Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

São Luís IX da França, Rei e Confessor

25 de Agosto.

SÃO LUÍS IX

Rei da França e Confessor 


Hoje a Igreja celebra a festa do rei São Luís da França. Luís IX nasceu no dia 25 de abril de 1215, no castelo real de Poissy.

Era filho de Luís VIII e de Branca de Castela, ambos piedosos e zelosos, que o cercaram de cuidados, especialmente após a morte do primogênito. Trataram pessoalmente da sua educação e formação religiosa. Foram tão bem sucedidos que Luís IX tornou-se um dos soberanos mais benevolentes da história, um fervoroso cristão e fiel da Igreja.  


Com a morte prematura do seu pai em 1226, a rainha, sua mãe, uma mulher caridosa, de grandes dotes morais, intelectuais e espirituais, tutelou o filho, que foi coroado rei Luís IX, pois ele era muito novo para dirigir uma Corte sozinho. Tomou as rédeas do poder e manteve o filho longe de uma vida de depravação e de pecado, tão comum das cortes. Mas Luís, já nessa idade, possuía as virtudes que o levaram à santidade, a piedade e a humildade, e que o fizeram o modelo de rei católico cristão.  

No período de sua adolescência, enquanto sua mãe governava, foi educado e conduzido na Fé cristã e na arte de governar por São Tomás de Aquino. O santo doutor da Igreja conduziu com perfeição o processo de educação daquele que viria a ser o rei de toda a França.  


Em 1235, casou-se com Margarida de Provença, uma jovem princesa, que, assim como ele, cultivava grandes virtudes. O marido reinou com justiça e solidariedade. Possuía um elevado senso de piedade, incomum aos nobres e poderosos de sua época. Tinha coração e espírito sempre voltados para as coisas de Deus, lia com frequência a Sagrada Escritura e as obras dos Santos Padres e aconselhava-as a todos os seus nobres da Corte.  

Com o auxilio da rainha, fundou igrejas, conventos, hospitais, abrigos para os pobres, órfãos, velhos e doentes. O casal real teve dez filhos, todos educados como eles e por eles. E o resultado dessa firme educação cristão foram reis e rainhas de muitas cortes, que governaram com sabedoria, prudência e caridade.  

Depois de ter adquirido de Balduíno II, imperador de Constantinopla, a coroa de espinhos de Cristo (vide aqui), que, segundo a tradição, era a mesma usada na cabeça de Jesus, ele mandou erguer uma belíssima igreja para abrigá-la numa redoma de cristal. Trata-se da belíssima Sainte-Chapelle, que pode ser visitada em Paris.  

Acometido de uma grave doença, em 1245 Luís IX quase morreu. Então, fez uma promessa: caso sobrevivesse, empreenderia uma cruzada contra os turcos muçulmanos que ocupavam a Terra Santa. Quando recuperou a saúde, em 1248, apesar das oposições da Corte, cumpriu o que havia prometido. Preparou um grande exército e, por várias vezes, comandou as cruzadas para a Terra Santa. Mas em nenhuma delas teve êxito. Primeiro, foi preso pelos muçulmanos, que o mantiveram no cativeiro durante seis anos. Depois, numa outra investida, quando se aproximava de Tunis, foi acometido pela peste e ali morreu, no dia 25 de agosto de 1270.  

Os cruzados voltaram para a França trazendo o corpo do rei Luís IX, que já tinha fama e odor de santidade. O seu túmulo tornou-se um local de intensa peregrinação, onde vários milagres foram observados.  

Assim, em 1297, o papa Bonifácio VIII proclamou a santidade da vida de Luís IX, rei da França, mantendo o culto já existente no dia de sua morte.
 


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

2 comentários:

  1. Ó glorioso protetor São Luís, pelas heroicas virtudes que em vós brilharam, entre a grandeza do trono e as aflições dos mais humildes e pesarosos; pelo santo desejo que tivestes de estabelecer para todos, o Reino de ✨Jesus Cristo✝✨, e em particular, nos lugares santificados✝ pela presença do ✨Divino Salvador✝✨; pela vossa vida tão pura e com temor pelo pecado e, por este temor, em qualquer situação não deixáveis escapar pela boca um só lamento; alcançai da parte de ✨Deus✨ uma corajosa resignação em tudo quanto de desagradável possa acontecer, para que tudo possa ser oferecido ao ✨Senhor✨, como sacrifício✝ e fonte de méritos para o Reino dos Céus. Assim seja! Amém!

    Gloria Patri, et Filio, et Spiritui sancto.
    Sicut erat in principio, et nunc, et semper
    et in saecula saeculorum, Amen!

    "Curtam" ou Compartilhem também:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=752261754915060&set=a.125480024259906.21621.100003937266126&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva São Luís. Parabéns a todos os Luís, Luiz, Luísa e Luiza pelo onomástico.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA