Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2012

FSSPX: Menzingen exclui Dom Williamson

Publico, para memória futura, o comunicado através do qual Menzingen faz saber que exclui Monsenhor Williamson da FSSPX, sem um processo, sem defesa, sem levar em conta o Direito Canônico, pelo qual qualquer Bispo está submetido à autoridade exclusiva do Papa, mesmo que pertença a uma Congregação, Ordem, Instituto etc. Para quem exige tanto de todos, o Superior Geral e seu Conselho se acham acima de qualquer lei, a não ser a que imaginam existir na cabeça deles.


Comunicado da Casa Geral da Fraternidade São Pio X (24 de outubro de 2012)



Monsenhor Richard Williamson, tendo-se distanciado da orientação e do governo da FSSPX há vários anos, e negando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos aos seus superiores legítimos, foi declarado excluído da FSSPX por decisão do Superior Geral e do Conselho, em 4 de outubro de 2012. Um último prazo lhe havia sido concedido para se conformar ao disposto, ao termo do qual anunciou a difusão de uma “carta aberta” pedindo ao Superior Geral que renunciasse.

Esta dolorosa decisión se hizo necesaria en atención al bien común de la Fraternidad San Pío X y de su buen gobierno, de conformidad con lo que Mons. Lefebvre denunciaba: “Es la destrucción de la autoridad. ¿Cómo puede ejercerse la autoridad si es necesario que ella pida a todos los miembros que participen en el ejercicio de la autoridad?” (Ecône, 29 de octubre de 1987)

Esta dolorosa decisão se fez necessária em atenção ao bem comum da Fraternidade São Pio X e de seu bom governo, em conformidade com o que Mons. Lefebvre denunciava: “É a destruição da autoridade. Como se pode exercer a autoridade se é necessário que ela peça a todos os membros que participem do exercício da autoridade?” (Ecône, 29 de junho de 1987).

Dado em Menzingen, aos 24 de outubro de 2012

Fonte: DICI
Tradução: Giulia d’Amore di Ugento
_

Leitores