Pax
Caros
leitores,
Seguimos com a sequência de publicações catequéticas para a
melhor formação das almas cristãs que estão em busca de aperfeiçoamento.
Santíssima Virgem,
Sede da Sabedoria, rogai por nós!
Viva Cristo Rei!
Carla
"A Suma Teológica na forma de
catecismo"
Por Pe Tomás Pègues OP (1942)
PRIMEIRA PARTE
DEUS
Criador e Soberano Senhor de todas as coisas
XIII
DO HOMEM E SUA NATUREZA: ESPIRITUALIDADE E IMORTALIDADE DA ALMA
Há entre os
seres corporais algum
que forme um
mundo à parte,
ou categoria distinta
no conjunto dos demais?
Sim, Senhor; o homem.
Que é o homem?
Um ser composto de espírito e matéria, no qual, de algum modo, se
compendiam os mundos espiritual e material.
Com que nome se conhece o espírito humano?
Com o de alma.
Há, além do homem, algum outro ser corpóreo que tenha alma?
Sim, Senhor; as plantas e os animais.
Que diferença existe entre a alma humana e as almas das plantas e dos
animais?
Em que a alma das plantas é exclusivamente vegetativa; a dos animais
vegetativa e sensitiva; e a humana, além destas faculdades, possui a inteligência.
Logo, é a inteligência que distingue o homem dos demais seres corpóreos?
Sim, Senhor.
A alma, como princípio intelectual, exerce a sua função própria,
independentemente do corpo?
Sim, Senhor.
Em que vos apoiais para assegurá-lo?
Em que o objeto do entendimento é o imaterial.
E por que, se a alma exerce a sua função própria independentemente do
organismo, se deduz que é incorpórea?
Porque, se não
o fosse, não
poderia unir-se ao
objeto do entendimento,
que é o
imaterial
Que se segue desta verdade?
Segue-se que a alma humana é imortal.
Poderíeis dar a razão da consequência?
Sim, Senhor; porque se é independente do organismo no obrar,
forçosamente há de sê-lo no existir.
E que deduzis deste princípio?
Deduzo que, se bem que o corpo perece, ao separar-se da alma, a alma, ao
contrário, não pode morrer.
Logo, durará eternamente?
Sim, Senhor.
Para que se une a alma ao corpo?
Para formar um todo harmônico e substancial, chamado homem.
Não é, portanto, acidental a união da alma com o corpo?
Não, Senhor; porque a alma exige por natureza a união substancial.
Que faz a alma no corpo?
Dá-lhe todas as
perfeições que possui:
o existir, o
viver e sentir,
reservando para si, unicamente, o ato de entender.
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