
Sexta-feira das Têmporas do Advento
Comentário de Sto. Ambrósio sobre Lc.1,39-47
Aprendei vós também, piedosas mulheres, como deveis estar atentas a vossas parentas prestes a dar à luz. Maria, que antes vivia só, no retiro da casa, não se atrasou no caminho, nem pelo pudor virginal de sair a público, ou pela lembrança das dificuldades das montanhas, ou do excesso de trabalho. Vai pelas montanhas a Virgem apressada, a Virgem que só pensa no seu dever, esquecida dos incômodos, correndo pela afeição, sem pensar na fragilidade de seu sexo, deixando a sua casa.
Aprendei, virgens, a não passear de casa em casa, a não se demorarem nas praças, a não alimentarem conversas em público. Maria, em casa lenta, em público apressada, ficou com sua prima três meses.
Vós, virgens, que conhecestes o pudor de Maria, aprendei agora a sua humildade. Ela vem como próxima a seu próximo, jovem à idosa: não apenas veio, mas a cumprimentou antes. Convém, de fato, que quanto mais casta seja uma virgem, mais humilde seja: que ela saiba ser educada com as mais velhas. Que seja mestre de humildade quem professa a castidade. É causa da piedade e também norma de doutrina. Mas fica claro, aqui, que a superior veio à inferior, para ajudá-la: Maria veio a Isabel, Cristo a João.
Fonte: http://permanencia.org.br/drupal/node/492.
Sobre as Têmporas, vide: http://farfalline.blogspot.com/2015/02/as-quatro-temporas.html.
Sobre o jejum e a abstinência, vide: http://farfalline.blogspot.com/p/blog-page_22.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.