Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

São Crisógono, Mártir

24 de novembro

São Crisógono

Mártir


Michele Giambono - 1450
São Crisógono a cavalo
Igreja de São Trovaso - Veneza

 
São Crisógono era um oficial romano convertido ao Cristianismo e que, por sua vez, converteu vários outros a sua Fé. Ele é tido como amigo de Santa Anastácia de Sirmium, de quem foi guia na Fé cristã. Santa Anastácia diz que o sucesso de Crisógono como missionário fez com que as autoridades o prendessem e o deixaram por meses em péssimas condições. Crisógono foi enfim martirizado por não renegar a sua Fé e finalmente decapitado, durante as perseguições do Imperador Diocleciano. Seu corpo foi atirado ao mar, mas recuperado por um cristão chamado Zoilus 

 O Papa Silvestre I construiu uma igreja sobre sua tumba na primeira metade do século IV. Sua tumba foi escavada no início do século XX, 6 metros abaixo do solo onde está a presente igreja de São Crisógono, em Roma, onde ele tem sido venerado pelo menos desde o fim do século V. O seu Santuário contém a sua cabeça e um de seus braços, que hoje é orgulhosamente preservado no altar. Um teto soberbamente dourado e decorado foi criado no século XVII.  

Ele é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um jovem cavaleiro empunhando o escudo com o emblema IHS. Às vezes é mostrado sendo içado da água como um peixe.

Visto em: http://artereligiao.blogspot.com.br/2011/11/24-de-novembro-sao-crisogono-martir.html.

 
 

É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um email para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!
_

2 comentários:

  1. Oi Giulia. Tudo bem com você? Quero lhe pedir um favor. Tem como me passar a tradução do hino Adeste Fideles? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro sr. José Antonio, respondo aqui tb.

      Desculpe a demora em responder, estou convalescente, mas está tudo bem graças a Deus. Há várias traduções deste belo hino natalino, e vou preparar uma tradução acurada para publicar antes do Natal. Até lá sugiro ler a história do hino aqui: http://farfalline.blogspot.com.br/2011/12/feliz-natal.html (copie e cole no campo de endereço lá em cima). Achei duas traduções: 1) http://milesecclesiae.blogspot.com.br/2008/11/adeste-fideles.html e 2) http://tesourosdaigrejacatolica.blogspot.com.br/2013/10/adeste-fideles.html. Não tive tempo de verificar, agora, qual é a mais correta.

      Se precisar algo urgente, use o formulário lateral ou o email judamore@gmail.com.

      Fique com Deus e reze por nosso apostolado. Salve Maria.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores