Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quando os Sacerdotes são Castigo de Deus


São João Eudes
O maior sinal da ira de Deus sobre um povo e a mais terrível punição que sobre ele pode descarregar neste mundo é permitir que, em castigo dos seus crimes, venha a cair nas mãos de pastores que mais o são de nome do que de fato, que mais exercitam contra ele a crueldade de lobos famintos que a caridade de solícitos pastores, e que, em lugar de o alimentar cuidadosamente, o dilacera e devora com crueldade; que, em vez de levar o povo a Deus, o vende a Satanás; que em lugar de o encaminhar para o Céu, o arrasta com eles para o inferno; e, em vez de serem o sal da terra e a luz do mundo, são o seu veneno e as suas trevas.

Porque nós, sacerdotes e pastores, disse São Gregório, o grande, seremos condenados diante de Deus como "assassinos das almas que, todos os dias, vão para a morte eterna pelo nosso silêncio e nossa negligência". Diz também este mesmo Santo: “Nada há que tanto ultraje a Nosso Senhor (e, por conseguinte, que mais provoque a Sua ira e atraia mais maldições sobre os pastores e sobre o rebanho, sobre os sacerdotes e sobre o povo) como os exemplos de uma vida depravada dados por quem Ele estabeleceu para correção dos demais; quando pecam os que devem reprimir pecados"; quando os sacerdotes não cuidam da salvação das almas, quando não se preocupam mais do que em satisfazer as suas inclinações, quando todas as suas afeições terminam em coisas da terra; quando se alimentam com avidez da vã estima dos homens; quando para satisfazerem as suas ambições abandonam os trabalhos de Deus para se entregarem aos do mundo; quando, ocupando um lugar de santidade, se ocupam de questões terrenas e profanas e não mais pregam a verdadeira fé, a única que indica O Caminho, A Verdade e A Vida.

Quando Deus permite que isto suceda é prova muito certa de que está encolerizado contra o seu povo, sendo este o maior castigo que lhe pode enviar neste mundo.1 Por isso Nosso Senhor diz incessantemente a todos os católicos: "Convertei-vos a Mim e dar-vos-ei pastores segundo o Meu Coração". Daqui resulta muito claramente que o desregramento da vida dos pastores é um castigo pelos pecados do povo; e que, pelo contrário, pela imensa maioria do clero mundial, a começar pela reforma litúrgica que subverteu com dano incomensurável o Santo Sacrifício da Missa?... (N. do T.) o maior efeito da misericórdia de Deus dirigido ao Seu povo e a mais preciosa graça que pode outorgar-lhe é dar-lhe sacerdotes segundo o Seu Coração, que não buscam mais do que a Sua glória e a eterna salvação das almas.


São João de Eudes

 Fonte: Revista “Semper” – Priorado da FSSPX em Lisboa, Portugal.




[1] Porém, este castigo torna-se ainda mais severo quando o povo anestesiado pelo Príncipe das Trevas já não consegue entender que os pastores, sejam eles sacerdotes ou cardeais, em vez de o conduzir para Deus, o está arrastando para a condenação eterna. O tempo actual é prova irrefutável deste estado de coisas. Quantos são os católicos que se aperceberam de que até o próprio João Paulo II foi proferindo muitas e gravíssimas heresias completamente contrárias à imutável doutrina instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo - e destes, quantos são os que recusam aceitar todas as novas (e falsas) doutrinas propagadas

Um comentário:

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores