Pax
Caros leitores,O seguinte texto continua a sequência de publicações catequéticas para a melhor formação das almas cristãs que estão em busca de aperfeiçoamento.Santíssima Virgem, Sede da Sabedoria, rogai por nós!Nos Corações de Jesus e Maria Santíssima,Carla
"A Suma Teológica na forma de catecismo"
Por Pe Tomás Pègues
OP (1942)
PRIMEIRA PARTE
DEUS
Criador e Soberano Senhor de
todas as coisas
IV
Que quereis dizer, quando afirmais que
Deus é um espírito em três Pessoas?
Que
há Nele três Pessoas, cada uma das quais se identifica com Deus, e possui os
atributos da divindade.
Quais são os nomes das três Pessoas
divinas?
Padre,
Filho e Espírito Santo.
Quem é o Padre?
O
que, sem ter tido princípio, gera o Filho e dá origem ao Espírito Santo.
Quem é o Filho?
O
gerado pelo Padre, e do qual, conjuntamente com o Padre, procede o Espírito
Santo.
Quem é o Espírito Santo?
O
que procede do Pai e do Filho.
As Pessoas divinas são distintas de
Deus, em si mesmo?
Não
Senhor.
São distintas entre si?
Sim,
Senhor.
Que quereis dizer, quando afirmais que
as Pessoas divinas são distintas entre si?
Que
o Padre não é o Filho, nem o Espírito Santo; que o Filho não é o Padre, nem o
Espírito Santo e que o Espírito Santo não é o Padre, nem o Filho.
Podem separar-se as Pessoas divinas?
Não
Senhor.
Estão unidas desde a eternidade?
Sim,
Senhor.
Possui o Padre, com relação ao Filho,
tudo o que temos visto que há em Deus?
Sim,
Senhor.
E o Filho com relação ao Padre?
Também.
E o Padre e o Filho com relação ao
Espírito Santo?
Também.
E o Espírito Santo com relação ao Padre
e ao Filho?
Sim,
Senhor.
Logo, são três Deuses com conexões
eternas?
Não, Senhor;
são três Pessoas
que se identificam
com Deus, apesar do
que, permanecem realmente
distintas.
As Pessoas divinas formam sociedade?
Sim,
e a mais perfeita de quantas existem.
Por que?
Porque,
sendo três, cada uma delas possui de modo infinito a perfeição, a duração, a
ciência, o amor, o poder, a felicidade, e todas e cada uma, constituem a sua
própria Bem-aventurança no seio da divindade.
Como sabemos que há três Pessoas em
Deus?
Porque
Ele mesmo nô-lo revelou.
Pode a razão humana, sem o auxílio da
fé, perscrutar a existência das Pessoas divinas?
Não
Senhor.
Como se chamam as verdades inacessíveis
à inteligência e que só pela fé conhecemos?
Chamam-se
mistérios.
É, por conseguinte, um mistério, a
existência das Pessoas divinas?
É
mistério e o mais profundo de todos.
Que nome tem?
Mistério
da Santíssima Trindade.
Poderemos chegar a compreendê-lo?
Sim,
e com seu conhecimento seremos eternamente felizes.
Poderemos nesta vida entrever alguma
coisa dos admiráveis segredos do mistério da Santíssima Trindade, estudando a
natureza das operações dos seres espirituais?
Sim,
Senhor; dois são os atos imanentes do ser espiritual: entender e amar, e em
cada um se estabelecem relações de
princípio a termo,
e de termo
a princípio de
operação. Daqui se deduz, conforme o que ensina a fé, que o
Padre, no ato de entender, é princípio, porquanto diz e pronuncia um verbo, e o
Verbo tem relação de termo, dito ou pronunciado. O mesmo sucede no ato de amor.
O Padre e o Filho formam um princípio de amor,
com relação ao Espírito Santo, que é o termo.
Em que qualidade divina se funda o
mistério da Santíssima Trindade?
Na
fecundidade e riqueza infinitas da divina natureza, em virtude da qual se
estabelecem em Deus misteriosas processões de origem.
Como se chamam as processões de origem?
Geração
e Processão.
Que se deduz da existência da geração e
processão?
Que entre
os dois termos
de cada processão
há relação real
constituída pelos mesmos termos.
Quantas e quais são as relações em Deus?
São quatro:
Paternidade, Filiação, Inspiração
ativa e Processão
ou inspiração passiva.
Relação é o mesmo que Pessoa Divina?
Sim,
Senhor.
Por que sendo quatro as relações, não
são mais que três as pessoas?
Porque
a relação chamada inspiração ativa, não só não se opõe, relativamente, à
Paternidade e à Filiação, mas convém a uma e a outra; portanto, as Pessoas
constituídas pela Paternidade e pela Filiação, podem e devem ser sujeito da
inspiração ativa, a qual não constitui Pessoa,
senão que convém conjuntamente às pessoas do Padre e do Filho.
Guardam ordem entre si as Pessoas
divinas?
Sim,
guardam a ordem de origem, em virtude da qual o Padre pode enviar o Filho, e o
Filho enviar o Espírito Santo.
As ações divinas (excetuando os atos de
noção, gerar e inspirar) são comuns às três Pessoas?
Sim,
Senhor; assim o conhecer e amar de Deus, é um só ato realizado pelas três
pessoas, e bem assim todas as ações divinas que produzam algo de extrínseco
à divindade.
Não há, apesar disso, alguns atos que se
atribuem especialmente a determinadas Pessoas?
Sim, Senhor;
atribuem-se lhes, em virtude
de certa conveniência
entre aqueles atos
e os caracteres distintivos da
Pessoa: assim, por apropriação, se atribui ao Padre a Onipotência, ao Filho
a Sabedoria, e
a Bondade ao
Espírito Santo, ainda
que os três
são igualmente poderosos, sábios
e bons.
Logo, sempre que falamos de Deus em
relação com o mundo, entendemos falar Dele como uno na essência e trino em
Pessoas?
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