13 de outubro
São Eduardo III
O Confessor
Rei dos Ingleses
Rei dos Ingleses
Em 1042, com a morte do seu meio irmão Hardacanuto, filho de Canuto com sua mãe Emma, Eduardo foi aclamado Rei da Inglaterra. Eduardo foi coroado a 3 de Abril de 1043 na Catedral de Winchester, e subiu ao trono restaurando a dinastia saxã que se iniciara com Alfredo, o Grande.
Em 1044, ele casou-se com a Edite, filha do poderoso Earl Godwin. O casamento não gerou filhos, pois de comum acordo mantiveram-se castos, já que Eduardo era extremamente religioso, e Edite e Eduardo se tornaram profundos amigos. Seu reinado foi pacifico e caracterizado pela sua bondade e pelo término de odiosas taxas e impostos, e com lutas internas parcialmente provocadas pela sua inclinação a favor dos normandos, inclusive Robert de Jumienes, que Eduardo trouxe com ele da Normandia e o indicou Arcebispo de Canterbury em 1051. No mesmo ano, Edward baniu Godwin, que tomou refugio em Flanders e voltou no ano seguinte com uma frota pronta para a rebelião.
A rebelião já estava armada, mas foi evitada pelos dois homens que se encontraram e resolveram suas diferenças.
As dificuldades continuaram após a morte de Godwin. Os seus dois filhos Horold e Tostig tinham um olho no trono desde a infância.
Depois que Harold foi nomeado sucessor do Earl da Northumbia, Eduardo passou a ficar mais interessado nos negócios religiosos e construiu a Abadia de São Pedro em Westminter, no local da mesma Abadia de hoje. É a mais linda da Inglaterra, e é onde ele foi enterrado.
Sua piedade lhe deu o apelido de “O Confessor”. Morreu em Londres aos 5 de Janeiro e foi canonizado em 1161 pelo Papa Alexandre III. Eduardo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster.
De acordo com a Tradição, Santo Eduardo estava retornando de uma Missa e deu seu valioso anel para os pobres de São João Batista, o qual lhe apareceu como um peregrino. Algumas horas mais tarde, dois peregrinos ingleses que estavam retornando da Terra Santa encontraram com outro peregrino, que se apresentou a eles como sendo São João Batista. Através deles, São João Batista prometeu ao Rei que em 6 meses Eduardo estaria com ele para sempre. A mensagem trouxe alegria ao Rei.
Como predito, 6 meses após Santo Eduardo faleceu em Westminter, no dia 5 de janeiro. “Não chore”, disse ele à rainha em seu leito de morte : “eu não morrerei e sim viverei para sempre”.
Na arte litúrgica da Igreja, ele é mostrado segurando o anel, e, às vezes, é mostrado dando o anel a um peregrino. Em geral, é mostrado com as vestes reais, segurando um cetro ou uma pomba branca.
Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/sao_eduardo.htm.
Leia, também: http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=B13144BF-0173-AB8D-E069618F9FAFD622&mes=Outubro2012.
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:
+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.