Pesquisar este blog

Novidades!!!

terça-feira, 12 de maio de 2015

12 de maio: Santos Aquiles, Domitila (Virgem) e Nereu, Mártires

12 de maio 

Santos Aquiles, Domitila (Virgem) e Nereu 

Mártires 

Santos Aquiles e Nereu com Santa Domitila
Etimologicamente, os nomes "Aquiles" e "Nereu", de origem grega, significam, respectivamente, "força" e "me pertence".

Irmãos, ambos eram soldados adscritos ao tribunal militar durante o governo do imperador Diocleciano. Tempos em que a maldade perpetrava ataque feroz contra os seguidores de Cristo. Contudo, quanto mais se alargavam as fileiras do Martírio, tanto mais florescia o Cristianismo revestido com a força do testemunho vivo da Verdade Cristã.

Aquiles e Nereu eram flores que se encontravam em meio a um jardim de espadas, sangue e guerra quando converteram-se ao Cristianismo. Diante disso, o dilema que se lhes apresentava não era fácil: se, por um lado, renegassem sua Fé e adorassem os ídolos, se livrariam da morte. Por outro, se abandonassem o exército, seriam mortos, já que as regras militares eram rigorosíssimas nesse sentido. Abrasados, porém, pela lembrança de Jesus Crucificado e pelas convicções que lhes inflamavam o coração, não era difícil prever o inevitável desenlace por amor a Deus e à Igreja. Cumpriam perfeitamente com seu dever de militares, mas passaram a se apresentar como dois jovens fervorosíssimos, fazendo orações ao Deus dos cristãos, tornando-se propagadores exemplares da Palavra de Deus.


Finalmente, decidiram abandonar o Exército. Não tardou que fosse decretado o exílio na ilha de Ponza, onde permaneceram ambos a serviço de Santa Flávia Domitila, sobrinha do cônsul Flávio Clemente, com a qual partilharam as tribulações advindas pelas ordens imperiais. O historiador Eusébio diz que esta nobre dama de Roma fora enviada ao desterro por ordem de Domiciano porque também proclamara sua Fé ao Divino Redentor. Segundo São Jerônimo "o exílio foi tão cruel e longo que isto por si só já lhes serviria de martírio".  


Aquiles e Nereu foram condenados à morte, entregando gloriosamente a alma pelo fogo e pela espada.

O Papa São Dâmaso escreveu no ano 400 a seguinte inscrição na tumba dos dois mártires: "Nereu e Aquiles pertenciam ao exército do imperador. Porém, se negaram a cumprir certas ordens que a eles pareciam cruéis. Ao converter-se ao Cristianismo abandonaram toda violência e preferiram ter que abandonar o exército antes que ser cruéis com os outros. Proclamaram seu amor a Cristo nesta Terra e agora gozam da amizade de Cristo na eternidade".

O sepulcro dos santos conserva-se no cemitério de via Ardeatina, onde há uma Basílica edificada em sua honra.
 

Fonte: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/mai/nap1205.htm.

 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA