Pesquisar este blog

Novidades!!!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A RESISTÊNCIA AVANÇA!



COMENTÁRIOS ELEISON CCCXIII (313)
Avanços da Resistência
13 de julho de 2013


A celebração do Jubileu de Prata nos EUA das consagrações episcopais de 1988 foi um grande sucesso. Uma dúzia de sacerdotes e um bispo celebraram duas missas pontificais nos dias 29 e 30 de junho no jardim da reitoria do Padre Ronald Ringrose em Viena, Virgínia, com cerca de 250 a 300 fiéis presentes em cada Missa. Liturgicamente as cerimônias podem ter deixado um pouco a desejar, pois nenhuma paróquia tem os recursos de um seminário em pleno funcionamento. No entanto, muito mais importante é que o humor das pessoas estava tranquilo, sem amargura ou raiva aparente, apenas um entendimento claro de que algo está seriamente errado com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, e que para manter a fé eles devem fazer algo sobre isso. Muitos vieram de longas distâncias para participar, até mesmo do exterior.


Um dia antes, o padre Ringrose organizou um dia inteiro de reuniões dentro de sua casa paroquial para a dúzia de sacerdotes provenientes do Brasil, Canadá, Colômbia, Inglaterra, França, México e Estados Unidos. Nenhuma organização extra foi formada, nem qualquer outro mecanismo administrativo foi colocado em prática, mas outra Declaração chegou, concluindo com uma longa citação do Arcebispo Lefebvre sobre a reconstrução da Cristandade da base para o alto. O humor dos sacerdotes estava como o das pessoas, tranquilo e resoluto, com uma unidade de propósito na simples determinação de resgatar o que podem daquilo que a liderança da Fraternidade está traindo agora.

Traindo? Mas não foi em 27 de junho que os três outros bispos da FSSPX, Tissier, Fellay e de Galarreta, também emitiram uma Declaração que parecia em grande parte reverter àquilo que a FSSPX sempre representou? Tenha cuidado. Como diziam os latinos, "o veneno está na cauda". O 11º dos 12 parágrafos declara que os três bispos têm a intenção de seguir a Providência "ou quando Roma retornar à Tradição... ou quando ela reconhecer explicitamente o direito de professar integralmente a fé e rejeitar os erros que se opõem a ela.

Agora, o Padre Ringrose foi por cerca de 30 anos um companheiro de armas para a FSSPX nos EUA, mas ele não a está mais fazendo companhia neste caminho novo e suicida. Eis o que ele escreveu em seu boletim paroquial sobre o estado de espírito expresso neste 11º parágrafo:

"Assim, mesmo que Roma permaneça modernista, leva-nos de qualquer maneira. Estaremos satisfeitos em ser apenas mais um do panteão Conciliar, junto com os hereges, ecumaníacos, panteístas, ou qualquer outra coisa que esteja lá. A Declaração soa como se tivesse havido uma mudança de volta para o que a FSSPX sempre representou, mas a porta para um acordo (entre a FSSPX e Roma) permanece aberta. Nada mudou realmente. Apenas parece diferente. O conteúdo da lata permanece o mesmo. A etiqueta do lado de fora apenas parece um pouco mais com o Arcebispo Lefebvre".

E as pessoas parecem estar votando com seus pés. Consta que havia apenas de 200 a 300 pessoas que participaram da celebração em pequena escala do Jubileu de Prata da própria Fraternidade em Ecône, e quase metade das cadeiras estavam vazias nas ordenações sacerdotais anuais de Ecône. Certamente parece que a traição está tornando a Fraternidade cada vez mais fraca enquanto, na medida em que sacerdotes e fiéis vão acordando para o que está acontecendo, a Resistência vai ficando cada vez mais forte.

Kyrie Eleison

Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas: Delivered by FeedBurner
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA