13 de agosto
São Cassiano
Mártir
+ 304
clique para ver mais imagens |
Cassiano de Ímola foi bispo de Bréscia. Não se deve confundir, com São João Cassiano, abade da Abadia de São Vítor, em Marselha, que morreu em 433.
Foi mestre-escola (professor) em Ímola, onde ensinava taquigrafia como forma de ensinar os preceitos religiosos cristãos sem que os seus perseguidores compreendessem o que estava escrito. Como se recusou a fazer sacrifícios aos deuses romanos, como tinha sido ordenado pelo Imperador Juliano, o Apóstata, foi condenado à morte e a sua sorte entregue aos seus próprios alunos, que o odiavam pela sua severidade.
Os alunos vingaram-se, então, torturando-o, preso a uma estaca, com o material que usavam nas aulas. Cravaram-lhe no corpo os estilos de ferro com que escreviam nas tábuas de madeira e cera, depois de lhe terem partido estas nas costas.
Alguns autores datam a sua morte durante o reinado de Diocleciano. O seu Martírio é lembrado pela Igreja Católica a 13 de Agosto de 363 e é considerado o patrono dos taquígrafos (estenógrafos) e da Cidade do México.
+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.