Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

25 de novembro

Santa Catarina de Alexandria 

Virgem e Mártir 


 
Santa Catarina de Alexandria era uma virgem de grande beleza e inteligência, filha do governador de Alexandria, à época do imperador Maximiano. 

Catarina nasceu na cidade egípcia de Alexandria, em 287, e cresceu como uma pagã, mas em sua adolescência converteu-se ao Cristianismo.  

Diz-se que ela visitou seu contemporâneo, o imperador romano Maximiano, e tentou convencê-lo do erro moral na perseguição aos cristãos. Ela conseguiu converter a Imperatriz, esposa de Maximiano,e muitos pagãos que o Imperador enviou para disputar com ela. Cristã convicta, se recusou a casar com o próprio imperador, que queria se divorciar para desposá-la, pois, em visão, o próprio Jesus Cristo lhe havia dado um anel de casamento.  



Quando defendeu com êxito a Fé Cristã diante de filósofos pagãos que haviam sido convocados pelo próprio Maximiano para convencê-la a deixar o Cristianismo, foi torturada em uma roda com pontas cortantes que se quebrou. Então, apareceu-lhe o Arcanjo Miguel para confortá-la e Catarina rezou suplicando que, em nome do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos aqueles que a ele recorressem e que tudo obtivessem por sua intercessão. Após muitas outras torturas foi a santa decapitada, no ano 310 (ou 305). Contava, então, dezoito anos de idade. De seu corpo fluiu leite, ao invés de sangue.  

O corpo de Catarina desapareceu milagrosamente, sendo transportado por anjos para o topo de Jebel Katerina, o pico mais alto da península do Sinai. Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje.
 

Foi ouvindo a voz de Santa Catarina que Santa Joana d'Arc encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França. Junto de Santa Margarida e do Arcanjo São Miguel, era uma das vozes que falavam com ela e a instruíram na sua missão de salvar a França.

Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. No Brasil, é a padroeira principal do Estado e da Ilha de Santa Catarina e co-padroeira da Catedral metropolitana de Florianópolis.


Fontes: 
  • http://www.catedralortodoxa.com.br/#!Santa-Catarina-de-Alexandria-M%C3%A1rtir/c1gsq/593FB076-68AF-468A-9A1E-74BF567B7633
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_Alexandria. 
 *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores