Pesquisar este blog

Novidades!!!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

07 de Julho: Ss. Cirilo e Metódio, Bispos e Confessores

7 de julho

Santos Cirilo e Metódio

Bispos e Confessores
Apóstolos dos Eslavos 
(† 869 e 885)


Cirilo e Metódio eram irmãos, nascidos na Macedônia, Grécia, Metódio em 815 e Cirilo em 826, enviados pela Igreja de Bizâncio em missão aos eslavos, cumpriram sua missão traduzindo a Bíblia em língua eslava e celebrando nesta língua a liturgia. Graves dificuldades impediram seu apostolado. Procuraram pessoalmente o apoio de Roma. O Papa Adriano II autenticou a sua missão e aceitou o seu método apostólico, especialmente na liturgia. Cirilo morreu em Roma; Metódio, feito bispo pelo Papa, continuou a missão em meio de crescentes dificuldades, como legado apostólico.


São Cirilo e São Metódio
Os Santos irmãos Constantino (Cirilo) e Metódio nasceram na cidade de Solum (em Eslavo ou Tessalônica, em grego), na Macedônia, que naquele tempo estava sob o domínio do Império Romano Oriental. Seu pai era governador grego e sua mãe era eslava, por isso eles dominavam as duas línguas: grego (língua oficial) e eslavo (língua local).

Os santos irmãos, desejando iluminar seu povo com a doutrina do Evangelho de Jesus Cristo, decidiram traduzi-lo para a língua eslava. A notícia sobre a tradução das Santas Escrituras na língua eslava chegou aos governantes do Império Khazar, que decidiram convidar os irmãos para fazer uma missão pelo Império entre os eslavos. Os irmãos aceitaram a proposta e viajaram à cidade de Quersones na Criméa. Lá entraram em contato com os cristãos que existiam desde os tempos apostólicos. Os cristãos informaram aos irmãos sobre os eslavos das tribos "ross", súditos dos cosaros, sua língua escrita e os livros escritos em sua língua. Os irmãos entraram em contato com eles e encontraram um homem que sabia ler e escrever nessa língua. Ele mostrou os livros sagrados e ensinou-lhes a língua. Os irmãos entenderam que ela era muito parecida com a língua macedônica, mas era difícil de escrever e ler. Decidiram, então, aproximar esta escrita às letras gregas e latinas, das quais tomaram muitos caracteres dos sons que existiam na língua eslava-russa antiga e os que faltavam adotaram dos caracteres antigos ou criaram novos. Estes caracteres chamam-se: cirílicos e provêm do nome Cirilo (Constantino). Com poucas modificações estes caracteres são usados nas línguas eslavas: bielorussa, búlgara, macedônica, russa, sérvia e ucraniana. Além das línguas eslavas, utilizam os caracteres cirílicos as línguas: azerbaidjana, cabardina, casaquistana, iacuta, moldaviana, nenena, ossetina (osséta), quirguiza, tchuvashes, turcmena, udmurtana e uzbeca.

A missão no Império Khazar realizou-se nos anos 855-861, e existe parecer de que esta missão estaria ligada ao Batismo dos príncipes russos de Kiev: Ascold e Dyr. Após terminar a missão, os irmãos foram chamados pelo Príncipe Rostyslav (846-870) da Grande Morávia para pregar o Cristianismo no seu País, na língua eslava, e não na língua alemã, que o povo não entendia; naquele tempo a região estava sob influência do Império Germânico. Esta missão realizou-se nos anos 863-867 com grande êxito. Mas os irmãos foram acusados pela hierarquia alemã e chamados a Roma para esclarecer sobre o uso da língua eslava, já que naquele tempo as línguas consideradas sacras eram hebraico, grego e latim. Em Roma, ficaram entre os anos 868-870. Cirilo entrou para um mosteiro e faleceu no dia 14 de fevereiro de 869. Metódio foi consagrado em 870 Arcebispo da Pannónia e da Morávia, com permissão de pregar na língua eslava e praticar o
Rito Eslavo. Mas quando chegou a Pannónia foi preso. Só no ano 874 foi liberado pela intervenção do Papa João VIII (872-882). Após sua liberação, mudou-se para a Morávia, onde pregou o Cristianismo até sua morte, em 06 de abril de 885.

Após a morte de Metódio e do Papa Adriano III (884-885), os discípulos de Cirilo e Metódio foram expulsos da Morávia. Saindo da Morávia espalharam-se por todas as terras eslavas pregando o Santo Evangelho na língua eslava e praticando o Rito Eslavo.

A doutrina deve ser apresentada de uma maneira que a torne compreensível àqueles a quem o próprio Deus a destina. Os Santos Cirilo e Metódio se dedicaram a traduzir as noções da Bíblia e os conceitos da teologia grega no contexto de um pensamento e de experiências históricas muito diferentes. Eles queriam que a única palavra de Deus fosse "tornada assim acessível de acordo com os meios próprios de cada civilização". 


Cirilo, ao morrer, rezava assim:

Senhor Deus, faz crescer a tua Igreja
e reúne todos os homens na unidade;
estabelece os teus eleitos na concórdia da verdadeira fé
e na sua reta confissão;
faz penetrar as tuas palavras no seu coração,
a fim de que se consagrem ao que é bom e te é agradável.


ORAÇÃO

Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre:
Cirilo e Metódio — tradutores da Bíblia que inventaram um alfabeto - http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2001166.
Cirilo, o filósofo - pt.wikipedia.org/wiki/Cirilo,_o_Filósofo.
Metódio - pt.wikipedia.org/wiki/Metódio.
Apóstolos dos Eslavos: http://ordemfranciscanasecularcabofrio.blogspot.com.br/2011/02/santos-cirilo-monge-e-metodio-bispo.html.
Santos Cirilo, Monge, e Metódio, Bispo, Apóstolos dos Eslavos - http://ordemfranciscanasecularcabofrio.blogspot.com.br/2011/02/santos-cirilo-monge-e-metodio-bispo.html.
 

 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA