Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

São Saturnino, Mártir

30 de novembro 

São Saturnino

Mártir  


São Saturnino nasceu em Cartago, África. Foi bispo de Toulouse e é um dos santos mais populares na França e na Espanha. É também considerado o padroeiro das corridas.  

Tudo o que se sabe sobre ele consta das atas de sua Passio, escritas entre os anos 439 e 450 dC. Por volta do ano 250, ele fixou residência na cidade de Toulouse. Nesse tempo, não havia ainda muitas comunidades cristãs, e os templos pagãos viviam repletos de pessoas que faziam sacrifícios aos deuses. Conta-se que ele caminhava todos os dias até uma pequena capela onde costumava fazer suas orações. Para chegar à capela, ele era obrigado a passar em frente ao Capitólio, o templo principal dos romanos, dedicado ao deus Júpiter, e a quem os pagãos ofereciam touros para obter respostas para os seus pedidos. Os sacerdotes do templo começaram a se irritar com aquela passagem diária, achando que a presença de Saturnino nas imediações do templo inibia e emudecia os deuses. Certo dia, instigado pelos sacerdotes, o povo cercou Saturnino e lhe impôs sacrificar um touro sobre o altar de Júpiter. O bispo negou-se a fazê-lo,  declarando que não tinha medo dos raios de Júpiter, simplesmente porque Júpiter não existia. 

Enfurecidos, os pagãos o pegaram, amarraram-no ao pescoço de um touro, e fustigaram o animal que, enraivecido, desceu correndo as escadas do Capitólio, levando consigo o bispo. São Saturnino teve os membros despedaçados e morreu logo depois.  


Seu corpo foi jogado e abandonado no meio de uma estrada, porém foi mais tarde recolhido por duas piedosas mulheres que o sepultaram.  

Sobre seu túmulo, um século mais tarde, Santo Hilário construiu uma capela de madeira que foi posteriormente destruída. No século VI, as relíquias do bispo mártir foram encontradas e no lugar foi erguida uma igreja dedicada a ele.
 

Fonte: http://artereligiao.blogspot.com.br/2011/11/29-de-novembro-sao-saturnino-bispo-e.html.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA