11 de dezembro
São Dâmaso I
Papa e Confessor
São Dâmaso (304-383), Papa da Igreja (366-383), instruído, de origem espanhola, sucedeu o Papa Libério que o ordenou diácono; obteve do Imperador Graciano o reconhecimento jurisdicional do bispo de Roma. Mandou que S. Jerônimo fizesse uma revisão da versão latina da Bíblia, a Vulgata. Descobriu e ornamentou os túmulos dos mártires nas catacumbas, para a visita dos peregrinos.
São Dâmaso era espanhol, um homem de eminência e grande conhecimento das Escrituras. Em 381, ele convocou o Primeiro Concílio de Constantinopla, onde extinguiu a malvada heresia de Eunômio e Macedônio. Ele confirmou a condenação do concílio, em Rímini, condenação que já havia sido pronunciada por Libério. Esse Concílio de Rímini foi aquele em que, usando a expressão de São Jerônimo, Valente e Ursácio usaram de fraude para que a Fé de Niceia fosse condenada, e o globo terrestre, gemendo, viu-se ariano.
Edificou duas basílicas: a de São Lourenço, perto do Teatro de Pompeia, que enriqueceu com magnificência e anexou casas e fazendas; outra na via Ardeatina, sobre as Catacumbas. Também consagrou a Platônia, onde os corpos de São Pedro e São Paulo jazeram durante algum tempo, e decorou-a com elegantes inscrições poéticas compostas por ele mesmo. Escreveu a respeito da virgindade, tanto em verso quanto em prosa, e também muitos outros poemas sobre vários assuntos.
Estabeleceu que falsos acusadores fossem punidos pelas ofensas que haviam falsamente levado a processo contra o próximo. Estabeleceu o costume, que já existia em muitas igrejas, de cantar os Salmos, tanto de dia quanto à noite, em coros alternados, e de ajuntar ao final de cada Salmo as palavras "Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo".
Foi por sua ordem que São Jerônimo reviu a tradução do Novo Testamento de acordo com o texto grego. Governou a Igreja por dezessete anos, dois meses e vinte e seis dias. Cinco vezes, no Advento, fez ordenações, em que ordenou trinta e um Sacerdotes, onze Diáconos e sessenta e dois Bispos para diversas Sés.
Enfim, adormeceu no Senhor, durante o reinado de Teodósio, o Mais Velho, com quase oitenta anos e cheio de retidão, verdade e juízo. Foi enterrado ao lado de sua mãe e irmã, na igreja que ele mesmo fundara na Via Ardeatina. Suas relíquias foram, depois, levadas para a Basílica de São Lourenço, que por isso é chamada "San Lorenzo in Dâmaso".
Fonte:
- http://www.saopiov.org/2010/12/11-de-dezembro-sao-damaso-i-papa-e.html.
- http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/os_santos_padres.html.
Leia também:
- São Dâmaso Papa, baluarte da Igreja primitiva: http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=971CCFA2-3048-313C-2EA1D15AC8902C98&mes=Dezembro2007.
- São Dâmaso: http://www.paginaoriente.com/santos/dam1112papa.htm.
Texto aqui...
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:
+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.