Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

Nova diocese no Brasil: Navirai/MS

Papa cria nova diocese em MS e nomeia italiano como bispo
 
O Vaticano anunciou ontem a criação de uma nova diocese no Brasil. A nova circunscrição da Igreja Católica irá abranger 19 municípios da região sul de Mato Grosso do Sul e será sediada em Naviraí (390 km de Campo Grande).

Segundo a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), a nova diocese coordenará 19 paróquias e 27 padres. O número de católicos na região, segundo a entidade, é de quase 200 mil.

Para a função de bispo, o papa Bento 16 nomeou o padre Ettore Dotti, 50, da paróquia de Serrinha (BA). Nascido em Bérgamo (Itália), Dotti está no país desde 1995 e já atuou nas paróquias de Itapevi e Jandira, em São Paulo, e Peabiru e Ivailândia, no Paraná

De acordo com a CNBB, a criação da nova diocese aumenta para 275 o número de divisões eclesiásticas no país --entre elas 44 arquidioceses, 211 dioceses e 13 prelazias.

Prelazia é uma diocese com recursos e pessoal limitados. Arquidiocese é a divisão que exerce jurisdição sobre as dioceses e é chefiada por um arcebispo.

Antes de Naviraí, as mais recentes dioceses criadas pelo Vaticano no país haviam sido as de Camaçari (BA), em dezembro do ano passado, e Salgueiro (PE), em agosto de 2009.


Dom Ettore nasceu em 1° de janeiro de 1961 na cidade de Palosco (Bergamo), Itália. 

Depois de estudar Filosofia e Teologia, foi ordenado em 1994, e no ano seguinte, foi enviado como missionário ao Brasil. Esteve em Osasco e Itapeví (SP), Peabiru, Campo Mourão e Curitiba (PR), e desde o ano passado encontrava-se na Diocese de Serrinha, na Bahia.

A nova Diocese de Naviraí tem 267.356 habitantes, dos quais 197.000 são católicos. Existem 19 paróquias e 27 sacerdotes diocesanos.

Os municípios da nova circunscrição serão 19: Naviraí, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.
(CM) 



Fontes:  



COMENTÁRIOS PÚBLICOS, LOGO ABAIXO.
EM PRIVADO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores