Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Histórias de conversão XI: a Fé sobre o gelo - Stella Kim Yu-na

Stella Kim Yu-na
Mais um HISTÓRIAS DE CONVERSÃO: a de Stella Kim Yu-na, a patinadora no gelo sul-coreana que ganhou a medalha de ouro de patinação artística em Sochi, na Rússia, este ano. 

“No momento do Batismo, senti uma enorme consolação em meu coração. Compreendi imediatamente que era o amor de Deus, e Lhe prometi que continuaria sempre a rezar-Lhe”.

Antes de vencer um ouro olímpico nas Olimpíadas de inverno de Vancouver, em 2010, o primeiro de seu país, ela fez em silêncio o sinal da cruz. E desde então, aquele sinal da cruz a acompanha sempre. A patinadora sobre o gelo Stella Kim Yu-na se tornou, sem querer, um símbolo da Igreja Católica da Coreia do Sul.

Yu-na nasceu em 5 de setembro de 1990, em Bucheon, na província sul-coreana de Gyeonggi, e se mudou para Gunpo quando tinha seis anos de idade. Em um primeiro momento, treinava em seu país natal, mas depois se transferiu para Toronto, no Canada, em maio de 2007. Viveu quatro anos em Ontario, e atualmente treina em Seoul e em Los Angeles. Em 2009, se inscreveu na faculdade de Educação Física da Korea University.



A APRESENTAÇÃO EM VANCOUVER 2010:



A correta transliteração de seu nome do coreano seria Kim Yeona. Mas, quando a patinadora requereu seu passaporte o funcionário errou e escreveu Yu-na. Em seu perfil ISU, consta Yuna Kim. 


Vancouver 2010: ouro olímpico

 Stella começou a patinar com a mãe, aos cinco anos, quase que de brincadeira. Aos 12 anos, vence os campeonatos sul-coreanos de patinação artística. Dois anos depois, debuta internacionalmente e se classifica em segundo lugar em diversas competições a nível mundial. A mídia sul-coreana começa a se interessar por ela. Mas neste ponto, segundo conta seu médico pessoal, Cho Seong-yeon, “começa também um tipo de isolamento de seus coetâneos. Tantos treinos, tanta tentação e tanta atenção podem ser um problema sério para uma adolescente” (entrevista à revista “A Sua Immagine”, 8 fevereiro 2014). 


o Batismo, em 24 de maio de 2008: nasce Stella para a Fé

Por meio do dr. Cho, um católico devoto que dirige uma clínica privada em Seoul, Yu-na entra em contato com as irmãs que prestam serviço voluntário aos doentes. Junto com a mãe, que a acompanhará não apenas nas pistas, mas também no catecumenato, ficam impressionadas com o trabalho das religiosas. 




o primeiro anel

O caminho de conversão começa em 2005, quando um sério problema no joelho e no pé a obrigam a parar por um período de cuidados. Na estação seguinte, por causa de uma dor nas costas se retira dos Campeonatos nacionais: em janeiro de 2007, o dr. Cho lhe diagnostica uma hérnia de disco que, potencialmente, poderia por uma pá de cal à sua carreira esportiva.


O choro emocionado em Sochi revela o novo anel-terço dela

Continua, assim, a frequentar a clínica, sem saber se iria se operar ou não; faz amizade com as freiras que lhe dão uma medalhinha abençoada da Virgem. Os cuidados médicos parecem funcionar e volta sobre o gelo: chega em terceiro lugar nacional. Presa ao uniforme está a medalha abençoada.  


A jovem escolheu como nome de batismo justamente Stella, para honrar a Stella Matutina, a Virgem, e no dedo leva, desde o começo da conversão, um anel com as contas do Rosário. À mídia, Stella explicou que a Fé Católica lhe deu uma nova paz: “No momento do Batismo, senti uma enorme consolação em meu coração. Compreendi imediatamente que era o amor de Deus, e Lhe prometi que continuaria sempre a rezar-Lhe”.


O OURO EM SOCHI 2014:



Fontes: 

http://www.aleteia.org/it/stile-di-vita/articolo/stella-kim-pattino-pregando-la-vergine-5209009149706240
http://stlouiscatholic.blogspot.com.br/2010/03/olympic-gold-medalist-kim-yu-na.html 
http://www.catholicnewsagency.com/news/olympic-figure-skating-star-hailed-as-example-for-catholics/ 
http://www.heraldmalaysia.com/news/Korean-Olympics-star-endorses-the-rosary-6852-10-1.html 
http://yunaforum.com/forum/index.php?showtopic=406 - Este é um fórum de fãs dela.

Tradução: Giulia d'Amore
 
+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Um comentário:

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores