Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

HERESIAS: A questão Medjugorje volta a confundir os católicos

 "Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita distração e ilusão"
(Imitação de Cristo)

Publico texto do blog Sublimes Verdades sobre a "aparição" de Medjugorje, assunto que volta e meia aparece para confundir os homens de boa fé e de boa vontade, particularmente por obra e graça dos sites pró-Medjugorje, em sua intensiva campanha para vender esse peixe podre. 

Nos últimos dias, foi anunciado - e o Fratres In Unum publicou a notícia - que uma comissão pontifícia teria elaborado um "relatório positivo", após 3 anos de investigações, a pedido da Santa Sé. Como sempre, isso causou um alvoroço, com "opiniões" (porque é disso que se trata) a favor e contra, sem prudência, nem bom senso. De fato, fora poucas vozes sensatas - como a de @Patrícia Medina, a qual alertou para o fato de que a notícias tinha sido publicada no site "Medjugorje Today", o que, por óbvias razões deve fazer refletir sobre a veracidade do fato, e de @Ricardo Costa, que fez a caridade de informar o link do texto abaixo - infelizmente a maioria, além de demonstrar nunca ter sequer pesquisado a respeito, baseia sua crença nos "malabarismos estéticos" que a "aparição" sói apresentar. Prodígios, o demônio sabe fazer, assim como sabe usar alguma verdade para tornar críveis suas mentiras. Isso qualquer católico bem informado sabe.

E, de fato, é disso que se trata: informação. A maioria dos que se auto-intitulam católicos pouco ou nada sabe da Doutrina Católica ou de Catecismo básico, e costumam aplaudir essas "aparições", sem a mínima prudência, sobretudo em tempos como o nosso em que se sabe que "novas verdades" estão sendo espalhadas por muitas "vozes". 

Abrindo um parêntese, o mais espantoso é a ignorância sobre coisas básicas nos meios religiosos, como no caso daqueles padres "entrevistados" por uma humorista italiana (do Le Iene (As Ienas), similar ao CQC) e que não sabem sequer os 10 Mandamentos! Esse vídeo personaliza aquele célebre ditado: "seria cômico se não fosse trágico"!

Minha opinião sobre o assunto? Pode ser lida em Gálatas 1,8: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema".  

Portanto, para difundir boa informação sobre esta "aparição" que manda a vidente desobedecer à autoridade eclesiástica (uma das evidências de veracidade ou não de uma aparição), vamos à laitura do que interessa:   



Alguém ainda lembra de Medjugorje?

Medjugorje
Novo centro do Universo
Aos leitores do blogue, trago a publico minha tradução de um texto interessante deste site sobre os fatos curiosos que aconteceram em Medjugorje durante todo esse tempo no pontificado de João Paulo II. Algumas histórias divertidas eu francamente desconhecia na minha época de medjugorjeano devoto, como o caso do lenço ensangüentado e dos ponteiros loucos do relógio da Mirjana. Divertido também são as gargalhadas dos piedosos videntes ante a “pergunta” infantil de Jakov Colo. Mas minha intenção mesmo é denunciar esta farsa diabólica que ainda ilude muitos católicos.

Só para reforçar ou lembrar, outros links:

Medjugorje recebe ato de acusação do bispo – exorcista Monsenhor Borgeon: “as aparições da Virgem? Tudo falso: os videntes mentem e são inspirados por algo satânico para enriquecê-los economicamente”
Vaticano denuncia reivindicação de grupos que vêem a Virgem Maria mais de 40.000 vezes como “obra do diabo”.


Os "videntes"
1) Banalidade ou falta de dignidade.

De acordo com o " Tratado na teologia Mística, " por Padre Farges (1923), " Considerando que a visão divina se conforma sempre à gravidade e à majestade das coisas celestiais, as figuras diabólicas terão alguma infabilidade indigna de Deus, algo ridículo, extravagante, desordenado, ou ilógico acerca delas"

A) Quinta-feira, junho 25, 1981: " (A vidente) Mirjana pediu que Nossa Senhora deixasse-nos um sinal… e os ponteiros do relógio de Mirjana recuaram." (livro do Padre Yanko Bubalo, p. 22-25)

B) Sábado, junho 27, 1981: Os videntes afirmaram que a Virgem desapareceu muitas vezes porque o povo teria pisado em seu véu. (Bubalo, p. 29-32)

C) Agosto 2, 1981: Essa noite durante a aparição, aqueles presentes seguiram em fila, para tocar no " véu, na cabeça, na mão, no vestido" da aparição. " No fim, a Virgem aparentava estar suja, cheia de manchas." (Bubalo, p. 73-74)

D) Setembro 4, 1981: A Vidente Vicka em seu diário escreve: " Nós a perguntamos (A Virgem) sobre o homem que viu Jesus na rua, quando estava dirigindo seu carro. Ele encontrou um homem que estava todo ensangüentado - este homem era Jesus - que lhe deu um lenço ensangüentado, dizendo lhe (ao motorista) para o jogar no rio. Pegando a estrada, encontrou uma senhora - era a Bendita Virgem Maria; pediu ao motorista o lenço ensangüentado. O homem entregou o seu próprio lenço, mas a Virgem pediu o ensangüentado. “ Se ele não tivesse me dado, poderia ser o julgamento final para todos.” A Virgem disse que (o fato) foi verdadeiro. (relatório do Bispo Zanic, 1990, cuja diocese de Mostar, a aparição ocorreu.)

E) Outono, 1981: Jakov perguntou a Virgem se o Dínamo, a equipe de futebol de Zagreb, ganharia o título. Nisto se deu eminente, durante a aparição (na suposta presença de Nossa Senhora) a risada insana da parte dos outros videntes. (Bubalo, p.154-157)

F) Sept. 8, 1981: Jakov bateu palmas para a Virgem. " Querida Santa Virgem, eu desejo-lhe um feliz aniversário." (A Virgem Maria está aparecendo na Yugoslávia, " por Padre Mariano Ljubic, P. 42)

G) Agosto 5, 1985: Mirjana diz que recebeu do céu uma folha branca em que os segredos se tornarão legíveis no tempo devido. Mas ela não mostrará a folha. (Relato do Padre Rene Laurentin)

H) " Um dia, enquanto ela (Mirjana) esperava a Virgem, viu uma luz, e da luz saiu o diabo, disfarçado nas características e na roupa de Maria, mas tinha uma face escura, medonha… por um momento, a Santa Virgem veio e disse-lhe: “Desculpe-me por isso...(" Yugoslávia e a Bendita Virgem Maria por Tequi)

(… quem realmente está aparecendo lá?)


Nuvens e sol atiçando a fantasia dos que "precisam" crer
2) Uma aparição que ensina erros e heresias.

A) Padre Tomislav Vlasic: " Você sente a Virgem como quem dá graças (que é a doutrina católica tradicional de Maria, Medianeira de todas as graças) ou como quem reza a Deus? (verdade também, mas em conformidade com alguma teologia protestante e não ao pleno ensino católico.) Vicka: " Como quem reza a Deus." (" A Virgem Maria está aparecendo em Medjugorje? por Padre Rene Laurentin, 1984, p.135-136, 154)

B) A Virgem tem o costume de recitar o Pai-Nosso com os videntes. (Mas como poderia Nossa Senhora dizer: " Perdoai as nossas transgressões, " já que não tem nenhuma? Em Lourdes, Nossa senhora era cuidadosa em manter seus lábios fechados durante todos os Paters e Aves, recitando somente o Gloria Patris.)

C) Mirjana: " Eu fiz a Virgem recentemente esta pergunta (se muitas almas estão condenadas), e disse-me que hoje em dia a maioria das almas vão ao Purgatório." (livro de Padre Faricy, P. 64)

(… um pensamento de consolação, talvez, mas oposto ao ensino de Fátima, de São Luis de Montfort, do Papa Gregório Magno, Santo Afonso, Santo Antônio Claret, Santo Agostinho, etc, etc.)

D) Outubro 1, 1981: " Todas as religiões são iguais perante Deus, " diz a Virgem. (Corpus cronológico de Medjugorje, P. 317)

E) A Virgem: " Eu não disponho de todas as graças… Jesus prefere que vocês dirijam seus pedidos diretamente a ele, ao invés de recorrerem a uma intermediação." (Corpus. Cro. p.181, 277-278)

F) " Em Deus não há divisões ou religiões, são vocês no mundo que criaram divisões." (Faricy, p.51)

G) " Deus dirige todas as denominações, como um rei dirige seus súditos, por meio de seus ministros" (" As aparições em Medjugorje, " por Padre Svat Kraljevic, 1984, p.58)

H) " Cada religião deve ser respeitada, e vocês devem preservar as suas por si mesmos e por seus filhos." (Kraljevic, p.68)

I) " A Virgem acrescentou: “ Vocês é que estão divididos nesta terra. Os muçulmanos e os ortodoxos, como os católicos, são iguais perante meu filho e perante mim, porque são todos meus filhos." (Padre Ljubic, p.71)

(… muçulmanos sem batismo iguais a batizados, quem de fato são filhos adotivos de Deus?)

x

O Cristo feio medjugorjano
"arte" modernista
3) Minando a autoridade da Igreja.

A) Junho 21, 1983: A virgem determina: " Diga ao Frade Bispo (Zanic) que lhe peço sua conversão urgente aos eventos da Paróquia de Medjugorje… eu estou mandando-lhe o penúltimo aviso. Se não se converter, ou for convertido, meu julgamento tal qual o do meu filho Jesus o golpeará." (Vidente Ivanka que escreve ao Bispo Zanic)

B) Dezembro 26, 1983: … Mas a Virgem toma o lado de propagandista principal de Medjugorje: " Nossa senhora reza por este trabalho (isto é, os escritos do Padre Rene Laurentin.) Possa ele empreender assim na oração, que é onde encontrará sua inspiração." (Laurentin, p.105-111)

C) Agosto 1, 1984: A Virgem diz: " Faça os padres lerem o Livro do Abbe Laurentin' e divuga-lo; (Um Franciscano de Belgrado recebeu esta resposta, quando os videntes levaram a questão à Virgem.)

D) De agosto de 1984 a abril de 1985, as aparições continuaram a ocorrer na paróquia apesar da proibição formal do Bispo de Mostar (Um certo sinal de uma aparição falsa, quando a autoridade da Igreja é desobedecida pela própria aparição.)

E) Janeiro 1982: A Virgem manda que dois padres franciscanos, removidos de sua ordem e sob a suspensão do bispo, um deles que teve um filho com uma freira, continuassem a rezar missa e ouvir confissões. Perguntam a vidente Vicka: " Se a Senhora disse isso, e o papa diz que eles não podem… " Vicka responde: " O papa pode dizer o que quiser. Eu estou dizendo que é assim e pronto." (do documento do Bispo Zanic, 1990)

(… obediência a uma aparição maior do que a obediência ao papa?)




O "Plano Salvífico" de Maria de Medjugorje
Representação do plano (em forma de M) sobre o rosto de uma dos videntes
A imagem não é boa, porque é extraída do vídeo que explica o "Plano"

Fonte: http://sublimeverdade.blogspot.com.br/2009/02/alguem-ainda-se-lembra-de-medjugorje.html
+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Leitores