Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conselhos para todos os religiosos

Para Todos os religiosos
por um indigno filho de Maria


"Deveis, portanto, estimar o vosso estado mais do que todas as grandezas e todos os reinos do mundo.Vosso estado vos preserva dos pecados que cometeríeis no mundo; vos tem continuamente ocupados nos santos exercícios; vos faz merecer cada dia coroas eternas; vos faz esposas de Deus; enfim, depois desta curta vida, vos elevará a um trono de glória no reino eterno do paraíso. Como alcançastes de Deus este favor de preferência a tantas almas que a mereciam mais do que vós? Ah! Serieis ingratos, se, cada dia, não rendêsseis muitas graças ao Senhor de todo o vosso coração".(Santo Afonso Maria de Ligório - A Verdadeira esposa de Jesus Cristo)

Tenham sempre junto da santa regra a qual professaram obediência por toda a vida, um dos melhores tratados de Santo Afonso Maria de Ligório sobre os religiosos, que se chama "A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo" - ou a religiosa santificada por meio das virtudes próprias de seu estado.


Abaixo notas do Tradutor:
"Ai encontrarão motivos bastantes para reformar sua vida, tomar resoluções de melhor servir a Deus e santificar o resto de seus dias neste mundo.Esta é uma das mais preciosas obras de Sto. Afonso Maria de Ligório, doutor incomparável na moral, notável no dogma e na controvérsia, um dos principais mestres da vida espiritual.É uma obra cheia de doutrina segura, segura e venerada por todos os que tratam da matéria, excedendo a quase todas as deste gênero pela sua clareza e profundidade.
O Santo Autor a publicou em 1760, tendo já atingido a idade de 64 anos, em pleno desenvolvimento da experiência, ciência e virtudes, para tratar como verdadeiro mestre de matérias tão delicadas e tão sublimes.Esta obra tem sido traduzida em quase todas as línguas do mundo católico, e isto mostra quanto tem sido estimada de todos, não só dos religiosos, senão também dos seculares.Se, como diz o Santo Autor, pode aproveitar a todos, convém maravilhosamente aos eclesiásticos encarregados da direção das almas que aspiram a perfeição."


Notas do Autor (Santo Afonso Maria de ligório):
"Esta obra, como se vê, é destinada propriamente às Monjas; mas cumpre notar que, tirados poucos pontos especiais para as religiosas, todos os outros convém igualmente aos demais religiosos no que respeita a observância dos votos, disciplina regular e perfeição do seu estado; e também aos seculares no que se refere à prática das virtudes cristãs.
Tive o cuidado de concluir cada instrução com orações entremeadas de diversos afetos piedosos, por saber que isto agrada muito às religiosas aplicadas à perfeição; e com razão, porque, no dizer de S. Dionisio Areopagita o amor divino consiste mais nos afetos do coração do que nos conhecimentos do espírito.Nas ciências humanas o conhecimento produz o amor; na ciência dos santos, ao contrário, o amor produz o conhecimento: quanto mais uma pessoa ama a Deus, tanto mais o conhece. Além disso, não são os conhecimentos, mas os afetos, que propriamente nos unem a Deus e nos enriquecem de merecimentos para a vida eterna."


*No Site Oficial dos Redentoristas, você encontrará o Tratado da Verdadeira Esposa de Jesus Cristo, inteiro em português.Baixe o livro pela Internet e estude!*

Fonte: Volta para Casa

Um comentário:

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA