devemos rezar com todo o respeito e a devoção possíveis, evitando, quanto for possível, as distrações, isto é, todo o pensamento estranho à oração.

268) As distrações diminuem o merecimento da oração? Sim, quando nós mesmos as provocamos, ou não as repelimos com diligência. Se, porém, fizermos quanto podemos para estarmos recolhidos em Deus, então as distrações não diminuem o merecimento da nossa oração, mas até o podem aumentar.
.

269) Que se requer para fazermos oração com recolhimento? Devemos, antes da oração, afastar todas as ocasiões de distração e, durante a oração, devemos pensar que estamos na presença de Deus, que nos vê e nos ouve.

270) Que quer dizer rezar com humildade? Quer dizer: reconhecer sinceramente a nossa indignidade, incapacidade e miséria, acompanhando a oração com a compostura do corpo.

271) Que quer dizer rezar com confiança? Quer dizer que devemos ter firme esperança de sermos atendidos, se daí provier a glória de Deus e o nosso verdadeiro bem.

272) Que quer dizer rezar com perseverança? Quer dizer que não nos devemos cansar de rezar se Deus não nos atender imediatamente, senão que devemos continuar a rezar ainda com mais fervor.

273) Que quer dizer rezar com resignação? Quer dizer que
devemos nos conformar com a vontade de Deus, que conhece melhor do que nós quanto nos é necessário para a nossa salvação eterna, ainda mesmo no caso em que as nossas orações não fossem atendidas.

274) Atende Deus sempre as orações bem feitas? Sim, Deus atende sempre as orações bem feitas; mas da maneira que Ele sabe ser mais útil para a nossa salvação eterna, e não sempre segundo a nossa vontade.
.

275) Que efeitos produz em nós a oração? A oração faz-nos reconhecer a nossa dependência, em todas as coisas, de Deus, supremo Senhor; faz-nos progredir na virtude; alcança-nos de Deus misericórdia; fortalece-nos contra as tentações; conforta-nos nas tribulações; auxilia-nos nas nossas necessidades e alcança-nos a graça da perseverança final.

276) Quando devemos especialmente rezar? Devemos rezar especialmente nos perigos, nas tentações e no momento da morte; além disso, devemos rezar frequentemente, e é bom que o façamos pela manhã e à noite, e no princípio das ações importantes do dia.
277) Por quem devemos rezar? Devemos rezar por todos; isto é, por nós mesmos, pelos nossos parentes, superiores, benfeitores, amigos e inimigos; pela conversão dos pobres pecadores, daqueles que estão fora da verdadeira Igreja, e pelas benditas almas do Purgatório.

CATECISMO DE SÃO PIO X


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores