Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Neto de escravos viaja 250 km com 127 rosas para agradecer à princesa Isabel pela liberdade

A notícia é do ano passado, mas desejo de todo coração que se repita por muito tempo, e que essa Princesa da Casa Imperial  brasileira seja um dia canonizada por suas virtudes heroicas. Esse senhor João, simples e educado, faz o que deveriam fazer todos os descendentes de escravos, negros ou de qualquer raça que tenham sido libertos do cativeiro físico, emocional, psicológico, mental ou espiritual em que se encontravam, no passado ou atualmente, quando ainda vemos vários níveis e tipos de escravidão serem utilizados. Deus o abençoe, sr. João, e o recompense por sua amável gentileza com essa Princesa a quem não foi permitido governar este País tão explorado pela maldade humana. E, se fosse permitido pedir algo a quem ainda não foi alçado à honra dos altares CATÓLICOS, eu pediria que encorajasse as FFAA a fazer o que é obrigação delas em defesa da Pátria e da Soberania Nacional [Escrito e programado antes do impedimento da presidente. Contudo, o problema ainda não foi resolvido]. Com urgência. Amém.  

A feliz coincidência desta data com a de Nossa Senhora de Fátima é mais um motivo de comemoração por parte de todos os católicos, de todas as raças.
  


* * *

Neto de escravos viaja 250 km com 127 rosas para agradecer à princesa Isabel pela liberdade



 

Com uma malinha na mão e um farto buquê de rosas coloridas em outra, o lavrador João Paulino Barbosa chegou, na manhã desta quarta-feira (13 [13/05/2015]), à Catedral São Pedro de Alcântara, no centro de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, onde está localizado o túmulo da princesa Isabel.


Desde 2012, ele viaja cerca de 250 quilômetros de sua cidadezinha natal, Desterro do Melo, em Minas Gerais, para a Serra com o mesmo objetivo. Tímido e emocionado, o negro e neto de escravos prestou sua homenagem à mulher que em 13 de maio de 1888 decretou a liberdade de seu avô - vendido na África para trabalhar no Brasil - através da Lei Áurea.

Aos 71 anos, seu João carrega 127 rosas, cada uma representando um ano de liberdade, para depositar no mausoléu. Padre Jac, pároco da Catedral, lembrou durante a missa celebrada às 8h desta quarta-feira que "ele chegou aqui em um domingo falando sobre a homenagem que queria prestar. Então, nós sempre aguardamos ele nessa data. Para a Catedral é muito importante, pois se temos hoje este local é graças à Princesa Isabel", pontuou Padre Jac.

Além das flores, ele leva um cartaz com uma poesia que compôs para a princesa e, compositor, entoa a música que escreveu para Isabel. “A princesa Isabel liberou a escravidão, salve salve a raça negra e o Brasil de coração. Liberdade, liberdade, liberdade! Foi assim a lei da abolição, salva a pátria brasileira e nossa geração”, canta.

Na época em que compôs a música, oito anos atrás, seu João ainda não conhecia o município serrano. Apenas cinco anos depois, em uma visita ao Museu Imperial, onde viu de perto a pena de ouro usada pela princesa para a assinatura da lei, é que ficou sabendo, quase que por acaso, que a poucos metros de onde estava se encontravam os restos mortais de Isabel.

“Estava visitando o museu e falei que tinha composto a música para a princesa. Duas jovenzinhas que ali se encontravam me perguntaram se eu já tinha ido visitar o túmulo dela. Eu não sabia que ficava em Petrópolis. Foi uma grata surpresa e, desde então, naquele mesmo ano, passei a levar as rosas no dia 13 de maio. Farei isso enquanto vida tiver. Fico muito feliz que Deus me dê forças para continuar prestando essa singela homenagem”, contou.

Seu João conta que começou a trabalhar na lavoura ainda criança, aos 9 anos. Nesta época, dividia seu tempo com os estudos e completou até a 4ª série, ouvindo do pai, as histórias sobre o avô.

“Ele contava muito sobre a vida difícil que meu avô levava, sobre as histórias que foram passadas sobre o tempo da escravidão. Apesar de toda a dureza, meu avô viveu até os 110 anos e só quando veio para o Brasil teve condições de viver com dignidade”, rememorou.

Para seu João, a liberdade é um dos maiores bens que as pessoas têm nos dias de hoje. “Agora estou aqui, amanhã posso voltar para a minha cidade ou ir para onde eu quiser. Posso dizer o que o quero, sem que isso ofenda ninguém [pobre sr. João, talvez não saiba que isso não é verdade, que não pode dizer o que quer e que o que ele quer dizer pode ser que "ofenda" alguém... como as "minorias" pervertidas ou comunistas. Comemora a liberdade da escravidão, com justa razão, mas não sabe que de liberdade o Brasil nada sabe e está perdendo a pouca que tem a cada dia para a revolução bolivariana], é claro, mas sem ter medo de ser condenado. É o maior bem da humanidade, e a menor sombra de dúvida”, opinou.  


Ainda na véspera

Após a longa viagem de ônibus, de cerca de 6 horas, seu João chegou em Petrópolis carregando pouco mais de 6 kg em rosas, algumas mudas de roupas, documentos e sua poesia. Com um sorriso no rosto de só quem já viveu o suficiente para saber que a gratidão é uma das maiores virtudes, ele adentrou a Catedral ainda na terça-feira (12), com o buquê nas mãos para fazer sua já tradicional visita.  


No entanto, as flores esperaram até hoje para serem depositadas no túmulo da princesa. “Hoje eu não entrego, não. Só amanhã. Vou assistir à missa [outra enganação ao pobre sr. João. A missa que ele hoje assiste nos tempos que outrora foram católicos não é a Missa católica, mas um culto protestantizado impingido pelo conciliábulo Vaticano II], pedir para o padre abençoar e aí sim fazer a entrega. As rosas já são dela, mas amanhã as rosas serão entregues oficialmente, abençoadas”, finalizou. 








Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/05/lavrador-viaja-250-km-com-127-rosas-e-agradece-liberdade-princesa-isabel.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar.


 


*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: . Delivered by FeedBurner  . Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores