PADRE QUE DUVIDA DA PRESENÇA REAL DE JESUS NA SAGRADA COMUNHÃO MURMURA AO TER QUE CELEBRAR A MISSA PARA APENAS UM FIEL. O MILAGRE ACONTECE E ATÉ A IMAGEM DA VIRGEM INCLINA SUA CABEÇA NO MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO.
O Milagre Eucarístico de O' Cebreiro
Num gélido inverno do ano de 1300, um sacerdote beneditino estava celebrando a Santa Missa numa capela lateral na igreja do convento de O Cebreiro, Espanha, no "Caminho de Santiago". Ele pensava que naquele dia tão cruel que nevava abundantemente e o vento era insuportável, ninguém teria coragem de sair de casa para ir à Missa, mas se equivocava. Um camponês de Barxamaior (Barja-Mayor), a cerca de um quilometro de distância, chamado Juan Santín, subiu ao convento para ouvir a Missa. O sacerdote que tinha dúvidas sobre a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento, olhou com desdém o sacrifício e a boa vontade do camponês e com esse sentimento começou a celebrar a Missa. O sacerdote, ao vê-lo, murmurou com desprezo: “Como vem este homem debaixo desta tempestade, cansado, apenas para ver um pouco de pão e vinho!”, e com esse sentimento começou a celebrar a Missa.
O padre vinha tendo sérias dúvidas sobre a real presença de Cristo na Hóstia consagrada.
ASSIM QUE ELE PRONUNCIOU AS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO, A HÓSTIA SE CONVERTEU EM CARNE E O VINHO EM SANGUE, QUE COMEÇOU A TRANSBORDAR DO CÁLICE MANCHANDO O CORPORAL.
Parece que até a cabeça da estátua de Nossa Senhora abaixou-se em sinal de adoração no momento do Milagre. O povo hoje chama a estátua “Nossa Senhora do Santo Milagre”.
Santa María La Real |
Durante quase duzentos anos a Hóstia transformada em Carne ficou guardada em cima da Patena. Mas, em 1486, numa peregrinação da Rainha Isabel e do Rei a Santiago de Compostela, eles se hospedaram em O' Cebreiro e tomaram conhecimento do Milagre e mandaram confeccionar um valioso relicário de cristal, sob medida, para guardar a Hóstia Milagrosa. O relicário pode ser visto na foto abaixo.
Atualmente a Hóstia, o Cálice e a Patena, podem ser venerados na igreja do Milagre (abaixo).
Os restos mortais do monge e do campesino repousam em mausoléus na igreja, perto do lugar do milagre.
Todos os anos, no dia da festa de Corpus Christi, no dia 15 de agosto e no dia 8 de setembro, as Relíquias do Prodígio e a Estátua de Nossa Senhora saem em Procissão. Entre os documentos que dão testemunho do Milagre, recordamos a Bula do Papa Inocêncio VIII do ano de 1487 e do Papa Alexandre VI do ano de 1496 e um resumo de certo padre Yepes, que, nos primeiros anos do século XVII escrevia: "Eu, mesmo sendo indigno, vi e adorei o santo milagre, vi as duas ampolas, em uma delas está o sangue, que parece recém coagulado, vermelho como de um cabrito recém sacrificado; vi também a carne, que é vermelha e seca".
Juan Santín, o campesino por cuja fé se operou o milagre, viveu em uma aldeia à sombra de Cebreiro, chamada "Barxamaior". Todas as manhãs aparece coberta de neblina. A foto abaixo mostra a vista que se tem de Cebreiro da área onde tinha sua casa o campesino. Vejam o aclive que teve que subir o Juan para chegar à igreja naquele dia gelado de inverno, caminhando pela neve.
Os monges beneditinos levantaram e custodiaram o templo desde o ano de 836 até 1853, por mais de mil anos. Os monges de Aurillac, chamados por Alfonso VI, permaneceram em O' Cebreiro de 1072 a 1487, data em que os Reis Católicos obtiveram do Papa sua anexação a "San Benito el Real" de Valladolid. Os monges abandonaram O' Cebreiro em 1853, por causa da desamortização de Mendizábal. Segundo algumas fontes, o mosteiro foi varrido pelos ventos pós-conciliares, mas achei uma curiosa foto de inverno de O'Cebreiro:
O abade, José Quintela, limpando a neve na frente da igreja |
O Cálice de O' Cebreiro é chamado de "Santo Graal Galego":
Atualmente, O' Cebreiro continua sendo uma pequena aldeia. Seu grande tesouro é ainda a Igreja do Milagre Eucarístico, de feitura pré-românica, do século IX, com três simples naves de ábsides retangulares e uma torre. No centro do presbitério há uma imagem de um Cristo Gótico.
Mais fotos:
(clique para ampliar)
(clique para ampliar)
Fontes:
- http://www.corazones.org/lugares/espana/cebreiro/a_cebreiro.htm
- The Real Presence; em PDF; em inglês.
- http://lugaressacros.blogspot.com.br/2013/04/el-milagro-eucaristico-de-el-cebreiro.html
- Aqui uma boa descrição das peças, do local, da igreja: http://www.franciscanos.es/index.php/comunidades/10-comunidades/952-iglesia-parroquial-de-santa-maria-la-real.
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:
+
No mais íntimo do meu coração, sempre foi esta imagem que eu fazia do santo cálice... sem dúvida que é um imenso tesouro, o que vocês guardam nesta igreja!
ResponderExcluirAgradeço o comentário. Apenas uma precisão: não guardamos este cálice, apenas compartilhamos a informação. Esta igreja é na Espanha. Salve Maria.
Excluir