Antonio Carnicero y Mancio
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Sagrada Família com o Menino dormindo |
(Salamanca, 1748 — Madrid, 1814). Pintor e gravador espanhol, filho do escultor barroco Alejandro Carnicero, foi também miniaturista de grande interesse, embora a parte mais conhecida de sua obra seja constituída por cenas de gênero e séries de ilustrações gravadas. Ingressou aos dez anos na “Academia de San Fernando” (Madrid) e acompanhou seu irmão Isidro a Roma. Na Cidade Eterna permaneceu seis anos e ganhou diversos concursos artísticos. A seu regresso, completou sua formação na academia madrilena e preparou, a partir de 1775, como colaborador de José del Castillo, desenhos para tapeçaria para a “Real Fábrica”, destinados a decorar os aposentos da princesa de Astúrias no palácio de “El Pardo”.
Como desenhista, realizou as ilustrações para as edições de Dom Quixote (vide abaixo) que foram publicadas pela Real Academia Espanhola em 1780 e 1782. Em 1790, realizou desenhos preparatórios para impressões, como o importante conjunto de Tauromaquia — arte e técnica de tourear ou de lidar com touros — chamado "Colección de las principales suertes de una corrida de toros" (vide abaixo).
Como pintor de câmara — “pintor de câmara” ou “pintor da corte” se refere ao pintor designado para realizar de forma habitual as encomendas artísticas de uma corte real ou nobre, especialmente os retratos — iniciou, entre 1796 e 1799, por encomenda de Manuel Godoy, o libro “del Real picadero o la equitación”, que não concluiu. Colaborou na “Coleção de trajes” (vide abaixo), série sobre sujeitos populares da Espanha, realizando, entre 1778 e 1784, sete desenhos com personagens das ilhas Baleares.
Suas cenas de bailes e passeios, ou os voos dos balões dos irmãos Montgolfier (vide abaixo) se situam no estilo rococó, sem dúvida; em seus retratos, opta em favor de um maior classicismo. Prova disso são o “Retrato de Carlos IV com armadura” (vide abaixo) (1789, Museu Municipal, Madrid) e o “Retrato de Manuel Godoy” (vide abaixo) (1801-1806, “Academia de San Fernando”, Madrid).
Entre a variedade de estilos e gêneros tratados pelo artista, se encontra uma obra de caráter excepcional: “A Alegoria da Vigilância” (vide abaixo), de temática moral, pintada com dramáticos contrastes de luzes e sombras, que convertem esta obra e sua parceira (coleção particular) em antecedentes pictóricos da estética do “sublime”. Algo similar ocorre com seu imponente “Erupção do Vesúvio” (vide abaixo) (coleção particular, Madrid), pintada segundo uma composição de Pierre Jacques Volaire (imagem aqui).
Na década de 1780, Carnicero trabalhou na série de óleos com vistas de estradas e de portos, encomendada originalmente a Mariano Ramón Sánchez por Carlos III. A este conjunto pertence uma das três Vista de Albufera de Valência (vide abaixo), que está no Museu do Prado, pintada com pinceladas minuciosas que caracterizam, de forma realista, a topografia do lugar, apreciável também na duas vistas do Teatro Romano de Sagunto (1787, coleção particular, Madrid), onde Carnicero pintou, de diferentes planos, as ruínas do antigo teatro romano. Ambas as obras refletem o sofisticado interesse cultural e ilustrado da época por conhecer o patrimônio histórico, arqueológico e geográfico do País.
ALGUMAS OBRAS
Colección de las principales suertes de una corrida de toros
Vide mais obras aqui:
Fontes:
Tradução: Giulia d'Amore
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