Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AS QUATRO TÊMPORAS

AS QUATRO TÊMPORAS

Quarta, Sexta e Sábado: dias de jejum e abstinência para o Católico.


 

 

265.   1. Nome. Quatro Têmporas ou só Têmporas se chamam a quarta-feira, a sexta-feira e o sábado das 4 semanas seguintes: primeira da quaresma, primeira de pentecostes, terceira de setembro e terceira de dezembro; nestas semanas há jejum e abstinência (mas não obriga).

2. Origem. Influíram provavelmente vários elementos. Conforme uns autores as Quatro Têmporas são o vestígio da antiga semana cristã com 3 dias de jejum. Conforme outros, foram instituídas para santificar o início das 4 estações do ano. Mais provável é que sejam resultado de várias reflexões.
a) A ideia de jejum algumas vezes por ano acha-se na EscrSitura agrada do Antigo Testamento. Estes textos são citados nas lições dos Sábados das Têmporas de Setembro. O profeta Zacarias (8, 19) menciona quatro épocas de jejum para Israel. O Papa Leão Magno (Sermão 92; 79; 12) ensina que asTêmporas fora da Quaresma foram instituídas pelos apóstolos.
 
266.   b) Foi em Roma que primeiro se celebravam as 3 têmporas do verão, outono e inverno. O número 3 se explica por certas festas pagãs que ocorriam três vezes por ano, feriae sementinae (inverno), feriae messis (verão), feriae vindemiales (outono). As Têmporas contrabalançavam os excessos dos idólatras. Assim se explica o fato, um tanto estranho, de que o Oriente não conhece as Têmporas. O Líber Pontificalis diz que o Papa Calisto (+ 233) instituiu estas 3 têmporas.
 
c) S. Leão Magno menciona pela primeira vez as Quatro Têmporas relacionando-as com as 4 estações do ano. Deviam ser santificadas pelo jejum.
 
d) O Papa Gelásio (+ 496) acrescentou as ordenações sacerdotais que ainda hoje se fazem nestes dias (Cân. 1006, §2). De Roma, as Têmporas se propagaram para todas as igrejas de rito romano. A sua época só foi fixada por Urbano II (1095).
 
Como foi costume antigo cristão jejuar antes das ordenações (At 13, 2), a Igreja, guardando este costume, conferia as ordens nos dias de jejum. Segundo Durandus (II e 1 n.34), as Quatro Têmporas são as primícias do tempo, porque representam cada vez o inicio de uma nova estação do ano. Os clérigos são as primícias do povo cristão, porquanto estão em lugar dos levitas, os quais Deus reservou para si em troca dos filhos primogênitos de cada família. Por isso, convém que as primícias do povo cristão sejam consagradas a Deus junto com as primícias do tempo, as Quatro Têmporas.
 
267.   3. A Liturgia das Têmporas tem na quarta-feira duas epístolas. A razão histórica é o antigo costume romano e de outras Liturgias de ler duas lições antes do Evangelho.
 
Beletho (c. 90) e Durando (VI, c. 8 n. 2) explicam as duas lições com a antiga regra de que, no sábado depois de uma quarta-feira com duas lições na missa, se podem ordenar sacerdotes, e isto seis vezes por ano. Na quarta-feira, os candidatos eram examinados, e por isso na Missa se acrescentava uma lição relativa ao Sacerdócio, para significar que os ordenandos devem ser versados no Antigo e Novo Testamento para poder instruir o povo.
 
Nos Sábados das Têmporas se leem seis lições, mas provavelmente antes eram doze, como ainda no Sábado Santo, por causa do escrutínio dos catecúmenos antes do batismo. A quinta lição é sempre a chamada lectio de camino ignis, do profeta Daniel. A sua significação é profunda. Como os três jovens passaram pela prova do fogo, assim os candidatos ao Sacerdócio devem passar pelas provas exigidas pela Igreja, conforme a lei apostólica: Probentur primum et sic ministrent. (1 Tim 3, 10; Durando VI, c. 10, n. 3.) Depois dela, antigamente, se realizavam todas as ordenações, ao passo que hoje são distribuídas pelas várias lições.

Curso de Liturgia de Pe. Reus. Liturgia - Parte PARTE III. Liturgia Geral. O Tempo Sacro. Cap. IV. 

Leia a respeito das Têmporas e do jejum e abstinência



Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores