Pesquisar este blog

Novidades!!!

domingo, 29 de junho de 2014

29 de junho: FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

29 de junho

São Pedro e São Paulo



Dia 29 de junho é Dia de São Pedro e de São Paulo.  É uma festa celebrada pela Igreja em honra ao Martírio, em Roma, dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. A data em homenagem a São Pedro é umas das festas mais comemorados entre as festas Juninas pelo Brasil, tal como o Dia de São João.

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo
A celebração tem origem muito antiga, e ocorre no dia 29 de junho pois é a data do aniversário da morte e do translado das relíquias dos santos.



A solenidade dos apóstolos romanos já era celebrada pela Depositio Martyrum de 354, no dia 29 de junho, quando São Paulo era festejado em seu túmulo na via Ostiense e São Pedro, na catacumba da via Ápia (porque a Basílica vaticana estava em construção). 



No século VII, a solenidade, que, no tempo de Ambrósio, era repartida nas três estações com uma Missa de vigília, dividiu-se em Roma em dois dias, porque a comemoração de São Paulo fora deslocada para o dia seguinte (30 de junho), permanecendo, porém, incluída nas Missas de 29 de junho; e essa festa dúplice se difundiu no Oriente e no Ocidente.

Segundo o testemunho mais antigo de Tertuliano (século II), Pedro de Betsaida (próxima do lago de Genezaré), cujo nome judaico era Simeão (Simão), depois chamado Cefas (pedra), morreu crucificado; e, segundo Orígenes, de cabeça para baixo (conforme o uso romano de crucificar os escravos). As recentes escavações confirmam que o chefe dos apóstolos foi martirizado (em cerca de 67) na colina do Vaticano, onde foi construída a Basílica constantiniana.

Paulo de Tarso (na Cilícia), cujo nome era Saulo, fariseu convertido (31/32), depois da segunda prisão em Roma foi decapitado por volta de 67 (como atesta ainda Tertuliano, segundo uma tradição constante), na via Ostiense (Ad Aquas Salvias, “Perto das Águas Sálvias”, a 5 km de Roma), não muito distante da grande basílica construída no lugar da primeira transladação (e confiada aos monges já no século VI).


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA