Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

São Donato de Arezzo, Bispo e Mártir

7 de agosto 

São Donato de Arezzo

Bispo e Mártir 

São poucas as notícias acerca da vida de São Donato. Sua história foi escrita por um bispo de Arezzo, Itália onde São Donato foi bispo. Ele é conhecido como mártir e confessor da Fé em fontes antigas.

Segundo a História, Donato era da Nicomédia e foi para Roma quando criança com sua família. Ficou órfão bem cedo e foi educado por um sacerdote cristão chamado Pymenius, seu amigo e companheiro.  


Tinha por companheiro de estudo um menino chamado Juliano que mais tarde se tornaria imperador e Apóstata, isto é, renegou a Fé. Juliano foi elevado à posição de subdiácono; Donato tornou-se leitor. São Pedro Damian escreveu em seus Sermões que "no campo do Senhor cresceram dois ramos, Donato e Juliano, crescem juntos, mas, um se tornara um cedro do Paraíso e o outro se tornara uma carvão para as chamas eternas do inferno".

Em 4 de Fevereiro 362, o imperador Julian promulgou um decreto para garantir a liberdade de religião. Este edital proclamou que todas as religiões eram iguais perante a lei (a liberdade religiosa, entendida de forma errada, leva à perda de Fé porque diz que todas as crenças são válidas, e que todos têm o "direito" de escolher em que acreditar; é uma heresia), e que o Império Romano não podia impor nenhuma religião em suas províncias. De acordo com cronistas cristãos, ele teve como objetivo a restauração do Paganismo rejeitando o Cristianismo. Depois do édito da liberdade religiosa, Juliano interditou aos cristão o ensino nas escolas, a posse em cargos públicos e na carreira militar, e, no outono de 362 também a perseguição mediante violência.


Donato, então, fugiu para Arezzo, onde trabalhou com um monge chamado Hilarian (ou Hilarino) para pregar a Fé Cristã, bem como realizar penitências e orações.

Donato foi ordenado diácono e depois sacerdote, por São Sátiro de Arezzo, bispo daquela cidade, e continuou a pregar na cidade e nas regiões vizinhas. Com a morte do bispo Sátiro, Donato foi nomeado bispo pelo Papa Júlio I.  


A perseguição contra os cristãos continuava fazendo muitas vitimas. O prefeito de Arezzo, Quadraziano, mandou prender tanto o bispo Donato quanto o monge Santo Hilarian, o qual foi morto junto com San Donato. A Igreja comemora o traslado de suas relíquias no dia 16 de julho.

O Bispo Donato morreu decapitado no dia 07 de agosto de 362 d.C., em Arezzo.


MILAGRES ATRIBUÍDOS A SÃO DONATO

A história conta alguns milagres atribuídos a São Donato

- Trouxe de volta à vida uma mulher chamada Euphrosina (Eufrosina);
- Curou a cegueira de uma mulher chamada Syriana;
- Expulsou um demônio que vivia atormentando Astérius, o filho do prefeito de Arezzo.
- Mas o milagre mais conhecido foi com a Eucaristia:

Conta-se que durante a celebração de uma Missa, no momento da distribuição da Comunhão com as duas espécies, alguns pagãos entraram na Igreja e quebraram o cálice de vidro que estava sendo usado. São Donato, depois de intensa oração, juntou todos os fragmentos e os uniu. Faltou uma peça do fundo do cálice; no entanto, milagrosamente, não derramou nada do conteúdo do cálice. Perplexo, setenta e nove pagãos converteram-se ao Cristianismo.
 

Fontes: 
http://www.paroquiasaodonato.com.br/artigo?codigo=69
http://www.santiebeati.it/dettaglio/33900.  
https://it.wikipedia.org/wiki/Donato_d%27Arezzo.


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores