Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MODÉSTIA: A modéstia no vestir II

O modo de vestir segundo Maria 


Para mais informações sobre modéstia Católica, por gentileza visite Catholicmodesty.com 

1. Parecer-se com Maria significa modéstia sem concessões – “como Maria”, a pura e imaculada Mãe de Cristo.

2. Vestir-se conforme Maria é usar mangas, pelo menos, até os cotovelos; e saias bem assentadas abaixo dos joelhos. 

3. Vestir-se conforme Maria é cobrir totalmente o busto, peito, ombros e costas; há uma tolerância quanto à gola que não deve, porém, exceder a medida de dois dedos abaixo da base do pescoço, assim como da nuca.  

4. Vestir-se conforme Maria é não admitir como modesto tecidos que cobrem de forma transparente como, por exemplo: rendas, malhas, organza, nylon, etc., a menos que possuam forro adequado. Entretanto, é aceitável o uso moderado em acabamentos ou como enfeites.

5. Vestir-se conforme Maria é evitar o uso inapropriado de tecidos com cor de carne.[1]

6. Vestir-se conforme Maria é esconder ao invés de revelar os contornos daquele que veste; é não enfatizar, indevidamente, as partes do corpo.

7. Vestir-se conforme Maria é estar coberta mesmo depois de retirar o casaco, capa ou estola. 

8. A forma Mariana de vestir-se é justamente para esconder o corpo tanto quanto possível, ao invés de revelá-lo. Isso elimina automaticamente as modas que incluem calças, calças jeans, shorts, saias-calça, roupas coladas, blusas de tecido fino marcante, e roupas sem mangas, etc. A conformidade com Maria é um guia para infundir aos poucos um “senso de modéstia” . Uma menina ou mulher que segue estes conselhos, e contempla Maria como seu ideal e modelo, não terá dificuldades com modéstia ao vestir-se. Ela não será uma ocasião de pecado[...].

Leve este guia com você quando for comprar roupas. Certifique-se que você apenas comprará ou fará roupas que encontram conformidade com Maria.  


 “Seja como Maria sendo modesta, seja modesta sendo como Maria”



NB: Há outra tradução diferente deste mesmo texto, em A Associação de Fátima.
Tradução e notas: Tatiana Konorat

_____________________________________________________________
[1] NdTª: flesh-colored, como consta no texto original, além de tons intensos de vermelho que lembram carne, pode também ser considerado como uma cor no tom da própria pele da pessoa, de forma a parecer que ela está nua, como uma continuação da própria pele. Abaixo uma foto da artista americana Beyonce usando uma blusa "flesh-coloured" e a definição da foto retirada do mesmo site:
flesh coloured blouse
_

Leitores