Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

23 de julho São Libório, Bispo e Confessor

23 de Julho

São Libório de Le Mans

Bispo e Confessor


clique para ver mais imagens do Santo
São Libório de Le Mans (Gallia, c/a 320 – Le Mans, 397) foi o 4º Bispo de Le Mans e padroeiro da cidade de Paderborn.

Como para outro Santos do século IV, pouco se sabe sobre sua vida,  e não se tem certeza de onde e quando nasceu, mas que se tornou bispo de Le Mans em 348. Libório mandou construir algumas igrejas nos arredores de Le Mans, motivo pelo qual sua ação evangelizadora parece circunscrita a esse território. Diz-se que ordenou 217 sacerdotes e 186 diáconos. Foi assistido por São Martinho de Tours quando morreu em 397, em 23 de Julho. Foi sepultado na Basílica Apostólica de Le Mans, ao lado de seu predecessor São Juliano de Le Mans. 


Segundo a lenda, vários milagres ocorreram diante de sua tumba. Em 21 de junho de 835, o Bispo Aldrich pôs as relíquias do santo no altar da Catedral de Le Mans e no ano seguinte, por instrução do Imperador Ludovigo o Piedoso, enviou os restos mortais à Diocese de Paderborn, criada em 799 pelo Papa Leão III e o Imperador Carlos Magno.


A iconografia o representa como um Bispo ancião caracterizado pela presença de pequena pedras: de fato, é o padroeiro dos doentes renais, da bexiga e afina. Também é representando junto com um pavão ou com alguma penas de pavão, em memória do lendário pássaro que acompanhou o traslado das relíquias de Le Mans a Paderborn. O culto é particularmente difundido na França, Alemanha, Espanha e Itália.



Liturgia 


São Libório é reconhecido como santo pela Igreja, mas não era comemorado no Calendário Tridentino. Foi inserido no Calendário Romano em 1702, no dia 23 de Julho, junto com a comemoração de Santo Apolinário de Ravena. 


Fontes: http://it.wikipedia.org/wiki/Liborio_di_Le_Mans e http://www.santiebeati.it/dettaglio/90227.
Tradução: Giulia d'Amore.  

 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

3 comentários:

  1. Agradeço a sao Libório pela cura que me foi proporcionada tive problemas na uretra por muitos anos e pedi muito a esse santo milagroso alcancei a cura so gratidão .

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde fica uma igreja de São Libório em São Paulo

    ResponderExcluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores