Em 14 de julho de 1570, São Pio V publica a Bula Quo Primum Tempore, pela qual fixa a forma da Missa Católica afirmando a sua perpetua intangibilidade.
A importância dessa Bula - um documento curto e simples - é primordial para salvaguardar a Missa e a Fé.
Como eu sempre digo: A Fé é mais importante do que a Missa, porque sem a Missa podemos guardar a Fé com a oração, mas sem a Fé... de que adianta a Missa? Fato é que a Missa pode destruir a Fé do melhor dos católicos. Não a Santa e verdadeira Missa católica, claro! Mas as imitações, os simulacros, as enganações, como a Motumissa, a Missa "autorizada" por Bento XVI e que muitos que desejam ser católicos seguem por certa ignorância de catecismo básico e, também, da existência e perene validade desta BULA.
A par do fato de a Igreja moderna/conciliar/modernista/neoluterana não ter AUTORIDADE para mudar uma vírgula da liturgia católica, devemos lembrar que, nesta BULA, São Pio V decreta:
"E a fim de que todos, e em todos os lugares, adotem e observem as tradições da Santa Igreja Romana, Mãe e Mestra de todas as Igrejas, DECRETAMOS E ORDENAMOS que a Missa, NO FUTURO E PARA SEMPRE , não seja cantada nem rezada DE MODO DIFERENTE DO QUE ESTA''."Roma Locuta est, Causa Finita Est".
E por que a Motumissa não é católica?
Primeiro, por que não segue o Missal de São Pio V, mas o de Paulo VI; portanto, é "cantada ou rezada de modo diferente" do que estabelecido ad aeternum por São Pio V. Sendo assim... como pode ser uma Missa Católica?
Segundo, por que, no Motu proprio, a "missa em latim" é chamada de "extraordinária", reafirmando que a missa criada pós-CVII, a Novus Ordo, é a missa "ordinária" da "Igreja Católica", ou seja, a missa que deve ser rezada sempre nas "igrejas católicas". Mais uma vez, jogaram esta BULA no lixo. Como pode ser uma Missa Católica?
Lembrando que o negociador de Francisco, ao falar com Fellay, deixa claro que os Padres da Neofrat, ao integrar-se à Igreja do Novus Ordo, terão que rezar ORDINARIAMENTE a missa nova e EXTRAORDINARIAMENTE a missa do Motu Proprio Summorum Pontificarum (a Motumissa), não a Missa Tridentina ou de São Pio V ou de sempre. Capito ou preciso desenhar?Leiam "Por que não ir à missa do motu proprio": aqui.
* * *
E por que a Missa Novus Ordo ou Missa Nova não é católica?
Por uma razão maior ainda que a Motumissa, a qual pelo menos guarda uma semelhança externa, que é mera representação sem essência. A Missa Nova - em vernáculo, de frente para o povo etc. e tal - é "cantada e rezada de modo diferente", muito mais diferente do que a Missa Tridentina!!!
Leiam as 62 razões para não assistir à Missa Nova: PDF.
* * *
Enfim, sua alma sua palma... Não diga que não foi avisado.
Encerro, lembrando que a Bula pode ser adquirida no site da Editora Cristo Rei, que, de hoje e até o dia 31 de julho, em homenagem a esta data ESPECIALÍSSIMA da Igreja, estará fazendo uma promoção especial também. Veja aqui.
(*) Observação importante!: Este merchandising é para apoiar o apostolado da Editora, que é nobre e piedoso.
Leiam mais sobre São Pio V, aqui.
Viva São Pio V! Viva Cristo Rei!
Vocês poderiam me conseguir uma versão em PDF da Bula Quo Primum Tempore? Obrigado!
ResponderExcluirPrezado sr. Mauricio, pode adquirir a Bula neste link: http://edicoescristorei.wixsite.com/editoramcr/bula
Excluir