CATECISMO ANTICOMUNISTA
D. Geraldo de Proença Sigaud
IV. A ESSÊNCIA DO HOMEM É SER TRABALHADOR
28. Qual é a definição do homem?
Para o católico: o homem é um animal racional, dotado de personalidade e de direitos.
Para o comunista: o homem é um animal trabalhador.
29. Qual é o papel do trabalho na vida?
Para o católico; o trabalho é meio de conseguir certos recursos que possibilitam ao homem gozar dos bens que Deus criou para ele. O trabalho existe para o homem.
Segundo o comunismo, o homem existe para o trabalho. O trabalho é o fim da vida.
30. Se o homem é um animal trabalhador, deve ele trabalhar sempre?
Para a seita comunista quem não trabalha não é homem. Quanto mais o homem trabalha, mais homem é. Assim, ele pode mudar a sua própria natureza, vivendo somente para o trabalho.
31. Então o homem não tem uma natureza estável, que Deus lhe deu?
Segundo a doutrina católica, tem. Deus constituiu a natureza humana imutável.
Para o comunista, uma lei universal levou a matéria até a forma humana. Esta forma está em evolução. É o homem que dá a si mesmo a sua natureza, mediante o trabalho. O homem é o criador de si próprio.
32. Quem deve, então, ser adorado?
Para o católico, Deus deve ser adorado, porque é o Criador do céu e da terra.
O comunista recusa adoração a Deus. Em vez de adorar ao Criador, ele adora o Estado comunista e totalitário.
CONTINUA...
Fonte:
D. Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D., Arcebispo de Diamantina,
Catecismo Anticomunista, 3ª. Ed. Editora Vera Cruz. São Paulo, 1963.
Visto em: http://www.sacralidade.com/igreja2010/0314.catecismo_anticomunista.html.
- PARA CITAR ESTA POSTAGEM: PALE IDEAS: Catecismo Anticomunista - Dom Geraldo Sigaud. Junho 2013.
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