Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

BIOGRAFIAS: PAPA NICOLAU IV


 PAPA NICOLAU IV


Girolamo Masci (1227-1292) foi um frade piedoso e amante da paz, sem outras ambições se não o bem da Igreja, as cruzadas e a extirpação das heresias. Foi o 191º Papa da Igreja como Nicolau IV, de 22 de fevereiro de 1288 até a sua morte, quatro anos depois; eleito uma primeira vez no dia 15 de fevereiro, recusou, mas tendo sido novamente eleito por unanimidade no dia 22 acabou aceitando. Primeiro papa franciscano, foi eleito depois de dez meses e 19 dias de sede vacante.

Em 1290, foi o autor da bula que aprovou o Estudo Geral, criado por D. Dinis. Promoveu missões entre os tártaros e os mongóis. Deu início à colocação dos mosaicos na Basílica de Santa Maria Maior e na de São João de Latrão.

Contemporâneo de São Boaventura, entrou na ordem franciscana no convento São Lourenço de Carpeneta, e subiu rapidamente devido a seus dotes morais e doutrinários, e ao serviço árduo e fatigante; encabeçou a Ordem à data da morte de São Boaventura, em 1274.

Pregador primeiro, depois Leitor e, finalmente, Magister theologiae. Dedicou-se com grande zelo à extirpação da heresia, organizando cruzadas contra os inimigos da Igreja.

Para defender a Terra Santa, sobre a qual gravava a ameaça árabe, compreendia que era necessário pacificar as grandes potências para que se unissem em prol do Cristianismo, e, por isso, já o seu primeiro ano de pontificado foi focado em sanar as divergências. Ameaçada a Terra Santa, uma frota foi enviada pelo papa a São João de Acre, em socorro dos senhores cristãos, tendo contudo acabado por cair Jerusalém em poder dos muçulmanos a 18 de maio de 1291. Foram então diversos os incentivos à cruzada, entre os quais se destaca o Liber de recuperatione Terre Sanctae, do frade franciscano Fidenzio de Pádua, e o projeto estruturado de Ramón Lhull. Paralelamente, enviou missionários também aos búlgaros, tártaros e chineses.

Nicolau IV foi um dos protagonistas da cultura medieval; a seu nome estão associadas as Universidades de Montpellier, de Gray, de Ascoli e de Macerata, mas também o começo da construção de algumas igrejas, como o Duomo de Orvieto e o restauro das Basílicas de São João de Latrão e de Santa Maria Maior, procurando adequar a liturgia e a iconografia mariana ocidental e aquela oriental, na indômita esperança de reunir as duas Igrejas.

Após sua morte, a Sé ficou vacante por dois anos

Bulas: 
  • Coelestis altitudo (18/06/1289) – onde se garantia aos cardeais a metade das rendas da Sé de Roma, como tb uma fatia da gestão financeira, abrindo estrada àquela independência do Colégio dos Cardeais que, no século seguinte, viria a ser uma desvantagem para o próprio Papado.
  • Supra montem (18/08/1289) – Onde se reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco.

Pesquisa, tradução e organização: Giulia d'Amore di Ugento.



Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores