Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

11 de maio: São Felipe e São Tiago, Apóstolos

11 de maio

São Felipe e São Tiago

Apóstolos

São Felipe era natural de Betsaida, na Galileia. Deus Nosso Senhor chamou-o aos apostolado no mesmo dia em que São Pedro e Santo André. 

Segundo Clemente de Alexandria, teria sido Felipe aquele Apóstolo que pediu ao Divino Mestre licença para sepultar o pai, e de Nosso Senhor recebeu a resposta: "Segue-me e deixa os mortos sepultarem os mortos".  

São Crisóstomo diz de São Felipe que fora casado e tivera algumas filhas. Obedecendo à voz do Divino Mestre, tornou-se Apóstolo. Tendo conhecido de perto a Jesus, convidou também Natanael a associar-se ao Messias. Três dias depois, acompanhou Nosso Senhor às bodas de Caná. Decorrido um ano, foi recebido entre os Apóstolos.  

Foi Felipe a quem, no dia da multiplicação dos pães, perguntou Jesus onde havia de arranjar comida para tanta gente. Certa ocasião, em que vieram alguns pagãos para ver Jesus, foram Felipe e André que os apresentaram ao Divino Mestre.  


Quando Jesus, no discurso da despedida, repetidas vezes se referiu ao nome do Eterno Pai, pediu-lhe Felipe que lhes mostrasse o Pai, e Jesus respondeu-lhe: "Felipe, quem vê a mim, vê ao Pai".

São estas as únicas referências que as Escrituras fazem a São Felipe. Escritores competentes entendem que algumas filhas de São Felipe se casaram e que o pai, depois de ter pregado na Judeia, se dirigiu à Cesareia. Reza mais a história, que Felipe foi crucificado em Hirápolis, lapidado e sepultado com duas filhas. A morte deste Apóstolo não deve ter acontecido antes do ano 80, porque foi neste ano que seu discípulo, São Policarpo, se converteu à religião de Cristo.

As relíquias de São Felipe estão guardadas numa igreja de Roma que é consagrada a São Felipe e São Tiago. Um braço, que existia em Constantinopla, foi, no ano de 1204, transportado para Florença.  



Ao centro, São Felipe e São Tiago


São Tiago, cognominado o Menor, recebeu, devido à grande santidade, o título de Justo. São Paulo chama-o "irmão de Nosso Senhor", por causa do parentesco próximo com Jesus Cristo. Era filho de Alfeu e Maria. Era irmão do Apóstolo Judas Tadeu e de Simão, o Zelador. Chamado por Jesus, no segundo ano de sua vida pública, Tiago com o irmão Tadeu, foi incorporado ao Colégio dos Apóstolos. Bem poucas vezes encontramos o nome deste Apóstolo nas narrações evangélicas.

De quão alta estima gozava da parte de Nosso Senhor prova é ter Jesus Cristo distinguido a São Tiago com uma aparição particular depois da gloriosa Ressurreição. Antes de subir ao Céu, Jesus Cristo deu ao Apóstolo o dom da ciência, como recompensa de sua santidade.

Segundo São Jerônimo e Epifânio, Nosso Senhor, antes de subir ao Céu, teria recomendado a São Tiago a Igreja de Jerusalém. Certamente por esse motivo, os Apóstolos, antes da separação, deixaram São Tiago como primeiro Bispo de Jerusalém. Santo Epifânio elogia em São Tiago a grande pureza, vivendo extraordinariamente uma vida santa e austera.

A após a morte do governador Festo e o do Sumo Sacerdote Anás, os cristãos foram duramente perseguidos pelos Judeus, tendo São Tiago sido martirizado pelo Conselho após testemunhar a verdadeira Fé. Tal aconteceu em 10 de abril do ano 62, quando tinha 96 anos. Suas últimas palavras foram: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem". O corpo foi sepultado no lugar do martírio e, após oito anos, Jerusalém foi destruída. Os Judeus reconheceram nisso o castigo de Deus, tendo o corpo em 572 sido transferido para Constantinopla, e hoje se encontra na Igreja "Dodeci Apostoli", em Roma. 


Referencias bibliográficas:
*Na Luz Perpétua - pelo Padre João Batista Lehmann, V Ed. - I Vol. - Editora Lar Católico, 1959.
*Ofício Divino - Oração das Horas - Editora Vozes, Paulinas, Paulus e Ave-Maria, 1996, 2a. ed. típica.

Fonte: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/mai/felipeetiago0305.htm.




Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores