Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sobre um belo exercício da presença de Deus

Sobre um belo exercício da presença de Deus


"A paz encontrada em Deus irradia a todo o ser, sobre quantos entram em relação com ele.

Entre os que mais preconizaram na idade média o exercício da presença de Deus, acha-se na primeira linha o bem-aventurado Henrique Suso.

Certa ocasião em que esse amigo de Deus se achava em visita a um convento de freiras, perguntaram-lhe suas filhas espirituais como passava.

- Receio, respondeu ele, não andar bem, pois, contra o meu costume, há quatro semanas nada sofro no corpo nem em minha reputação; é de temer que Deus me haja esquecido.

Mal acabara Suso essas palavras quando o chamaram para fora do parlatório, e um irmão o informou de que uma emboscada lhe fora armada de dois lados para assassiná-lo. Ao ouvir esta notícia, exclamou: "Louvado seja Deus" e, correndo ao parlatório, disse às religiosas:

- Passai bem, minhas filhas. Deus lembrou-se de mim e ainda não me esqueceu!

Como nos torna felizes o exercício da presença de Deus, mesmo nas horas de sofrimento!"

De "O exercício da presença de Deus". Por um zeloso sacerdote. Ed. Vozes. 1938

 
 
 
 
 
 
PARA LER:
  • Vida do Beato Henrique Suso, da ordem dos Pregadores, traduzida de latim em portuguez. Considerações das lagrimas de N. Senhora, e outras obras em prosa, e em verso, que andavão dispersas (1836) - PDF.





****************************************************
Iesu, Maria, Ioseph, vobis cor et animam meam dono.
Iesu, Maria, Ioseph, adstate mihi in extremo agone.
Iesu, Maria, Ioseph, in pace vobiscum dormiam et requiescam.

*

Leitores