13 de agosto
Santo Hipólito de Roma
Mártir
+ 235
clique para ver mais imagens |
Santo Hipólito foi batizado por São Lourenço e martirizado entre os anos de 231 – 235, tido como chefe (presbítero) de uma comunidade de Roma, foi controverso e infelizmente muitos de seus escritos se perderam, mas os que chegaram até nós são confirmados por historiadores e datados do final do século II e início do século III. No ano de 212, Orígenes, famoso escritor, assistiu a uma pregação de Hipólito, e narra que este era muito sábio e letrado.
Hipólito foi discípulo de Santo Irineu e foi um profundo conhecedor da Doutrina e Tradição dos Apóstolos, defensor ferrenho, e por vezes até ousado, chegando a recriminar o Papa Zeferino (198 – 217), pois dizia que este era muito condescendente com muitos hereges e, também, tornara a penitência mais branda para os pecadores. Hipólito defendia um combate mais ferrenho contra as heresias que se espalhavam pelas comunidades. Como escritor, foi o último escritor a se utilizar, em Roma, da língua grega.
O Imperador Romano Maximino, em 235, fortalece a perseguição aos cristãos e manda para o martírio os líderes da Igreja Católica, entre eles o Papa Calisto e seu “adversário” Hipólito (adversário por ser este exigente demais com o Papa Calixto. Alguns alegam que Hipólito foi o primeiro anti-Papa, pois teria sido eleito "Papa" por um pequeno grupo de cristãos moralistas). A caminho da morte, os adversários, por amor a Cristo e a sua Igreja Católica fazem as pazes, renunciando as suas posições e voltando ao seio da Igreja, pela qual deu sua própria vida. Outras fontes, citam o Papa Ponciano, como seu companheiro de exílio e martírio.
Muitas obras são atribuídas a Hipólito, mas a “Tradição Apostólica” foi uma das poucas que restaram e, talvez, a mais importante, já que se trata da constituição eclesiástica mais antiga que possuímos.
Entre os diversos destaques desta obra, assinalamos os seguintes: a existência de ministérios ordenados (bispos, presbíteros e diáconos) e não ordenados (viúvas, virgens, leitores, etc.); as profissões incompatíveis com o cristão; o catecumenato fixado em 3 anos; o batismo estendido também às crianças; a oração eucarística e os cuidados devidos ao pão e ao vinho: Corpo e Sangue do Senhor; e a eficácia da oração na vida do cristão (celebrada várias vezes ao dia), em especial o sinal da cruz.
Dele é "A Árvore de Vida".
Fonte: http://www.canonigos.org/2010/03/23-de-marco-de-2010-%E2%80%93-rezar-com-santo-hipolito-de-roma/.
+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.
COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.