Pesquisar este blog

sábado, 28 de junho de 2014

Apostolado da Oração - FAQ


APOSTOLADO DA ORAÇÃO - FAQ

Uma explicação simples e clara em forma de perguntas e respostas.



O que é o Apostolado da Oração?

O Apostolado da Oração é uma piedosa Associação destinada a promover a glória de Deus e a salvação das almas, exercendo o seu ofício apostólico pela oração, quer mental, quer vocal, e também por outras obras pias, em união com o Sagrado Coração de Jesus para alcançar o dito fim.


Porque o nome “Apostolado da Oração”?

Apostolado, por que o seu fim é fazer de todos os cristãos verdadeiros apóstolos, dedicados à divina glória e à salvação das almas.  


Oração, por ser esta o meio principal de que ele se serve; meio poderoso e ao alcance de todos e de algum modo universal, pois abraça, além da oração em sentido estrito, todas as obras e sofrimentos que se oferecem a Deus por modo de súplica.


Apostolado a que N.S. Jesus Cristo consagrou os primeiros 30 anos de sua vida mortal; e ainda hoje, tanto em sua Vida Eucarística, como em sua Vida Gloriosa no Céu não cessa de exercê-lo em nosso favor. Foi também o sublime Apostolado de Maria Ssma. e de S. José; e o de tantos Santos e Santas, quanto mais fracos aos olhos do mundo tanto mais fortes aos olhos de Deus, os quais por este meio não fizeram menos para defender a Igreja e salvar almas do que todos os Doutores com seus escritos e todos os pregadores com sua eloquência.


Quais são os graus deste Apostolado?

Três exercícios ou devoções eminentemente apostólicas formam no Apostolado como que três graus, a cada um dos quais corresponde uma série especial de ricas indulgências concedidas pela Santa Sé:

1° grau: compreende os associados que se limitam apenas ao exercício essencial, isto é, à união de seus corações com o Sagrado Coração de Jesus, consagrando ou oferecendo quotidianamente todos os seus atos e operações do dia, segundo as divinas intenções do Coração de Jesus.

2º grau: abraça aqueles que, além do oferecimento diário próprio do 1° grau, recorrem, para tornar a união mais estreita, também ao Imaculado Coração de Maria, mediante a reza quotidiana de 1 Pai Nosso e 10 Ave Marias, segundo as mesmas intenções.

3º grau: encerra aqueles que, cumprindo ao menos as condições do 1° grau, completam a união dos seus corações com Jesus, mediante a união inefável do divino Sacramento, fazendo uma vez por semana, ou ao menos uma vez por mês, a comunhão reparadora segundo as mesmas intenções apostólicas.


Para permanecer associado basta pertencer ao primeiro grau?

Sim, para permanecer associado basta pertencer ao primeiro grau do Apostolado, rezando diariamente o seguinte oferecimento diário: 

“OFEREÇO-VOS, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e pelo Coração Imaculado de Maria, as orações, obras e sofrimentos deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino Coração está de contínuo a interceder e sacrificar-se em nossos altares. Eu vo-los ofereço de modo particular pelas intenções recomendadas aos associados do Apostolado neste mês e neste dia.”


Existe algum sinal externo desta santa união?

Sim, com o fim de tornar sensível por um sinal externo esta santa união, adotou-se como insígnia própria do Apostolado o emblema do Coração de Jesus. É uma imagem do Divino Coração pintada ou bordada sobre um pano branco ou vermelho, com esta inscrição: “Adveniat regnum tuum!”, “Venha a nós o vosso Reino”, que resume todos os desejos do Coração de Jesus e os nossos.

O S. P. Pio IX concedeu 100 dias de indulgências, todas as vezes que os associados do Apostolado, trazendo a mesma imagem sobre o peito, repetirem com a boca ou com o coração a dita invocação; e de 7 anos, àqueles que a trazem ostensivamente sobre o peito, quer assistindo às orações públicas, quer adorando por meia hora o SS. Sacramento exposto.


Como ser admitido no Apostolado da Oração?

Para a admissão dos associados, basta que os Diretores locais os inscrevam no livro de registros e lhes entreguem as patentes.


O que é uma patente?

Espécie de diploma no qual cada associado escreverá seu nome e marcará o dia de sua admissão no apostolado.


Como é organizado o Apostolado?


A organização se concentra nos zeladores, presidentes, secretários e tesoureiros. Juntos devem coordenar o Apostolado, seguindo seus estatutos e promovendo os exercícios que nele constam, como a Hora Santa, a Comunhão Geral Reparadora, a Comunhão Geral das Crianças, a Cruzada Eucarística, a Consagração das Famílias ao S.C.J., a Entronização dos Quadros do S.C.J. nas casas, as Obras de Misericórdia em comum, o Tesouro do Coração de Jesus, as Intenções particulares, as Reuniões mensais, entre outras.


Como se estabelece o Apostolado da Oração?

O Apostolado da Oração se estabelece após o Cerimonial próprio feito pelo Padre Diretor para a bênção das medalhas, fitas, patentes e manuais; e da recepção dos Zeladores.


É necessário que o associado more na cidade-sede do Apostolado? 


A princípio não, mas tendo em vista que faz parte do apostolado a participação às reuniões mensais, depende da possibilidade que o associado tem de participar das mesmas com assiduidade.


Quais são as vantagens que os associados do Apostolado da Oração alcançam?


- A de unir todos os corações no Sagrado Coração de Jesus;
- Maior merecimento de suas obras;
- Eficácia apostólica;
- Eficácia na obtenção de graças de que tenham necessidade;
- Coragem e fervor;
- Participação especial nos sacrifícios, penitências, comunhões etc.
- Numerosas indulgências;
- Vantagens em ver-se cumpridas as Solenes promessas que o SS. Coração fez a S. Margarida Maria, em favor de todos aqueles que honrassem e fizessem honrar o seu SS. Coração.


Quais são as solenes promessas feitas pelo SS. Coração a S. Margarida Maria?

São 12:
Conceder-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado;
a paz nas suas famílias;
a consolação nas suas penas;
Serei seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na morte;
Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas;
Os pecadores acharão em mim a fonte e o oceano infinito da misericórdia;
As almas tíbias se tornarão fervorosas;
As almas fervorosas se elevarão rapidamente a grande perfeição;
Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada;
10º Darei aos Sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos;
11º As pessoas que propagarem esta devoção terão escritos os seus nomes no meu Coração, e dEle nunca serão apagados;
12º Concederei, no excesso da misericórdia do meu amor poderoso, a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.


APÊNDICE.

Algumas indulgências concedidas aos associados do Apostolado da Oração:

Indulgências Comuns a todos os associados:

Indulgências plenárias:

1- No dia da recepção no Apostolado da Oração, confessando-se e comungando;
2 - No dia da Imaculada Conceição;
3 - No dia da festa do Sagrado Coração de Jesus;
4 - No dia da festa de Cristo Rei;
5 - Numa sexta-feira de cada mês;
6 - Em outro qualquer dia do mês, à escolha dos associados;

(Para ganhar as indulgências dos números 2 a 6, além da confissão e comunhão, é preciso visitar uma igreja pública e orar nela pelas intenções do Sumo Pontífice; esta visita para as indulgências pode fazer-se desde a tarde da véspera, mas para as duas indulgencias dos números 5 e 6 só se pode fazer desde o nascer até o pôr do sol.)
7 - No dia da festa do Santo Protetor, indicado nos bilhetes mensais. Se no dia marcado a pessoa estiver legitimamente impedida de receber os sacramentos, pode ganhar a mesma indulgência em outro dia confessando-se e comungando.
8 - Indulgência plenária para os associados que fizerem o exercício da Hora Santa, desde as 2 horas da tarde de quinta-feira. Esta mesma indulgência pode ser lucrada todas as semanas pelos associados que fazem em comum o exercício da Hora Santa numa Igreja ou capela no dia e hora que os Diretores locais determinarem.
9 - No dia da Comunhão Reparadora e Geral, determinado pelo Diretor.
10 - Quando, no tempo pascal, depois de cumprido o preceito, comungarem com o espírito de reparar o escândalo dos que não observam o preceito.

Indulgências parciais

1 - De 100 dias, por todas as orações e boas obras, que os associados oferecem nas intenções recomendadas pelo Diretor da Associação no princípio de cada mês.
2 - De 100 dias, aos associados que trouxerem no peito a imagem do Coração de Jesus todas as vezes que oral ou mentalmente repetirem esta invocação inscrita na dita imagem: “Adveniat regnum tuum!” (Venha nós o vosso Reino!). 

3 - Indulgencia de 7 anos aos associados que assistirem às funções públicas ou adorarem, pelo menos durante meia hora, o Santíssimo Sacramento exposto, trazendo visivelmente a fita imagem.


Indulgencias próprias dos associados do 2º grau:

Plenárias:

1 - Na festa da Oração de N. Senhor no Horto;
2 - Na festa do Coração Imaculado de Maria;
3 - Na festa do Patrocínio de S. José.

Parciais: 

 
De 300 dias (uma vez por dia), rezando a dezena do terço pelas intenções do Sumo Pontífice.


Indulgências dos associados do 3º grau:

Plenária: 


1 - No dia em que são inscritos na secção da comunhão reparadora mensal ou semanal.
2 - Em artigo de morte se, tendo recebido a comunhão, confessados e verdadeiramente arrependidos, invocarem devotamente o nome de Jesus, pelo menos de coração...  




 * * * 


Para maiores informações, visite o blog do
Apostolado da Oração das Missões Cristo Rei.



* * *


* FAQ, para quem ainda não sabe é acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas mais frequentes. É uma compilação de perguntas frequentes acerca de determinado tema. Quando usado num contexto singular, um FAQ será uma dessas perguntas frequentes. Para nós da Tradição, acostumados ao bom e velho Catecismo de São Pio X, trata-se de uma forma didática de explicar um assunto, com bom proveito para todos. Se houver mais dúvidas, contate diretamente o Apostolado


Se quiserem ajudar o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, façam doações: clique no botão abaixo: 



*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.


Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

6 comentários:

  1. Esses Estatutos são os de 1951. Fora. Reformados em 1968.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Estatutos de 1951 continuam em vigor visto que a reforma de 1968 é indevida. Somos católicos e queremos permanecer católicos. Reforma é coisa de protestante. Basta ler o "leia antes" para saber que este blog é católico e rejeita o Concílio Vaticano II pq é herético.

      Excluir
  2. Eu gostaria de ler o estatuto de 51. Como posso ter acesso a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, talvez o senhor consiga encontrar nos sebos algum exemplar. Como dito anteriormente, a reforma ocorreu em 1968. Então, os exemplares anteriores a este ano, são perfeitamente válidos. Neste link, pode baixar o de 1965: http://alexandriacatolica.blogspot.com/2017/10/apostolado-da-oracao.html.

      Excluir
  3. Boa tarde. A bênção Padre Ernesto. Gostaria de saber quais são as intenções pelas quais devemos rezar para satisfazer a condição: "intenções do Sumo Pontífice" nestes tempos de tanta confusão...obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando, para ganhar indulgências, rezamos pelas intenções do Santo Padre, estamos rezando por quatro intenções específicas e objetivas. A Raccolta (uma coleção de indulgências que costumava ser publicada pela Sagrada Congregação das Indulgências) estabelece que as intenções do Papa sempre incluem as seguintes intenções muito católicas:

      - O progresso da Fé e o triunfo da Igreja.

      - Paz e união entre Príncipes e Governantes cristãos.

      - A conversão dos pecadores.

      - A destruição da heresia.

      Essas são as intenções objetivas pelas quais rezamos, aquelas que correspondem ao fiel cumprimento do seu ofício. Quaisquer que sejam as outras intenções pessoais que ele tenha, nós também rezamos por ela, desde que não contradigam as intenções acima – ou seja, não se reza pelas intenções subjetivas do Papa se elas forem contrárias à nossa fé católica ou se forem danosas à Igreja de algum modo.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores