Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Do que nos pedirão contas

Pais inimigos da alma dos filhos


"Deus pune os filhos, nesta vida, por causa da negligência dos pais em educá-los. Pune os pais na outra vida, por causa dos crimes de seus filhos. Nenhuma arte pode ser comparada à arte de educar as crianças. Para triunfar aí é preciso que uma pessoa tenha virtudes raras e qualidades extraordinárias. Os pais devem não apenas amar seus filhos, mas devem amá-los sobre todas as coisas, e apenas a Deus estão obrigados a dar a preferência do amor. Os pais que não cuidam bem da educação dos filhos são mais cruéis do que os parricidas. Estes separam apenas a alma do corpo; aqueles entregam uma e outro ao demônio. Há mães que cuidam muito bem da honra das filhas, mas muito pouco da consciência delas. As leituras vãs e lascivas, os adornos mundanos, os bailes, as comédias, as conversas demasiadamente livres, ao invés de proibi-las, elas as estimulam, por vezes chegam a forçá-las. Não sabeis que a fornicação espiritual é um crime entre os cristãos? Que fazeis na vossa família, se vós não trabalhais na educação dos filhos? Esta é a única coisa que tendes obrigação de fazer. É nisto que Deus quer ser servido. É para isto que estabeleceu o casamento cristão, é disto que vos pedirá contas." 
(Beato Cláudio de La Colombière, Écrits Spirituels, Desclée de Brouwer, Paris: 1962, p. 317s).

Como você que ainda nem tem filhos educa a si mesmo? Como passa seu tempo? Como alimenta a sua alma? Não vai se tornar um educador no momento do nascimento de seu filho. Não vai nesse momento que vai esquecer tudo o que sempre fez de errado e vai passar a fazer o certo. Por exemplo, se você fuma, deve parar de fumar agora. É pecado, não, mas é um vício, e vícios devem ser dominados e corrigidos. E assim com tudo o que acontece em sua vida. Desperdiça tempo na internet com leituras impróprias ou inúteis para a alma? Procura dispor de um tempo exclusivo para leitura? Muito mais que São Tomás de Aquino - importantíssimo também - lhe seria útil ler sobre educação dos filhos, porque, se tudo seguir o seu curso normal, é mais fácil que você venha a ter filho do que se torne um brilhante teólogo que vive das aulas que dá. E mesmo um brilhante teólogo que vive das aulas que dá deve dedicar-se aos filhos. Não é tarefa exclusivamente feminina. O mesmo discurso vale para nós, as mulheres. Temos a vantagem que com as bonecas - tão em desuso hoje em dia - nos educamos para sermos boas mães, na parte material. E a parte espiritual?
No mês do Rosário, lembremo-nos de pedir a Nossa Senhora discernimento na escolha de nossas leituras e o bom aproveitamento de nosso tempo, em benefício de nossas almas e das almas que são confiadas a nossos cuidados. 

Giulia d'Amore di Ugento

Leitores