Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Errare humanu est, perserverare diabolicum... Ou seja Assis III!


Este texto recebeu a aprovação do Mons. Bernard Fellay

Superior Geral da FSSPX


Abbé Régis de Cacqueray,
Superior do Distrito da França



 A Renovação do escândalo de Assis
Errare humanu est, perserverare diabolicum
Pe. Régis de Cacqueray

O que vai se passar nesse 27 de outubro de 2011? Um simples encontro amigável entre pessoas de boa fé? Uma discussão informal sobre a divindade de Cristo e de sua Igreja? Não, a renovação, pelo papa reinante, Bento XVI, do escândalo sem precedente realizado por seu predecessor, João Paulo II, em 27 de outubro de 1986.


O que acontecerá nesse 27 outubro de 2011? O apelo à conversão à fé católica? As declarações do papa deixam claramente entendido o que será essa jornada: a reunião dos representantes de todas as falsas religiões, chamados pelo papa pessoalmente para uma jornada de reflexão onde todos são convidados a rezar pela paz.


Certamente, diferente da primeira reunião de Assis, a oração parece que deve ser silenciosa, mesmo com tantos presentes. Mas para qual deus rezarão em silêncio esses representantes de todas as falsas religiões? A qual deus rezarão senão aos falsos deuses, pois que o papa os convida explicitamente a vier mais profundamente “sua fé religiosa”? Para onde, pois, se voltarão os muçulmanos, senão para o deus de Maomé? A quem se dirigirão os animistas, senão a seus ídolos? Como, pois, pode-se conceber que um papa chame os representantes das falsas religiões, enquanto tais, a participar de uma jornada de oração pessoal? Esse ato do soberano pontífice constitui, por este mesmo fato, uma terrível blasfêmia a Deus, assim como uma ocasião de escândalo para os homens do mundo inteiro.

Leia a continuação do artigo no Fratres in Unum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores