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Boletins da Confraria da Sagrada Família A. II
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BOLETIM MENSAL
DA
Confraria da
Sagrada Família
Sagrada Família
Capela Nossa Senhora da
Conceição – Niterói/RJ
Ano II – N. 15 – Setembro
de 2011
O canto gregoriano e a
liturgia católica
Continuaremos, neste boletim, conhecendo algumas das
obras realizadas por São Pio X para restaurar todas as coisas em Cristo. Veremos
neste número todo o esforço que empreendeu especialmente para restaurar o canto
gregoriano e a devoção católica.
O Canto
Gregoriano
Ainda sendo Patriarca de Veneza, São Pio X dirigiu uma
carta aos fiéis, na qual dizia: “O canto
e a música sacra devem levar os fiéis à devoção por meio da melodia e dispô-los
a recolher com maior alegria os frutos da graça que são próprios dos Santos
Mistérios solenemente celebrados. Por conseguinte, a música sacra, pela estreita
união que tem com a liturgia e com os textos litúrgicos, deve participar em sumo
grau das qualidades que lhes são próprias, as quais podem reduzir-se a estas
três principais: a santidade, a beleza artística e a universalidade”. Por
isso, o futuro Papa proibiu que nas igrejas de sua arquidiocese se tocassem
músicas vulgares e profanas, por desdizerem com a santidade da igreja e com a
majestade das cerimônias sagradas.
O canto litúrgico, recomendado e adotado na liturgia da
Santa Igreja, foi sempre o canto gregoriano que, interpretado e executado em seu
sentido genuíno, eleva o espírito e afervora a alma. Ao canto gregoriano, a
Igreja associou também a música polifônica, que no século XVI chegou ao apogeu
do classicismo, com Palestrina e tantos outros
compositores.
Mas o canto gregoriano tinha visto um período de
decadência. A música sacra foi posta à parte e foi introduzido o reprovável
costume de usar a música profana e teatral nas
cerimônias.
Os Papas, por meio de decretos, chamaram a atenção sobre
este abuso. Poucos meses depois de eleito Papa, São Pio X procurou a restauração
da música sagrada. Decretou normas sobre o tema e moveu as almas principalmente
com o exemplo.
Para mostrar a grandeza do canto gregoriano, São Pio X
rezou uma Missa com grande solenidade na Basílica de São Pedro por ocasião do
décimo terceiro centenário de São Gregório Magno. A Missa foi cantada por um
coro de mil e duzentas vozes, entre seminaristas e religiosos, que cantaram
magistralmente a Missa de Angelis,
com enorme admiração e edificação do imenso público que enchia a grande
Basílica.
Fundou a Escola superior de Música sacra, frequentada por
padres e religiosos de todas as partes do orbe católico. Voltando para as suas
dioceses e mosteiros, esses padres e religiosos foram mestres de outros em canto
gregoriano e música, e assim se alcançou uma verdadeira restauração da música e
do canto.
A Liturgia
católica
Quando São Pio X ainda era menino, viu um Cardeal que
rezava atentamente o Breviário, e exclamou: “A história que o Cardeal lê sempre deve ser
muito bonita”. Na sua infantil simplicidade, disse uma grande verdade, da
qual se convenceu mais tarde, quando começou também para ele a obrigação de
recitar o Breviário.
Quando chegou a ser Papa, esforçou-se por reordenar o
Breviário e o Missal. A nova disposição de Breviário e as novas rubricas
tornaram mais breve o ofício e conciliaram a recitação do Saltério e o ofício
dos Santos.
Os Santos e Beatos são nossos intercessores diante de
Deus; a eles recorremos para obter as graças de que temos necessidade; neles nos
inspiramos para praticar aquelas virtudes que resplandeceram em sua vida; a eles
tributamos, depois de Deus e da Virgem Maria, culto e veneração. São Pio X
sempre foi um fervoroso devoto deles e, para obter do céu maiores benefícios,
propiciou a beatificação e a canonização de Joana D’Arc, João Maria Vianney,
Gabriel da Virgem Dolorosa, Geraldo Magella e muitos outros
santos.
Porém, sua principal devoção depois da Eucaristia foi a
da Virgem Maria. Ao se cumprirem 50 anos da proclamação do dogma da Imaculada
Conceição, São Pio X infundiu devoção e fervor na alma dos católicos por meio de
uma belíssima encíclica, hino à bondade, beleza e influência de Maria sobre os
homens. Nesse texto, ele exortava todos os fiéis a honrarem esta benigna Mãe e a
invocarem frequentemente o seu patrocínio, concedendo indulgência plenária para
as cerimônias que foram celebradas por ocasião daquele acontecimento. Como
lembrança, quis também que a imagem de Nossa Senhora que se venera no Vaticano
fosse novamente adornada com uma preciosa coroa custeada por todo o
orbe.
Quatro anos depois teve lugar o cinquentenário da
aparição da Virgem Maria em Lourdes, que coincidiu com o seu jubileu sacerdotal.
Sempre solícito pelo bem espiritual de seus filhos, nesta e em outras ocasiões,
concedeu grande número de indulgências, promovendo assim sempre mais e mais o
seu culto e devoção, e mandou que se rezassem as três Ave-Marias no final de
todas as Missas.
São Pio X fez ainda muitas outras reformas no campo da
Liturgia e da piedade, que não caberiam todas serem relatadas
aqui.
Mas é preciso dizer que nunca cessou de corrigir os
abusos introduzidos e de fazer melhoras notáveis. Dignou-se, também, conceder
benignamente privilégios apostólicos, cuidando sempre da majestade das
cerimônias e do decoro no templo. Por todos os seus atos, ele merece ser
considerado como um dos maiores cultivadores e reformadores da Sagrada
Liturgia.
DATAS A
LEMBRAR:
Sexta-feira 02 - Sagrado Coração de Jesus (1ª Sexta-feira do
mês)
Missa em Niterói às 7:30 e no Rio às
18:30
Sábado 03 - 1º Sábado do
mês (Festa de São Pio X)
Missa em Niterói às 18:30 e no Rio
às 7:30
Domingo 04 - XII Domingo depois de
Pentecostes
Domingo 11 - XIII Domingo depois de
Pentecostes
Quarta-feira 14 –
Exaltação da Santa Cruz
Quinta-feira 15 – Nossa
Senhora das Dores
Domingo 18 - XIV Domingo depois de
Pentecostes
Quarta, Sexta e Sábado –
Das Têmporas de Setembro*
(Dias de jejum e
abstinência para os membros da Ordem Terceira da Fraternidade São Pio
X)
Domingo 25 - XV Domingo depois de
Pentecostes
Quinta-feira 29 – São
Miguel Arcanjo
Capela
Nossa Senhora da Conceição – Niterói/RJ
(21)
2616-2504 – www.permanencia.org.br –
sagradafamilia@capela.org.br
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