Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2016

São João Batista de La Salle

15 de maio

São João Batista de La Salle 

Confessor 

Foi Sacerdote, teólogo e fundador de uma Congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, em 1680, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres. Aos 15 de maio foi declarado patrono de todos os educadores, pelo Papa Pio XII. Sua memória é hoje e seu natalício no dia 7 de abril. Foi beatificado no dia 24 de maio 1900, por Papa Leão XIII.   

João Batista de La Salle nasceu a 30 de abril de 1651, no Castelo de Salles, em Thoresn (Reims, França) em 30 de abril de 1651 e morreu em Lyon em 7 de abril 1719. O mais velho filho de uma nobre família, perdeu muito cedo seus pais, e foi ele, com este amor alimentado na oração, na vivência dos mandamentos, na vida sacramental, quem educou os seus irmãos. E o carisma da educação foi brotando naquele coração chamado à vida religiosa e sacerdotal. João dedicava desde a idade de 11 anos à vida religiosa e foi ordenado com 24 anos. Estudou em Paris, e deu passos concretos de encontro às necessidades no campo da educação: cuidar e educar de maneira virtuosa os homens. Sendo assim, foi uma resposta de Deus para a Igreja. 

Em Reims, participou na fundação de duas escolas e cresceu consternado com o destino dos filhos das famílias pobres. Como ele estava convencido de que a vida espiritual deveria ser cultivada em primeiro lugar pelos professores, formou um associação de professores dedicada a aprender a ensinar. O seu primeiro esforço falhou, mas sua segunda tentativa foi um sucesso. Em 1623, ele deu toda a sua fortuna, e se dedicou totalmente a treinar jovens para esse serviço. Isto marcou a fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Ele não permitia que padres e sacerdotes entrassem sua congregação. Escreveu a Regra da Fundação em 1625 em Paris. Os métodos de João Batista de la Salle modificaram as técnicas de ensino do seu tempo, incluindo o uso do vernáculo em vez do Latin e ficou largamente conhecido em toda a Europa.  

Ele instituiu o processo de dividir o estudo em anos e os estudantes em classes. Também criou a primeira escola para ensinar e treinar professores. Ele foi indicado Arcebispo-coadjutor de Genebra, Suíça e aceitou mas, estava seriamente doente e quase morreu. Finalmente se recuperou e viajou até Roma onde foi examinado pelo Cardeal Baronius, São Roberto Belarmino, Cardeal Frederico Borromeu, primo de São Carlos Borromeu, que o sabatinaram propondo 35 questões de teologia, às quais respondeu com a maior clareza e simplicidade, surpreendendo a todos, e sua indicação foi confirmada por toda a banca examinadora, o que é até hoje, uma raridade. 



Como Arcebispo em Genebra, ele seguia uma estrita regra de vida e cumpria os seus deveres episcopais com generosidade e energia. Levantava as 4 da manhã e estudava as Escrituras, visitava os pobres da Diocese e em Annecy dava lições às crianças.  

Ele era extremamente influente e fundou a "Ordem das Irmãs Visitantes" em 1610. Até aquela época, as Irmãs levavam uma vida contemplativa e de orações e ele queria formar um grupo de freiras que se engajasse nos trabalhos de caridade, educação e outros trabalhos comunitários. 

Ele permaneceu ativo até 1717,  quando renunciou, por causa de sua saúde. Veio a falecer em Saint-Yon, em 7 de abril de 1719, aos setenta anos de idade. Seu corpo foi trasladado em 1937 para um santuário em Roma. Após sua morte, vários milagres se seguiram e quando seu caixão foi aberto para ser trasladado, seu corpo estava incorrupto e uma suave fragrância exalava do mesmo, espalhando o perfume por todo o convento.

Beatificado no mesmo ano de sua morte, foi formalmente indicado Doutor da Igreja em 1877. É intercessor dos mestres e educadores, para que sejamos na sociedade um sinal de esperança. A 24 de maio de 1900, La Salle foi declarado Santo, pela Igreja Católica. A 15 de maio de 1950, foi declarado Padroeiro dos Educadores, pelo Papa Pio XII. Foi indicado também patrono dos escritores e jornalistas devido ao seu trabalho em "A Controvérsia" onde "sempre argumenta com vigor, mas com moderação e caridade" (palavras de Pio XII ao confirmar a sua indicação). Hoje, há Obras Lassalistas em oitenta países. 

Sua "Congregação Irmãos Cristãos" (CIC) é a maior congregação religiosa de leigos do mundo, e não deve ser confundida com a Congregação dos Cristãos Irmãos ( CCI ) fundada na Irlanda, em 1802, pelo Beato Edmundo Ignatius Rice .

Tão grande era o seu cuidado para com as pessoas que alguns dos seus devotos fizeram de seus ensinamentos um livro chamado "Tratado do Amor de Deus". Seus mais importantes escritos são: 

  • Introdução a uma vida de devoto, para as suas Irmãs Visitantes.
  • Filoteia, O amor a Deus. Ele insiste na necessidade da pobreza mas dizia: "Se você é realmente pobre, cara Filoteia, para o bem de Deus, faça da virtude uma necessidade e valorize esta sua preciosa joia da pobreza porque o seu lustro não será descoberto neste mundo, mas brilhará no outro". E o
  • Tratado do amor a Deus, no qual ele se dirige a um fictício "Timotimus" para contrabalançar o fato dos homens não lerem conselhos dados às mulheres.  

Falando da santidade em "Introdução", ele dizia: "É um erro dizer que a devoção é incompatível com a vida de um soldado, ou de um viajante, ou de um comerciante, ou de um príncipe, ou de uma mulher casada. É verdade, minha cara Filoteia, que a devoção puramente contemplativa, monástica e religiosa não poderá ser exercida nessas profissões, mas várias outras devoções próprias para conduzir a perfeição, no estado secular, podem ser exercidas. Ele acrescenta ainda: "A contemplação é ainda mais necessária ao leigo do que ao religioso, onde a clausura tende a ser um escudo para dissipar a vida e as atividades sociais. Os pássaros, para onde voam sempre encontram o ar que necessitam, assim nós para onde formos, sempre encontraremos o nosso Deus presente".

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como (1) um bispo, calvo e uma barba longa; (2) às vezes segurando um coroa de espinhos e uma cruz de gloria sobre ele; (3) ainda segurando um retrato da Virgem; (4) segurando um pouco de terra em suas mãos. 



DEZ MÉRITOS PEDAGÓGICOS DE LA SALLE
  • Fundou a primeira Escola Normal para a formação dos professores.
  • Elevou o prestígio do Magistério, profissão desconsiderada em sua época.
  • Fundou as primeiras escolas para treinamento dos novos professores.
  • Sistematizou o ensino primário, organizando as classes por idade.
  • Criou escolas profissionais, emendativas e para adultos.
  • Sistematizou o método simultâneo de aula.
  • Suavizou a disciplina escolar da sua época, limitando os castigos físicos.
  • Prestigiou a língua materna para o aprendizado do aluno.
  • Escreveu diversos textos sobre o bom funcionamento de uma escola.
  • Fundamentou sua Pedagogia no amor e no conhecimento dos alunos.

DEZ TRAÇOS DA PEDAGOGIA LASSALISTA

  • A Educação deve basear-se no conhecimento do aluno.
  • O Educador deve amar profundamente todos os seus alunos.
  • A Educação deve fundamentar-se na Firmeza e na Ternura.
  • O Educador, em todas as situações, deve ser bom exemplo para os alunos.
  • Todos os alunos devem participar ativamente nas atividades da escola.
  • O Educador deve ter um afeto especial pelos alunos mais necessitados.
  • O Educador deve considerar-se representante de Jesus frente aos alunos.
  • O Educador deve respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno.
  • As correções aplicadas por indisciplina devem fundamentar-se na caridade.
  • O Educador deve sempre colaborar para que a escola vá bem.

Fontes:


Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores